quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Prefeitura realiza campanha de doação de sangue neste final de semana

A Prefeitura de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Hemopa de Marabá, realiza neste sábado e domingo (27 e 28), no posto de Saúde do bairro Liberdade, a primeira campanha de doação de sangue deste ano, com o tema “Comece 2007 de bem com a vida. Doe sangue, doe vida”. No sábado, a campanha acontece no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, enquanto que no domingo será realizada no período das 8 às 12 horas.
De acordo com a biomédica Ana Valéria Amorim, coordenadora do evento em Parauapebas, podem doar sangue as pessoas que tenham entre 18 e 65 anos, pesem acima de 50 anos, estejam bem de saúde e não se encontrem em jejum.
Antes de fazer a doação, o voluntário passa por uma triagem médica, na qual são verificados o peso, a pressão arterial e a altura da pessoa. Além disso, é feito o teste da hemoglobina e entrevista com o doador. “Avisamos aos doadores para levarem o documento de identidade”, alerta a biomédica.
Ainda de acordo com Ana Valéria, do sangue doado serão realizados exames de triagem, dentre eles os de anti-HIV, malária, doenças de chagas, hepatite e sífilis, cujos resultados vão ser entregues após 30 dias, no laboratório do Hospital Municipal de Parauapebas.
O secretário municipal de Saúde, Evaldo Benevides, que é doador de sangue, destaca a importância dessa ação, aproveitando para convidar toda a comunidade para participar do evento, bem como todos os servidores públicos.
“É uma ação rápida na qual contribuímos para com o próximo, salvando muitas vidas”, destaca Evaldo Benevides, garantindo que a Semsa estará servindo lanche aos doadores e distribuindo camisetas da ação de saúde.

Nenhum comentário: