quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Empresários recebem documentos de áreas do Distrito Industrial de Parauapebas

Darci entrega documento para empresária Wânia Fontana

Empresas já começam a se instalar no Distrito Industrial

Sessenta e três empresas receberam oficialmente da prefeitura o termo de doação das áreas do Distrito Industrial de Parauapebas (Dip), durante cerimônia realizada na última terça-feira (21) na Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip).
De acordo com o prefeito Darci Lermen, a meta é ampliar esse número para 100 empresas, com a maior parte delas funcionando até o segundo semestre de 2008. O projeto está orçado em torno de R$ 10 milhões.
“Essa não é uma vitória só minha nem dos empresários, mas sim de todos nós, pois lutamos muito para que isso acontecesse. Buscamos a melhor área para o projeto e que não impactasse diretamente no meio ambiente. Conseguimos o espaço certo e privilegiado em função de estar localizado entre dois grandes empreendimentos minerais, o de ferro, em Parauapebas, e o de cobre, em Canaã dos Carajás”, declarou o gestor municipal, ratificando que o Distrito Industrial estará pautado no desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental.
Conforme avaliação do prefeito, a previsão é que pelo menos mil empregos sejam registrados até o final do ano com as primeiras unidades industriais sendo implantadas no Dip.
Para o presidente da Acip, José Rinaldo Carvalho, o distrito é o início da vocação do município, que deve estar voltado para desenvolver a indústria, comércio e setor de serviços. “O Distrito Industrial de Parauapebas vai atrair empresas de ponta e de grande tecnologia para o município, gerando bastante desenvolvimento econômico e social”, prevê.
Localização
O Distrito Industrial de Parauapebas está localizado no km 24 da rodovia PA-160, sentido Canaã dos Carajás. O processo de implantação do Dip iniciou em 2005, quando foi feito o levantamento das áreas propícias para a implantação do projeto.
Escolhida a área, foi feito o trabalho de licenciamento ambiental junto à Sectam, que em junho de 2006 concedeu à prefeitura licença de instalação do distrito.
O tamanho da área a ser utilizada pelas indústrias é de aproximadamente 75 hectares. Já a área destinada à preservação ambiental dentro do distrito corresponde a aproximadamente 79 hectares.
As empresas selecionadas pela Sectam possuem atividades consideradas de baixo impacto e atuam em vários segmentos de produção, como o setor de metalurgia de transformação, artefatos de concreto, imobiliário, locação de equipamentos, material para construção, reciclagem e agroindústria.
Até o final de 2008, serão implantadas aproximadamente 100 empresas no distrito.

Nenhum comentário: