quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Entidades fazem coletiva sobre plebiscito popular da CVRD

Entidades da sociedade civil e movimentos sociais concedem entrevista coletiva às 10 h desta quinta-feira (30), em Brasília, sobre o plebiscito popular pela anulação da privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), que acontece entre 1º e 9 de setembro, e o lançamento do Grito dos Excluídos de 2007.
Participam da entrevista Marina dos Santos, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST); Silvano da Silva, da Pastoral da Juventude do Brasil; Karla Gamba, do Grito dos Excluídos; e Adriano Campos, da Coordenação Nacional de Lutas. A entrevista será no Centro Cultural de Brasília, na quadra 601, Asa Norte.
Há cerca de seis meses, mais de 62 organizações populares vêm discutindo o processo de privatização do patrimônio público brasileiro, cujo principal estandarte é a venda da CVRD, ocorrida em 1997. Na época, a empresa estava avaliada em mais de R$ 92 bilhões, mas foi vendida por apenas R$ 3,1 bilhões.
A campanha pela retomada da Vale acontece em conjunto com o 13º Grito dos Excluídos, que este ano tem como lema "Isto não vale: queremos participação no destino da Nação".
No Brasil, esta é a terceira experiência de um plebiscito de caráter popular. O primeiro, em 2000, abordou o pagamento da dívida externa e teve como resultado mais de 95,6% dos votos a favor de uma auditoria da dívida externa brasileira.
O mais recente, em 2002, sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), barrou o projeto com o auxílio da mobilização popular: 98,32% dos mais de 10 milhões votantes disseram não ao tratado.

Nenhum comentário: