sábado, 28 de janeiro de 2012

Convênio viabiliza instalação de campus universitário em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva



Foi assinado na manhã desta sexta-feira (27), no auditório da prefeitura, um convênio celebrado entre a Prefeitura de Parauapebas, Universidade Federal do Pará (UFPA) e a mineradora Vale, para instalação do Campus Universitário da UFPA em Parauapebas.

De acordo com o prefeito Darci José Lermen (PT), o reitor da UFPA Carlos Edilson de Almeida Maneschy e o diretor da Vale em Carajás, Antônio Padovezi, que subscreveram o convênio, a implantação da nova unidade federal de ensino superior proporcionará o desenvolvimento não só do município de Parauapebas, mas, também, da região, com a diversificação da formação de profissionais e a melhoria de qualidade de vida social.

Além de auxiliar a prefeitura na elaboração do Projeto Executivo do Campus, a universidade interligará a unidade em Parauapebas à rede federal de ensino superior, possibilitando a oferta de cursos de graduação à população local e das cidades vizinhas.

Outra observação passada na solenidade de assinatura do convênio é que com a instalação do campus amplia-se a possibilidade de mão de obra qualificada em uma região estratégica para a Vale, onde a empresa concentra grande parte de sua operação e projetos.

CONTRAPARTIDA
No convênio, a prefeitura se compromete em repassar à UFPA as instalações do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), ceder área mínina de 30 mil metros quadrados para implantação do Campus Universitário, elaborar o Projeto Executivo do Campus Universitário, coordenar e executar as obras e comprar os equipamentos e mobiliário para a unidade universitária.

Cabe à Universidade Federal do Pará apoiar a prefeitura na elaboração do Projeto Executivo do Campus Universitário, integrar e interligar o campus à rede federal de ensino superior, celebrar escritura de doação do imóvel onde estará instalada a unidade da UFPA e receber e integrar ao seu patrimônio os bens móveis e imóveis, equipamentos e mobiliários do Campus Universitário.

Já a mineradora Vale fica responsável em aportar recursos na ordem de R$ 20 milhões para a construção do campus em Parauapebas e a acompanhar a execução das obras de construção da unidade de ensino superior.

Além dos consignatários que assinaram o convênio para instalação do Campus Universitário da UFPA em Parauapebas, a mesa que coordenou a solenidade foi composta, também, pelo vice-prefeito Afonso Araújo; secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto; vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Wolner Wagner; e por representantes da classe estudantil.

Ao usar a palavra, os componentes da mesa destacaram a importância da implantação do Campus Universitário da UFPA em Parauapebas, lembrando a força estudantil, que vem lutando pela instalação de instituições federais de ensino para disponibilizar cursos superiores à comunidade do município e região.

Segundo informou o reitor da UFPA, Carlos Edilson Maneschy, as obras de construção do campus serão iniciadas tão logo o processo licitatório para contratação da empresa construtora seja concluído em todas as suas etapas.

Os novos cursos a serem ministrados pelo campus, pelo menos no primeiro momento, vão ser nas áreas de mineração, meio ambiente e engenharia civil, para então chegar a outros cursos, de acordo com a demanda.

A solenidade foi abrilhantada pela participação de uma orquestra musical oriunda da cidade de São Geraldo do Araguaia, que executou o Hino Nacional e outras canções.

No final da solenidade, o prefeito Darci Lermen, reitor Carlos Maneschy e o diretor Antônio Padovezi concederam entrevista coletiva à imprensa que cobria o evento, detalhando itens sobre o convênio celebrado entre as três instituições.

Nenhum comentário: