terça-feira, 18 de setembro de 2007

Dia Nacional da Pessoa Surda

A Associação de Surdos de Parauapebas começa a se preparar para o Dia Nacional da Pessoa Surda, a ocorrer no próximo dia 26, com apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na comemoração, cerca de 60 associados vão assistir a uma palestra sobre sexualidade e métodos contraceptivos, no espaço vip da churrascaria Serve Bem, oferecida por enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Inclusão
No Brasil, com a aprovação da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, pela Procuradoria Geral do Trabalho, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) passou a ser a segunda língua oficial do país. Ela serve como mecanismo de comunicação, bem como estratégia de inclusão social e educacional da pessoa surda à comunidade.
O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de educação especial, de fonoaudiologia e de magistérios, em seus níveis médios e superiores, o ensino de Libras, como parte integrante dos parâmetros curriculares nacionais.
Geografia dos surdos
Segundo cálculos da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial apresenta algum problema de dificuldade auditiva, o que corresponde a mais ou menos 650 milhões de pessoas.
No Brasil, de acordo com o Censo 2000 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas que apresentavam algum grau de deficiência auditiva era 5,7 milhões, 166.400 dos quais se declararam totalmente surdos (86.400 homens e 80 mil mulheres). Além disso, cerca de 900 mil pessoas declararam ter grande dificuldade permanente de ouvir.
No Pará, à mesma época, havia 191 mil pessoas com problemas auditivos, enquanto que em Parauapebas 2,5 mil se encontravam nessas mesmas condições.
Mais informações sobre o Dia da Pessoa Surda com Márcia Guedes, coordenadora do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Pedagógico (Napp), pelos fones (94) 3346-8234/8235/7557/2018, ramal 218.

Nenhum comentário: