segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Velório de delegado marcado por muita comoção em Parauapebas

Fotos: Ronaldo Modesto e Waldyr Silva

Ronaldo Lopes


Joel Bispo, o "Índio"

Delegado André Albuquerque

Movimentação em frente à funerária
A polícia divulgou à imprensa por volta de meia-noite de domingo para segunda-feira (4) as fotografias dos dois suspeitos de terem liquidado com dois tiros o delegado André Luís Nunes Albuquerque, por volta das 20h30 do último domingo (3), num bairro da periferia de Parauapebas, às margens da VS 10, saída para Canaã dos Carajás.
Depois de executar a autoridade policial, a dupla se evadiu do local para rumo ignorado, mas a polícia garante que não vai demorar muito para colocar os acusados atrás das grades. Grupo de missões especiais da Polícia Militar já está na região à procura dos dois acusados.
Os acusados são Joel Bispo dos Santos, conhecido por “Índio”, que no próximo dia 12 completa 30 anos de idade, natural de Conceição do Araguaia e residente na Rua Ângela Diniz nº 111, Bairro da Paz, Parauapebas; e Ronaldo Rodrigues Lopes, 21 anos, natural de Redenção e residente na Rua 24 de Março nº 231, Bairro da Paz, Parauapebas.
De acordo com a polícia, Joel Bispo, o “Índio”, responde por roubo qualificado, tendo sido preso em flagrante delito 01/06/2009 por roubo qualificado juntamente com os comparsas Ronaldo Rodrigues Lopes e Cláudio Gomes da Silva; entre outros crimes praticados na região. Segundo a polícia, foi Índio quem disparou os dois tiros contra o delegado.
Já Ronaldo Lopes foi preso em flagrante delito no dia 01/06/2009, acusado de praticar roubo juntamente com Cláudio Gomes da Silva e Joel Bispo dos Santos, o “Índio”.
Segundo apurou a reportagem, delegado André Albuquerque teria recebido um telefonema dando conta sobre a localização de um grupo que estaria traficando drogas no Bairro Bela Vista. Em companhia de dois investigadores, o delegado seguiu para averiguar a denúncia, quando então foi surpreendido com os dois disparos fatais. Os dois investigadores ainda saíram em perseguição dos dois acusados, mas retornaram para atender o delegado, que se encontrava ao chão agonizando. Levado ao hospital municipal, André não resistiu aos balaços e veio a falecer.
Delegado André era uma temível autoridade que combatia o tráfico de drogas em Parauapebas, tendo desmanchado várias quadrilhas organizadas no município. Por esse motivo, era considerado persona non grata por alguns bandidos. André era casado e tinha dois filhos, um de 15 anos de idade e outro de sete.
MOVIMENTAÇÃO
Depois que a notícia do homicídio do delegado se espalhou pela cidade, foi grande a movimentação de pessoas curiosas na frente da funerária, no Bairro Cidade Nova, para onde o corpo da vítima foi levado, no intuito de saber informações sobre o brutal homicídio, que abalou boa parte da população.
Na funerária, inicialmente se cogitou que o corpo de André Albuquerque seria encaminhado para Marabá, onde se submeteria a exame de necropsia. Já perto de meia-noite, foi decidido que viria de Marabá perito do IML para fazer a necropsia na própria funerária.
COMOÇÃO NA CÂMARA
Por volta das 10 horas da manhã desta segunda-feira (4), o corpo do delegado foi remanejado para o auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, onde recebeu a visita de amigos de polícia, de advocacia, do Judiciário, do Ministério Público e de pessoas comuns, que foram dar o último adeus a André Albuquerque, num momento de muita comoção.
No salão da Câmara, com a presença de familiares da vítima, foram as últimas homenagens a André Albuquerque por amigos da Polícia Civil e também pelo pastor Domires Reis.
Por volta das 14 horas, o corpo do delegado de polícia deixou o salão do Poder Legislativo de Parauapebas e foi transladado de avião para a cidade Fortaleza (CE), onde está sendo velado e ficou de ser sepultado por familiares nesta terça-feira (5).

Nenhum comentário: