sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Horário de verão encerra a 0 hora deste domingo

Relógios devem ser atrasados em uma hora

O horário de verão 2010/2011 termina a zero hora deste domingo (20). Com isso, às 24 horas do sábado (19) os relógios devem ser atrasados em uma hora.

A medida, que começou no dia 17 de outubro do ano passado, abrangeu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

Os estados das regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, devido à proximidade da linha do equador, o que faz com que a duração dos dias nesses estados não apresente alterações significativas ao longo do ano, e o horário de verão teria efeito praticamente nulo.

No total, essa edição conta com 126 dias de duração, a mesma do ano passado. Desde 2008, através do Decreto 6.558, do Ministério de Minas e Energia, foram fixadas datas para seu início e término: ficou definido que todos os anos a medida entrará em vigor sempre a zero hora do terceiro domingo de outubro e se estenderá ao terceiro domingo de fevereiro.

No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento ocorrerá no domingo seguinte.

Nenhum comentário: