sábado, 21 de janeiro de 2012

Greve: Bombeiros e PMs de Parauapebas paralisaram parcialmente atividades

Fotos: Ronaldo Modesto



Os comandos das unidades do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em Parauapebas garantem que as duas corporações não aderiram em 100% ao movimento grevista das categorias iniciado em Belém.

Em declarações prestadas nesta sexta-feira (20) à reportagem do CT, o major Luís Cláudio Farias, comandante do Corpo de Bombeiros, informou que até a última quinta-feira (19) a guarnição se encontrava de sobreaviso, dependendo de Belém para saber se a corporação local do Corpo de Bombeiros aderia ou não à greve.

Segundo revelou o comandante, na noite de anteontem (19) ele foi informado que em Belém parte do movimento grevista aceitara uma contraproposta do Governo do Estado, e por isso os bombeiros descartaram a possibilidade de paralisar as atividades da corporação em Parauapebas.

“Dentro das propostas apresentadas pelo governo aos militares, ficou acertado que os policiais (Bombeiros e PMs) lotados no interior do estado vão ter assegurada no contracheque a gratificação de 50% do soldo (salário) base dos policiais, entre outras vantagens conquistadas, mesmo que depois de 10 anos no interior retorne para a capital”, explica major Luís Cláudio, adicionando que antes desta conquista quem retornava do interior para Belém perdia a gratificação.

Por sua vez, o major Sérgio Pastana, subcomandante do 23º BPM em Parauapebas, assegura que o quartel não chegou a paralisar em 100% as atividades da Polícia Militar em Parauapebas, mas apenas alguns casos isolados.

O subcomandante acrescenta que na tarde de quinta-feira (19) alguns policiais se deslocaram até o quartel para se informar com advogado da associação da categoria sobre o movimento grevista que estava ocorrendo em Belém e em outros municípios do estado.

“Ontem mesmo (quinta-feira) à noite, fomos informados que a proposta feita pelo governo tinha sido aceita pela maioria do comando grevista em Belém. Então, repassamos a informação à tropa e ordenamos para todos estarem a postos no quartel nesta sexta-feira (20)”, frisa o major Sérgio Pastana.

Embora o subcomandante local da PM assegure que não houve paralisação dos policiais militares em Parauapebas, a reportagem verificou que várias viaturas, entre automóveis, caminhonetes e motos, se encontravam estacionadas nas garagens do quartel na quinta e sexta-feira.

Outra informação chegada até a reportagem dava conta que os policiais que chegaram a sair às ruas da cidade desligaram seus radioamadores e não atenderam a nenhuma ocorrência. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Um comentário:

JORNAL FOLHA DO PARÁ disse...

Amigo Wladyr Silva, sou James Paraguassu diretor geral do Jornal Folha do Pará em Marabá.quero parabeniza-lo pelo seu trabalho e pedir que inclua o nosso JORNAL na relação juntos aos demais ai divulgados, também nosso site: www.jornalfolhadopara.com
desde ja agradeço. Estamos a disposição.
\james Paraguassu
contato: (94) 9157-2900