terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Conselho de contabilistas instala delegacia em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva
Regina Vilanova e Lucilene Baía

Lucilene Baía
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará (CRC-PA), Regina Célia Nascimento Vilanova, instalou em Parauapebas na noite da última sexta-feira (18) a décima delegacia do órgão no estado e deu posse à contabilista Lucilene Alves Baía como delegada da repartição.

As outras delegacias estão instaladas nos municípios de Marabá, Tucuruí, Redenção, Castanhal, Altamira, Paragominas, Capanema, Itaituba e Santarém. Essas delegacias têm o papel de aproximar os profissionais de contabilidade ao CRC-PA, que tem sede em Belém.

Além da instalação da delegacia, Regina Vilanova ministrou a palestra “Desafios e oportunidades na profissão contábil: honorários profissionais x valorização da profissão”, sentiu de perto as dificuldades enfrentadas pela classe contábil e prometeu envidar esforços no sentido de melhorar o desempenho de trabalho da categoria.

À reportagem da Sucursal do CORREIO DO TOCANTINS em Parauapebas, a presidente do CRC-PA informou que responde pelo segundo mandato consecutivo de dois anos à frente do órgão representativo até 31 de dezembro deste ano.

Segundo Regina Vilanova, o Conselho vem se preocupando com o crescimento profissional dos contabilistas, promovendo palestras e treinamentos sobre a melhoria na qualidade da prestação dos serviços e retirando do mercado de trabalho os maus profissionais.

“Tomamos conhecimento que a categoria local enfrenta uma grande dificuldade com a falta de representação da Receita Federal na cidade, fato que obriga esses profissionais a se deslocarem para o município de Marabá, em busca dos serviços do órgão federal, percorrendo 330 quilômetros de ida e volta, perdendo tempo e dinheiro”, respondeu a questionamento da reportagem.

Para sanar este problema, a presidente do CRC-PA prometeu levar o pleito aos canais competentes em Belém, no sentido de que uma representação da Receita Federal seja instalada em Parauapebas, “pois nosso órgão representa cerca de 10 mil profissionais da área em todo o estado e 480 mil contabilistas em todo o país”.

Regina Vilanova destaca que a profissão de contabilidade está em franco desenvolvimento, colocando-se como a terceira no mundo, perdendo apenas para engenharia e medicina, e por isso é importante que os contabilistas estejam cada vez mais unidos.

Visitando pela primeira vez o município de Parauapebas, a presidente do CRC-PA sugere a necessidade de se transformar as riquezas da região em bem-estar social, em qualidade de vida para a população, em negócios, renda e emprego.

QUALIFICAÇÃO
A delegacia do CRC-PA vai abranger, além de Parauapebas, os municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás, e será um elo entre o Conselho e os profissionais de contabilidade desta região.

De acordo Lucilene Baía, a primeira iniciativa da repartição seria fazer um cadastro de todos os contabilistas que atuam na região, para, então, saber quem e quantos são. “Vamos também realizar cursos de aperfeiçoamento e qualificação da profissão e reativar a Associação dos Contabilistas de Parauapebas, que estava meio parada, para colaborar com o desempenho dos profissionais”, promete a nova delegada.

ASSOCIAÇÃO
Procurado pelo CT, José de Souza Silva, presidente eleito da Associação dos Contabilistas de Parauapebas, afirmou que vai organizar a classe contábil, buscar treinamentos e aperfeiçoamentos desses profissionais e unir forças em busca de benefícios por meio da entidade.

“Agora, com a instalação de uma delegacia do Conselho na cidade, vamos ter um canal de aproximação do órgão maior em Belém”, disse ele, informando que o município conta hoje com mais de 50 contabilistas.

LIBERDADE
“Costumo dizer que Parauapebas se libertou de Marabá, depois de 22 anos, apenas politicamente, mas administrativamente ainda não, porque até hoje necessitamos dos serviços de órgãos como a Receita Federal, que fica em Marabá”, defendeu o contador Custódio Rocha Azevedo.

Ele diz que a esperança da categoria, agora com a instalação de uma delegacia do CRC-PA e a reativação da associação que representa contabilistas e contadores, é que “possamos ser mais fortes e lutar para que tenhamos representações da Receita Federal, Sefa e Jucepa na cidade”. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Nenhum comentário: