sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Túnel garante segurança de usuários da Estrada de Ferro Carajás

Túnel oferece mais segurança aos agricultores

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) entregou à comunidade de Parauapebas um túnel na Estrada de Ferro Carajás (EFC), no km 851, próximo ao assentamento Palmares II, que possibilita uma travessia segura, já que, por lá, passa grande parte da produção agrícola da cidade e estudantes da região.
As obras de ampliação da ferrovia vão alongar para 1.500 metros, em média, os 56 pátios da EFC e possibilitar a passagem de trens com 312 vagões. O túnel tem capacidade para atender pedestres, carros de passeios, motos, bicicletas e caminhões de até 4,5 m de altura e 3,5 m de largura, com até 45 toneladas.
A obra, cuja construção durou oito meses, era uma reivindicação antiga dos moradores daquela área, que em pouco tempo passou a contar com um número elevado de carros e caminhões, decorrente do aumento da produção agrícola da região.
Segundo Edgar Reis, gerente geral de Infra-estrutura da EFC, o diferencial da obra é a garantia na circulação segura de pedestres e veículos em períodos de seca e chuvoso. "A estrutura do túnel não permite o acúmulo de água e possibilita o trânsito de veículos pesados, como caminhões e tratores”, explica o gerente.
Raimundo da Silva Souza, que mora a 400 metros do túnel, testemunha as facilidades proporcionadas pela obra. “Sem o túnel nossa produção de mandioca, arroz e milho ficava mais cara. Para transportá-la pagávamos um preço maior, devido à longa distância que percorríamos até as feiras livres. Hoje fazemos um caminho com 26 km a menos”.
O motorista de transporte fretado, Marcelino Antônio de Carvalho, também comemora os benefícios, revelando que todos os dias precisa cruzar a ferrovia. Porém, antes da construção do túnel, viajava 9 km a mais. “Hoje, além de economizar no combustível, posso fazer a travessia de forma mais segura”, comemora Marcelino Antonio.

Nenhum comentário: