quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

16 de fevereiro: Dia do Repórter



Quando Gutenberg inventou a imprensa há mais de 500 anos, por certo não imaginava o quanto revolucionaria o mundo. Com o advento dos tipos móveis, os livros começaram a sair da clausura dos mosteiros e passaram a ser impressos (daí o nome) em uma escala cada vez maior.

Ao longo dos anos, com o conhecimento se tornando acessível a um número maior de pessoas, começaram a surgir também outros formatos narrativos. Assim, os livros contariam as histórias, o passado. O jornal surge para relatar os acontecimentos mais recentes. O termo imprensa deixa de ser apenas a "máquina impressora" e passa a designar os meios de comunicação de massa.

Dentro deste contexto, a figura do repórter merece destaque. Personagem que surge com os jornais impressos, o repórter é o responsável por trazer aos leitores as últimas notícias. Hoje eles estão em todas as mídias, seja no jornal, na TV, no rádio e até mesmo na internet.

Na busca pela verdade, o repórter desempenha o trabalho de um verdadeiro investigador. Mas não basta descobrir a informação. É preciso saber contá-la através de uma linguagem clara, objetiva e acessível ao seu público.

Em seu livro "Elementos do jornalismo", Bill Kovach e Tom Rosenstiel (2003: 22-23) elaboraram uma lista com nove itens fundamentais para o exercício da profissão:

1 A primeira obrigação do jornalismo é a verdade.
2 Sua primeira lealdade é para com os cidadãos.
3 Sua essência é a disciplina da verificação.
4 Deve ser independente dos acontecimentos e das pessoas sobre as que informa.
5 Deve servir como um vigilante independente do poder.
6 Deve outorgar um lugar de respeito às críticas públicas e ao compromisso.
7 Tem de se esforçar para transformar o importante em algo interessante e oportuno.
8 Deve acompanhar as notícias tanto de forma exaustiva como proporcionada.
9 Seus profissionais devem ter direito de exercer o que lhes diz a consciência.

Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br

Nenhum comentário: