domingo, 29 de janeiro de 2012

Afinal, qual é o Dia do Jornalista?

Dia 29 de janeiro e dia 7 de abril, vários colegas se parabenizavam pelo dia do jornalista. Afinal, que dia é o nosso dia? Bem, considerando o desemprego e os baixos salários, poderíamos até ter mais motivos para comemorar, mas datas não faltam. Veja isso:

24 de janeiro
MUNDO – Dia de São Francisco de Sales, padroeiro da nossa profissão. Alguns calendários também chamam esta data como Dia do Jornalista Católico.

29 de janeiro
BRASIL – Este é o Dia do Jornalista mais popular e presente na maioria dos calendários. Há muitas versões, mas também muitas controvérsias, por isso não há uma boa explicação para essa data. Se souber de alguma, comente e nos conte.

16 de fevereiro
BRASIL – Dia do Repórter. Ao contrário do que o senso comum, repórter não é sinônimo de jornalista. A função de repórter é apenas mais uma das mais de dez que todos os jornalistas podem exercer.

28 de março
BRASIL – Dia do Revisor e do Diagramador.

7 de abril
BRASIL – Não é o mais popular, mas é o dia oficial. Foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, médico e jornalista, que morreu assassinado por inimigos políticos em São Paulo no dia 22 de novembro de 1830. O movimento popular gerado por sua morte levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831. Um século depois, em 1931, em homenagem a esse acontecimento, o dia 7 de abril foi instituído como o “Dia do Jornalista”.

3 de maio
MUNDO – Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, decretado pela ONU em 1993.

5 de maio
BRASIL – Dia Nacional das Comunicações.

Dia da Ascenção de Jesus
MUNDO – Nesta data a Igreja Católica celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A data varia de acordo com o calendário litúrgico e é sempre 40 dias após a Páscoa do Senhor.

1º de junho
BRASIL – Dia da Imprensa. Lembra a data de início de publicação, em 1808, do Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro, apesar de impresso em Londres.

2 de setembro
BRASIL – Dia do Repórter-Fotográfico.

8 de setembro
MUNDO – Dia Internacional do Jornalista. Neste dia, em 1943, faleceu Julius Fučík, jornalista tcheco que foi preso, torturado e executado por nazistas. Julius era membro do Partido Comunista da Tchecoslováquia.

10 de setembro
BRASIL – Já comemoraram o Dia da Imprensa nesta data, por causa da fundação, em 1808, da Gazeta da Imprensa, primeiro jornal impresso no Brasil. Quando descobriram que o Correio Braziliense começou primeiro, trocaram a data para o dia 1º de junho.

Um comentário:

Regina Porto disse...

O dia 29 de janeiro, um dos dias do jornalista, o mais popular aliás, conforme vc falou é o dia de aniversário de nascimento do Barão de Itararé.

Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly (Rio Grande, 29 de janeiro de 1895 — Rio de Janeiro, 27 de novembro de 1971), também conhecido por Apporelly e pelo falso título de nobreza de Barão de Itararé, foi um jornalista, escritor e pioneiro no humorismo político brasileiro