quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Tensão na Câmara Municipal de Canaã

A situação de insegurança nas sessões legislativas da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, a 65 quilômetros de Parauapebas, vem deixando preocupados os próprios vereadores e a Polícia Militar.
O motivo de tanta preocupação é a apreciação pelo plenário daquele Poder Legislativo municipal das contas do ex-prefeito Anuar Alves da Silva, exercício 2002, reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.
A apreciação das contas entrou na pauta de votação na sessão ordinária de quinta-feira (6) pelo presidente da Mesa Diretora, Zito Augusto Correia (PT), mas as contas não chegaram a ser analisadas pelos vereadores, pois estes precisavam ouvir o ex-prefeito Anuar Alves, porém este não foi localizado.
Na sessão do dia 6 foi verificado também que o então relator da comissão de análise de contas, Otaviano de Fátima do Nascimento (PP), exercia o cargo como suplente de vereador, e por isto, de acordo com o regimento interno da Casa, não poderia assumir a função de relator. Foi então substituído pelo vereador José Correia Sales (PP), conhecido popularmente por “Zé Pequeno”.
Blecaute
Na sessão desta quinta-feira (13), com o auditório superlotado de populares, quando se acreditava que as contas do ex-prefeito seriam finalmente analisadas e votadas pelos vereadores, tão logo os trabalhos legislativos foram abertos houve um blecaute na cidade, iniciando às 16 horas e normalizando somente por volta das 18h10.
Por esse motivo, o presidente da Câmara Municipal adiou a sessão para as 8 horas da manhã desta sexta-feira (14), quando as contas devem ser apreciadas.
Antes do início da sessão, a Polícia Militar foi chamada para acalmar os ânimos dos populares que lotavam o auditório da Câmara Municipal de Canaã e dar segurança aos parlamentares.
Segundo informou um funcionário da Rede Celpa, há fortes indícios de que o blecaute tenha sido motivado por ato de vandalismo na rede de alta tensão que leva energia elétrica para Canaã dos Carajás.
Na tentativa de identificar a causa da falta de energia, a concessionária localizou a destruição de um isolador num poste da rede a 4 km fora da cidade.
Premeditado
Cerca de 10 minutos antes de iniciar a sessão, o vereador Zito Augusto recebeu telefonema de uma pessoa que não quis se identificar avisando que haveria o blecaute.
Prevendo um novo corte de energia na reunião desta sexta-feira, o presidente da Casa de Leis garantiu que haverá som e iluminação de reserva para a sessão.

Um comentário:

Anônimo disse...

camaraca...
pesquisei na net sobre o regimento interno da camara dos vereadores e nada consta. gostaria de ficar por dentro desse regimento. sou universitario e trabalho nesse municipio.
paragil@yahoo.com.br