sábado, 23 de outubro de 2010

IBGE anuncia resultado oficial do Censo 2010 dia 3 de novembro


Francy Mara Magalhães

O presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eduardo Pereira Nunes, deve anunciar oficialmente o resultado do Censo 2010 no próximo dia 3 de novembro em rede nacional de televisão. A revelação foi feita nesta sexta-feira (22) à reportagem da Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas pela coordenadora de subárea do IBGE nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, Francy Mara Cabral de Magalhães.

Quando autorizou o início da busca de informações de dados aos recenseadores junto às residências de todo o país, em agosto deste ano, o presidente do IBGE previu que anunciaria oficialmente o resultado do censo no dia 27 de novembro, mas Francy Mara garante que o comunicado de Eduardo Nunes foi antecipado para o próximo dia 3 de novembro.

DIFICULDADES
De acordo com a coordenadora, os serviços de recenseamento em Parauapebas estão na fase final de transmissão dos dados coletados junto à população. Segundo Francy Mara, o prazo para colocar os dados no portal do IGBE encerra na próxima terça-feira (26).

Indagada sobre eventual dificuldade encontrada pelos recenseadores nas visitas feitas nos domicílios da região, a coordenadora da subárea do IBGE respondeu que em Parauapebas a equipe vem encontrando dificuldade para coletar os dados de várias famílias residentes apenas no Bairro Beira Rio II, principalmente em condomínios fechados.

“Por causa desta dificuldade, a gente pede para que os moradores abram suas casas ou apartamentos para nossos recenseadores coletar os dados”, apela Francy Mara, garantindo que as pessoas contratadas para este serviço se apresentam devidamente uniformizadas com colete, boné, crachá do IBGE com fotografia e PDA (aparelho de mão para inserir as coletas). As informações que faltam ser coletadas, segundo a funcionária, são muito importante para o município, estado e país.

Ela sugere que se houver alguma dúvida quanto à idoneidade da pessoa que bate à porta do morador, ele pode ligar para a sede do IBGE em Parauapebas pelo fone 3346-8540 e passar o número da matrícula do recenseador para eventual consulta sobre o visitante.

A funcionária do órgão atenta para o fato de que o censo vai levantar informações importantes sobre a quantidade da população do país, migração, educação, fecundidade, mortalidade, religião, cor, trabalho, rendimento, característica de domicílio, entre outros dados.

ATUALIZAÇÃO
Até esta sexta-feira (22), o IBGE já tinha contado no município de Parauapebas 145.192 habitantes (95%), para uma população estimada pelo órgão em 152.777 pessoas. Com relação à contagem de domicílios ocupados, 40.433 (87%) já tinham sido visitados pelos recenseadores, para uma média estimada de 46.296 domicílios. Parauapebas apresenta média de 3,59 moradores por domicílio.

No Estado do Pará, até ontem (22), os visitantes do IBGE já tinham contado 7.303.123 habitantes (98%), 1.792.594 (79%) domicílios ocupados e encerrada a coleta de dados em 75 municípios. A média de moradores por domicílios é 4,07 no Pará.

Em todo o país, o IBGE já contabilizou até esta sexta-feira (22) 182.446.386 habitantes (95%), contou 54.772.167 (94%) domicílios ocupados e encerrou a coleta em 108 (2%) municípios, para um total de 5.565 cidades. A média de moradores por domicílios no Brasil é 3,33 habitantes. (Waldyr Silva, publicada no Jornal Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: