domingo, 15 de janeiro de 2012

De onde vem o termo etc. e quando usá-lo?

O termo é a abreviatura de et cetera com origem no latim. Seu significado é “e as demais coisas” ou “e outras coisas”. O termo deve ser sempre precedido por um ponto final, já que se trata de uma abreviatura.

Seu uso é necessário no final de uma série de enumerações, no lugar dos demais elementos, indicando que existem outros elementos compondo a enumeração, mas que não precisam ser expostos.

Exemplo: o gerente pediu que a assistente comprasse para a próxima reunião papel, cadernos, canetas, pastas etc.

Neste caso, o etc. indica que o gerente pediu que a assistente comprasse o restante do material de escritório necessário para uma reunião. Seu sentido etimológico não permite que o termo seja empregado para fazer menção a pessoas. Por isso, em referências bibliográficas, quando um livro tem mais de um autor, usa-se, por exemplo, Humberto Eco et alii. O significado desse novo termo, et alii., é “e outros”, utilizado para indicar as demais pessoas.

Usa-se vírgula antes de etc?
Essa é uma dúvida que coloca pensadores da língua em choque. No entanto, a explicação oficial é que, como se trata de uma abreviatura de et cetera e o et no latim equivale à conjunção "e", a vírgula não é necessária. (Alexia Galvão)

Nenhum comentário: