segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Lançado em Parauapebas o projeto ‘Escola de Fábrica’

Participantes do projeto na aula inaugural

Vinte jovens do programa de Educação de Jovens e Adultos (Eja) de Parauapebas participaram nesta segunda-feira (29) da aula inaugural do projeto Escola de Fábrica.
A ação é uma iniciativa do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), em parceria com a Prefeitura de Parauapebas e Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip), e tem como objetivo proporcionar a inclusão de jovens de baixa renda no mercado por meio de cursos de iniciação profissional no próprio ambiente das empresas.
Para o secretário municipal de Educação, Raimundo Oliveira Neto, o projeto renderá bons frutos para o município. Ele explica que hoje o Ministério de Educação trabalha com mais de 100 cursos no ramo de qualificação para o mercado de trabalho, com o objetivo de incentivar nossos jovens para que eles possam, além de ingressar na escola, sair dela como verdadeiros profissionais para exercer a cidadania e ter condições de competir no mercado e acima de tudo prosseguir nos estudos.
Jorge Roberto Vieira, presidente da Acip, afirmou que as ações do projeto fazem parte da missão da entidade. "O envolvimento nesse projeto tem, sem dúvida nenhuma, um cunho de responsabilidade social. Além de alunos e profissionais, estamos formando cidadãos", destacou.
Benefícios
Hoje são mais de cinco milhões de estudantes beneficiados em todo o Brasil pelo Escola de Fábrica. Em Parauapebas, o projeto promoverá curso específico na área de iniciação ao comércio, com duração de seis meses e carga de 600 horas. Desse total, 240 horas serão dedicadas às disciplinas de língua portuguesa, matemática, história, geografia e temas diversos, como ética, saúde, meio ambiente e cidadania.
Já nas 360 horas restantes do curso, os jovens verão as matérias de conteúdo profissional, com disciplinas técnicas ministradas pela Acip, como atendimento e primeiro emprego; contabilidade básica; relações humanas; departamento pessoal e venda pela satisfação de necessidade. Ao logo do curso, o estudante será encaminhado, ao longo do curso, para fazer estágio nas lojas do comércio de Parauapebas.
A estudante Francisca Moreira Oliveira, 21 anos, prometeu que agarrará com unhas e dentes a oportunidade, por ser a primeira vez que ela participa de um projeto como esse. “É uma oportunidade maravilhosa para entrar no mercado de trabalho e iniciar uma carreira", descreveu.
Quem também ficou contente foi o estudante Rosivaldo Pereira da Cruz, 20 anos, afirmando que estava se sentindo realizado em ter chegado ali. “Quero me tornar um profissional qualificado para garantir um emprego no mercado de trabalho. Vou me esforçar bastante". Além da qualificação profissional, os estudantes receberão bolsa mensal de R$ 150,00 e um kit higiene. A Acip, unidade formadora do projeto, oferecerá aos alunos outros benefícios, como uniforme, alimentação, vale transporte e seguro de vida.

Nenhum comentário: