terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Revista 'Em Discussão!' traz debate sobre ampliação da banda larga

Brasília - Começou a circular nesta terça-feira (15) o sexto número da revista “Em Discussão!”, que mostra o quadro atual da internet rápida no Brasil e os debates sobre sua ampliação. São 78 páginas sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), lançado pelo governo federal, o modelo atual, as novas tecnologias de informação e as propostas do setor privado.

Esses temas foram debatidos em audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, que foi a base para a produção da revista. “Em Discussão!” explica a disputa entre as várias visões sobre o papel do estado na popularização e melhoria da Internet em banda larga.

Enquanto o PNBL prevê o retorno da ação de uma estatal – a Telebrás –, as teles defendem apenas alguns ajustes estratégicos para ampliar a massificação da banda larga. Já as pequenas empresas, desejosas de ampliar sua participação no processo, sugerem ações fiscais – como a ampliação dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e uma melhor regulação de preços.

As matérias da revista reproduzem todas as discussões ocorridas na audiência, além de agregar outras informações sobre o tema, que é preocupação de praticamente todos os países. É possível conhecer, por exemplo, os programas de expansão da banda larga em várias nações, detalhes da legislação e os custos da internet rápida. Dezenas de fotografias e infográficos ajudam a entender o assunto.

Projeto da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) e editada pelo Jornal do Senado, a revista pode também ser vista na internet, no endereço www.senado.gov.br/emdiscussao. Exemplares podem ser obtidos pelo e-mail jornal@senado.gov.br. A edição atual será disponibilizada na página nesta terça-feira. (Fonte: Agência Senado)

Nenhum comentário: