sábado, 28 de janeiro de 2012

Quantidade de veículos com placas clonadas preocupa autoridades

Fotos: Ronaldo Modesto
Delegado Antonio Miranda Neto

Gerente Jales Pereira dos Santos

Despachante Ivanildo de Jesus dos Santos


O grande índice de denúncias relativas à clonagem de placa de veículos vem preocupando as autoridades policiais e de fiscalização de trânsito em Parauapebas. O pátio local da 20ª Sucursal de Polícia Civil se encontra lotado de veículos, entre carros e motos, apreendidos por estarem com placas adulteradas.

Procurado pela reportagem nesta sexta-feira (27), o delegado Antonio Miranda Neto, diretor da 20ª Sucursal de Polícia Civil no município, revelou que só no ano passado a delegacia local apreendeu, entre motos e automóveis, mais de 20 veículos com as placas clonadas de outros carros.

“Infelizmente, as regiões sul e sudeste do Pará são muito atrativas para este tipo de ilicitude”, enfatiza a autoridade policial, garantindo que muitos dos culpados por este tipo de crime estão respondendo na Justiça pelo crime que praticaram.

Antonio Miranda destaca a importância de os demais órgãos fiscalizadores como Detran, Polícia Rodoviária (estadual e federal) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) intensificarem diariamente nas rodovias e cidades blitze com o objetivo de identificar eventuais veículos com placas clonadas, checando não apenas a documentação, mas também o chassi, em caso de suspeitas.

Outra deficiência apontada pelo delegado para identificar a documentação ou veículo com suspeita de alguma adulteração é a demora da perícia na unidade local do Instituto de Criminalística Renato Chaves, que abriga o Instituto de Medicina Legal (IML), em virtude da falta de peritos fixos em Parauapebas.

Na avaliação de Jales Pereira dos Santos, gerente da agência do Detran em Parauapebas, este tipo de crime não ocorre somente no município, mas em todo o Brasil. Ele revela que o Detran tem recebido várias reclamações de donos de veículos se queixando que tiveram o carro multado em cidades onde eles nunca estiveram antes.

Jales Pereira ratifica a necessidade de haver fiscalização de veículos com mais intensidade na cidade, em operações que devam contar com agentes de todos os órgãos responsáveis pelos setores de trânsito e transporte.

O gerente da agência do Detran lembra, no entanto, que o proprietário de veículo lesado neste tipo de crime pode entrar em tempo hábil com recurso junto ao órgão para não pagar a multa sofrida pelo carro que usava ilegalmente o número de sua placa.

De acordo ainda com Jales Pereira, é necessário também que haja rigorosa fiscalização nas indústrias que têm autorização do Detran para confeccionar placas para veículos, “porque ninguém produz essas placas clonadas no quintal de casa”, observa.

À reportagem, o produtor de autoplacas Ivanildo de Jesus dos Santos, conhecido por “Neguinho”, conta que já foi abordado algumas vezes por pessoas querendo produzir placas, sem a competente apresentação do documento do veículo, mas ele garante que não atendeu ao suposto cliente.

“Neguinho” explica que a obrigação dele, na hora de fazer uma placa, é pedir a documentação do veículo, tirar uma cópia e arquivar para eventual fiscalização pelos órgãos competentes. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: