sábado, 19 de fevereiro de 2011

Criada federação emancipalista de municípios no Pará

Waldyr Silva

Miguel Costa

Embora já viesse articulando junto a administradores e moradores de vilas e distritos paraenses em órgãos oficiais do estado, foi oficialmente criada no último dia 1º de fevereiro a Federação Emancipalista do Estado do Pará (Faepará), com sede em Belém.

A recém-criada entidade tem como presidente para mandato de três anos Miguel Alves Costa, que reside em Marabá. Segundo ele, a Faepará tem como função trabalhar no sentido de convencer autoridades do Pará a emancipar vilas e distritos que estejam interessadas e se enquadrem nas exigências para se transformar em municípios.

Em declarações prestadas à reportagem do jornal Correio do Tocantins na última quinta-feira (17), Miguel Costa explicou que atualmente existem 348 distritos reivindicando emancipação político-administrativa. Destes, 52 estão com documentação protocolada na Assembleia Legislativa do Estado, aguardando votação em plenário e nas comissões, enquanto outros distritos e vilas dependem ainda de informações oficiais do IBGE.

De acordo com o presidente da Faepará, a lei que dispõe sobre emancipação de municípios paraenses, sancionada pela então governadora Ana Júlia Carepa em 14 de dezembro do ano passado, prevê que para requerer a condição de município o distrito pleiteante deve possuir mais de 2 mil eleitores, mais de 5 mil habitantes e até 400 residências.

Só no município de Marabá reivindicam se transformar em município os distritos de Paraguatins, Capistrano de Abreu, Santa Fé, Cruzeiro do Sul e Brejo do Meio. Querem também se emancipar as vilas de Bela Vista do Pará (Itinga do Pará), Cajazeiras (Itupiranga), Novo Paraíso (São Geraldo do Araguaia) e São José e Rio Vermelho (Xinguara).

Outros distritos que se movimentam para desmembrar-se de seus municípios-mãe no Estado do Pará são Lindoeste, Sudoeste, Ladeira Vermelha, Casa de Tábua, Taboca, Nova Canadá, Castelo de Sonho, Morais de Almeida, Região de Viseu, Fernandes Melo, Mosqueiro, Americano, entre outros.

2 comentários:

AMERICANO PARÁ disse...

Um movimento histórico no Estado do Pará,essa Federação será a ponte para o desenvolvimento do interior paraense.Sugiro um protesto pacífico no centro de Belém,"infelizmente os legislativos em sua maioria só se movem se haver protestos".

AMERICANO PARÁ disse...

Parabéns,vamos emancipar nossas Vilas e Distritos,não viveremos mais de mesadas de sede-Mãe.Isso é fazer justiça.