quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Começa pagamento do Pis para trabalhadores nascidos em novembro

Teve início nesta quarta-feira (19), em todo o país, o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (Pis) para os trabalhadores nascidos no mês de novembro. O calendário 2006 teve início em julho e terminará em junho de 2008.
Destinado a complementar a remuneração de trabalhadores de baixa renda, o abono salarial tem o valor de um salário mínimo e deve ser sacado nas agências da Caixa Econômica Federal.
Para receber o abono, o trabalhador precisa estar inscrito no Pis há pelo menos cinco anos (até 2002); ter trabalhado com carteira profissional assinada durante pelo menos 30 dias no ano-base (2006) por empregadores cadastrados no CNPJ; e ter recebido neste período, em média, até dois salários-mínimos.
Os beneficiários são identificados pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais), declarada anualmente pelas empresas, e os recursos são do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Fat).
Para fazer o saque, é preciso estar com a Carteira de Identidade e comprovante de inscrição no Pis. Os trabalhadores com cadastro no Pis que têm o Cartão do Cidadão e senha cadastrada junto à Caixa também poderão fazer a retirada do benefício nos terminais eletrônicos do banco, nas casas lotéricas e postos do Caixa Aqui.
Desde o início do calendário ano-base 2006 até o final de agosto, 6,91 milhões de trabalhadores já sacaram o abono salarial do Pis e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), no valor total de R$ 2,5 bilhões. Em todo o país, 13,9 milhões de brasileiros têm direito ao benefício neste calendário. (Agência Brasil)

Nenhum comentário: