quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Sociedade discute temas e escolhe delegados na Conferência das Cidades

Alguns delegados e suplentes
Reunidos no último sábado (28) no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), durante a realização da Conferência Municipal das Cidades, representantes da sociedade organizada apresentaram temas para o desenvolvimento do município e escolheram cinco delegados para representar Parauapebas na Conferência Estadual das Cidades, a ser realizada em Belém.
Durante os debates, os presentes apresentaram várias propostas, entre estas captação de recursos federais, aumento da taxa de arrecadação da Cefem (royalty), conservação do meio ambiente e outras.
De acordo com Cleber Matos, que no ato representou a presidente da Conferência Estadual das Cidades, Sueli Oliveira, o objetivo das conferências, que estão sendo realizadas em todo o Brasil, é discutir junto com a população dos municípios políticas que visem deslanchar o desenvolvimento urbano e regional, proporcionando apoio para que as prefeituras produzam cada vez melhor as políticas sociais.
Segundo ainda Cleber Matos, as conferências objetivam também que as administrações municipais procedam a inclusão social, acabando com as desigualdades sociais.
“Dentro das conferências são discutidas ainda as aplicações corretas dos recursos públicos”, observa Matos, lembrando que a Conferência das Cidades no Pará é coordenada pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Urbano, que tem como titular Sueli Oliveira.
Os participantes da conferência se organizaram para discutir as demandas da cidade nas comissões Executiva, de Metodologia, de Mobilização e Divulgação e de Infra-Estrutura.
Delegados
Os delegados e respectivos suplentes foram democraticamente tirados de movimentos sociais, como Ongs e sindicatos (duas vagas); cooperativas (uma vaga) e poder público (duas vagas).
As pessoas escolhidas como delegados são Pedro Newton Torres (Ongs), presidente da União Municipal das Entidades Filantrópicas de Parauapebas (Umefip); José Leonardo Campos Pinheiro (empresários), membro da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip); Girlan Pereira da Silva, membro da Associação Geral dos Moradores das Chácaras das Estrelas, Lua, Cacau e do Sol; e Francisco de Assis Pereira, membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O delegado representante do governo municipal ficou de ser escolhido posteriormente.

Nenhum comentário: