sábado, 2 de outubro de 2010

Faisal denuncia distribuição de combustível para eleitores

Waldyr Silva

Faisal (camisa azul) conversa com serventuário da justiça

Ronaldo Modesto

Filas de carros no posto...

Ronaldo Modesto

...recebendo combustível

O candidato a deputado estadual Faisal Salmen (PSDB), atual vereador de Parauapebas, denunciou verbalmente na tarde desta sexta-feira (01) no Cartório Eleitoral a distribuição indiscriminada de combustível a eleitores e cabos eleitorais pelo também candidato a deputado estadual Milton Zimmer Schneider (PT).

Procurado pela reportagem, Faisal Salmen confirmou a denúncia, lamentando que anteriormente tenha alertado ao Ministério Público sobre esta possibilidade de crime eleitoral, mas a autoridade não havia tomado nenhuma providência quanto a denúncia, uma vez que, segundo Faisal, a distribuição de combustível continuava sendo feita num posto da cidade, com filas enormes de motos, automóveis e caminhões.

Segundo ainda Faisal, a distribuição de combustível configura como crime eleitoral, como também compra de votos. Ele disse esperar que a justiça eleitoral ponha fim ao que ele considera como “abuso econômico nas eleições de Parauapebas”.

Ainda no Cartório Eleitoral, após meia hora de espera, o candidato Faisal Salmen se indignou com uma servidora pública da repartição. “O juiz autorizou a suspensão da distribuição de combustível, mas a pessoa responsável pela emissão do documento está ao telefone e não faz a ordem”, lamentou.

A reportagem esteve no posto de combustível para conferir a denúncia e registrou filas imensas de veículos abastecendo com requisição, sendo 15 litros para veículos e 10 para motos. Havia gente recebendo gasolina até em vasilhames pet de refrigerante.

No comitê central do candidato Milton Schneider, na Rua F, bairro União, ele não foi encontrado para se defender das acusações de Faisal Salmen. Quem também não foi encontrado para falar sobre o assunto foi o promotor eleitoral.

No final da tarde, a justiça eleitoral chegou ao posto de combustível com ordem do juiz e mandou suspender a distribuição de gasolina. Um frentista, não identificado pela reportagem, teria sido preso por desobedecer à ordem judicial.

RETIRADA DE PROPAGANDA
Paralelamente à ação no posto de combustível, o juiz Everaldo Pantoja mandou uma equipe de servidores do Cartório Eleitoral recolher, pela segunda vez este mês, todo material de propaganda exposto nas principais ruas de Parauapebas, especialmente ao longo da rodovia PA-275, de candidatos que insistiam em descumprir alei.

O material recolhido foi depositado em área do Cartório Eleitoral. O juiz Everaldo Pantoja foi procurado pela reportagem, mas não foi possível falar sobre assunto, sob a alegação de que estaria sem tempo para tal. Matéria veiculada na edição deste sábado (2) no Jornal Correio do Tocantins

Nenhum comentário: