terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Prefeitura empossa 302 servidores aprovados em concurso público

Servidores lotaram o auditório do Ceup

Em cerimônia pública realizada no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), na última segunda-feira (15), a prefeitura municipal deu posse a 302 novos servidores para educação que no segundo semestre do ano passado foram aprovados em concurso público.
Foram aprovadas no concurso, na verdade, exatas 535 pessoas, mas até a posse somente 302 delas apresentaram documentos de habilitação, enquanto outras não se apresentaram em órgão competente da Prefeitura de Parauapebas.
Além dos servidores, a solenidade de posse contou com as presenças do prefeito Darci José Lermen, que mesmo de licença fez questão de comparecer à posse dos educadores; vice-prefeito Moisés Gomes de Freitas, no exercício de prefeito; e os secretários municipais de Administração, Antonio Neto Pereira Sousa; e de Educação, Raimundo Oliveira Neto, e outros.
Durante o evento, o secretário de Administração exibiu em data-show obrigações e deveres do servidor público, ética profissional, comprometimento com o colega, valorização e disciplina, ambiente saudável, proibições, estágio probatório, instrumentos de avaliação do estágio probatório, avaliação e progressão funcional, entre outros temas.
Sobre direitos dos servidores, Antonio Neto destacou vencimentos, gratificação, adicionais, licenças, abono familiar e auxílios reclusão e funeral, enquanto que sobre obrigações informou que os funcionários tinham que ter zelo e dedicação; observar as normas legais e regulamentares; cumprir ordens superiores; atender com presteza aos munícipes; levar ao conhecimento da autoridade superior eventuais irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo que exerce; zelar pela economia do material e pela conservação do patrimônio público; e freqüentar programas de treinamento ou capacitação instituídos pela administração, conforme preceitua o art. 180, do Estatuto dos Servidores.
Por sua vez, o secretário municipal de Educação, também em sistema de data-show, mostrou a estrutura da Semed aos novos professores, informando que a repartição administra hoje 26 escolas na zona urbana, 19 na zona rural, 13 de educação infantil e duas de educação indígena, com os serviços de 1.154 professores para 33.965 alunos. Só no ensino fundamental (1ª a 8ª série) são 13.473 alunos. Este ano, o número de alunos matriculados deve chegar a 40 mil no município.
Raimundo Neto informou que a secretaria conta ainda com educação rural e alojamento para professores; Núcleo de Atendimento Psicossocial e Pedagógico (Napp), Unidade Especializada em Atendimento a Deficientes Visuais, Educação de Jovens e Adultos (Eja), Projeto Escola de Fábrica, Centro de Ensino Personalizado de 5a a 8a Série para Jovens e Adultos (Cepeja), Projeto Alfabetizar Letrando, Informática nas Escolas, Espaço Pedagógico e outros projetos.
Após as explanações do prefeito licenciado, do prefeito em exercício e dos secretários municipais, os novos professores foram distribuídos em várias salas do Ceup para assinar o termo de posse.

Nenhum comentário: