sábado, 15 de setembro de 2007

Pastoral da Criança atende mais de 400 famílias carentes

Momento lúdico de mães acompanhadas de filhos

Com apoio da Paróquia São Sebastião, Padre Robertinho, que atualmente mora na Itália; Prefeitura de Parauapebas e de pessoas amigas e voluntárias, a Pastoral da Criança, localizada no bairro Liberdade, atende hoje 440 famílias carentes previamente cadastradas e residentes naquele bairro, principalmente crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 6 anos, e gestantes. A revelação é da coordenadora da instituição, Maria Selma Vieira da Silva.
Segundo a coordenadora, o trabalho de visita e atendimento às famílias é feito mensalmente por 11 líderes voluntários que prestam serviços gratuitamente para a entidade filantrópica.
Ela explica que após as visitas dos agentes as mães de famílias levam os filhos uma vez por mês à entidade para aferição de peso e outras medidas de prevenção de doença, onde participam de palestras, brincadeiras e consomem merendas.
Caso a criança não tenha aumentado de peso, ela receberá cuidados mais especiais, com complemento alimentar ou, dependendo do caso, será encaminhada para um médico.
De acordo com Maria Selma, os complementos alimentares e remédios caseiros são multimistura, xarope de cupim, anti-helmíntico (contra verme), entre outros, a exemplo da congênere Pastoral da Saúde, que fica no bairro Guanabara e conta com outros itens.
Esses produtos, manufaturados pela comunidade com acompanhamento de bioquímico, são doados para famílias comprovadamente carentes e vendidos por preço simbólico para quem pode comprar.
“Sinto-me muito gratificada quando vejo uma criança que era desnutrida sorrindo, brincando com as outras e com muita saúde, imagine a mãe dela”, revela Maria Selma, que se encontra no segundo mandato de coordenadora da Pastoral da Criança em Parauapebas.

Nenhum comentário: