quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Psoríase tem novo remédio

A ribeirão-pretana Luciana Biagini Lopes, 31 anos, deu o pontapé inicial num medicamento que deve minorar o sofrimento de cerca de 120 milhões de pessoas em todo o planeta. Trata-se de uma descoberta para o tratamento de doenças cutâneas, direcionado à psoríase, um mal crônico, imunologicamente baseado na inflamação da pele e articulações.
O pedido de patente já foi feito e o processo entregue à Universidade São Paulo (USP), que já manteve contato com um laboratório interessado em processar o medicamento. Se tudo correr bem, o remédio estará no mercado, no máximo, em dois anos.
Em razão da importância da pesquisa desenvolvida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP-Ribeirão, Luciana ganhou o prêmio Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) de melhor trabalho pós-graduação, área de Farmácia, em 2005, e anunciado no ano passado.
O medicamento teve repercussão internacional. Foi capa na revista americana Pharmaceutical Research, publicada em junho, e ganhou as páginas de outras cinco revistas científicas.
O trabalho de tese de Luciana Lopes, orientado pela professora titular Maria Vitória Lopes Badra Bentley, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, apresenta uma proposta inovadora para o tratamento específico da psoríase.
A doença
A psoríase é uma doença baseada na inflamação da pele e articulações, caracterizada por erupções na pele e espessamento da epiderme. A formulação do novo medicamento baseia-se na Nanotecnologia, ciência aplicada em várias áreas, como a médica, a veterinária, a agropecuária e dispositivos eletrônicos.
Na Nanotecnologia, os produtos e processos são executados ao nível de tamanho nanométrico. Exemplo: um milímetro corresponde a um milhão de nanômetros. Assim, formam estruturas menores e as células podem carregar drogas para tecidos e órgãos específicos do organismo, melhorando sua biodistribuição e, conseqüentemente, aumentando a eficiência de muitas terapias.
Mérito
No trabalho de Luciana, o mérito científico e tecnológico foi devido à inovação de veicular uma droga peptídica (pedaços menores de uma estrutura protéica) - a ciclosporina - para camadas mais profundas da pele para atuar no controle da psoríase.
Até a experiência de Luciana, a aplicação na pele da ciclosporina não se apresentava eficiente para a terapêutica tópica por causa do elevado tamanho molecular da droga, o que dificultava a sua penetração.
O novo medicamento desenvolvido define-se como uma dispersão de nanopartículas de cristais líquidos, as quais carreiam a ciclosporina para as camadas mais profundas da pele, onde se desenvolvem as lesões.
Para a professora Maria Vitória, o interesse da ciência atualmente é melhorar a biodisponibilidade de drogas peptídicas e outras macromoléculas com atividade terapêutica. “Se desenvolvermos meios e formulações para aumentar sua penetração na pele destas macromoléculas, podemos vislumbrar uma terapia de transferência genética pela pele”, declarou a professora. (Leia mais)

27 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber sobre a disponibilização desse produto no mercado.

Unknown disse...

gostaria de saber como faço pra adquirir esse medicamento eficaz no tratamento da psoriase!!! tenho lesões graves na pele!!! e não sei mais o que fazer!!!

Anônimo disse...

gostaria de experimentar o tratamento, pois tenho muitas lesões.

Anônimo disse...

MEU NOME E ANTNIA VENTURA MORO EM BRASILIA TENHO PSORIASE E GOSTARIA DE ADQUIRIR ESSE MEDICAMENTO ONDE E COMO FAZER POIS ESTOU ANCIOSA PARA ESPERIMENTAR ESSA NOVIDADE MEU EMAIL E AFMOURA @ SENADO. GOV.BR
ANTONIA VENTURA

Anônimo disse...

Meu nome é Emmanuela Condados tenho eessa doença e gostaria de experimentar esse medcamento eficaz , poi tenho muitas lesões que ás vezes chegam a sangrar. Como posso adquirir esse medicamento preciso muito.Emmanuelasales@bol.com.br.

Unknown disse...

Gostaria de saber sobre a disponibilidade deste produto no mercado, e mais detalhes sobre a eficacia do tratamento.

Anônimo disse...

meu nome é moacir lotti, sou portador de psoriase, e e quero ser um vulutario se presiso for para testar esse tratamento e outros que por ventura surjam.
meu email katraca20@hotmail.com

Sandra disse...

Gostaria de receber maiores informações sobre o medicamento. Se ele está em experimento, como fazer parte de um grupo de suário.

sanperrone@yahoo.com.br

Helen disse...

Meu nome é Silvia e sofro desta doença a anos, esteticamente é pessimo. Agora tenho muitas dores lombares, alem das minhas unhas com uma aparencia amarelada. Tudo devido a doença. Se precisar eu me candidato a experimentar o novo tratamento.
E-Mail: helen_sylvia@hotmail.com

Anônimo disse...

meu nome é renato e gostaria de saber maiores informações sobre este produto por favor mi envie respostas no seguinte endereço carlosrenato_@hotmail.com valeu um abraço para todos.

Unknown disse...

Oi meu nome é luciana sofro desde criança com a psoriase, queria uma resposta sobre o tala medicamento já fui a zilhares de dermatologistas, já usei centenas de pomadas a base de corticóide e nada adianata, minha psoriase é moderada, se puder entrar em contato comigo, ficarei satisfeita... luciana
Luoliver_4@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber se esse medicamento está disponível em algum centro médico ou Hospital em Curitiba.
Se tiver alguma informação meu imail.
Silmaramayer@hotmail.com

Anônimo disse...

meu nome é luiz inacio sou portado de psoriase,moro em são paulo,ja usei varios cremes deatologicos,mas não vejo resultado,por favor mim ajude....

Anônimo disse...

Gostaria de saber como adquiro esse
remédio, que me de alivio dessa doença
tão incomoda.
Grato

Anônimo disse...

Sou mais uma vítima dessa doença e gostaria de saber se esse remédio já está sendo comercializado. Aguardo contato. abarros@gmail.com.br

Muito obrigada.

Geralda disse...

Gostaria de saber mais sobre este medicmento, se ja se encontra disponivel. Sofro com esta doença a 47 anos. e estou no momento com a pele muito atacada, aguardo retorno.Obrigada!!!

geralda disse...

Onde posso encontrar este medicamento, gostria de ter mais informações sobre ele. tenho Psóriase a 47 anos.rianevitoria@hotmail.com

Tati LG disse...

Olá, meu nome é Tatiana e moro em Penha - SC, tenho 31 anos e desde os 15 tenho psoríase. A cada ano que passa adquiro em mais lugares do corpo, já tenho psoríase crônica em todas as partes do meu corpo. Faço tratamento com Psorex, tomo Fluorextina e de nadsa adianta. Tomo sol, vitamina D, uso no coro cabeludo Psorex líquido e cada vez fica pior, como faço para adquirir esse medicamento ? Aguardo resposta. Bjos

Anônimo disse...

como faço para adquirir esse medicamento ?

Daiane Rocha disse...

como faço para adquirir esse medicamento ? daianer.rocha@hotmail.com

Anônimo disse...

meu nome é Eduardo Alberto Veríssimo, tenho 36 anos e desde 1995 tenho esta doença, gostaria de saber como faço para fazer parte deste tratamento, me colocando a disposição para testes se for preciso, pois tem aumentado a quantidade de lesões em meu corpo. Muito obrigado pela atenção.

liliane oliveira disse...

Liliane Oliveira,tenho essa doença desde dos 4 anos de idade ja tenho 28 anos,a muitos anos sofro atrás de um medicamento eficaz contra essa doença,minhas lesões são nos pés e nas mãos e estao em uma fase que nenhum medicamento dá efeito,por favor me informem como posso conseguir esse medicamento novo.Meu email:liliane_ol@hotmail.com
Agradeço a atenção.

Anônimo disse...

ola gostaria de saber quando esta disponivel no mercado novo remedio para psorise drª luciana email e aeishi@ig.com.br

Maria Eurineide disse...

Me chamo Eurineide,há 10 ano tenho Psoríase.Quero saber porque esse remédio ainda não está a venda nas farmácias? Se em 2007 prometeram que com dois anos já estaria disponível em todas as Farmácias. Já fazem 4 anos.

Jose Guilherme da Silva disse...

Sou o José Guilherme. Minha esposa tem psoriase e gostaria de ser informado da disponibilidade do medicamento e onde encontrá-lo.
Grato.
meu e-mail é avlisjose@ig.com.br

Anônimo disse...

Por favor gostaria de receber informações sobre esse medicamento. Email: fabiana.fr10@yahoo.com.br
Obrigada!!!

Anônimo disse...

Donisete Costa
Gostaria de saber sobre a disponibilização desse produto no mercado.

Pois tenho psoriase a 12 anos e vem tendo pioras
Agraço pela atenção
donistecosta@ig.com.br