Curso é destinado a professores do município
Teve início nesta segunda-feira (8) no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), e vai até o dia 27, a quarta etapa do curso de Formação de Educadores Ambientes, módulo destinado a professores da rede pública municipal.
A quarta etapa do curso é composta de três módulos, que são “Fundamentos da Educação Ambiental”, “O desenvolvimento socioambiental e problemas regionais” e “Atividades de campos”.
No programa do primeiro módulo consta “A relação homem x ambiente”, “As fontes epistemológicas da noção de ambiente”, “Ética antropocêntrica e educação ambiental”, “As vertentes da educação ambiental”, “A metodologia ambiental e impactos ambientais” e “Seminários de avaliação”.
Já o segundo oferece “Fundamentos do desenvolvimento social e econômico”, “Ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável”, “O modelo de desenvolvimento aplicado no Brasil e na Amazônia”, “Brasil colônia e a Europa” e “A mineração e os grandes projetos”.
Por último, o terceiro módulo conta com os temas “Mosaico Carajás e atividades econômicas desenvolvidas e impactos ambientais em Parauapebas”, “Projetos ambientais da Semma e a educação ambiental”, “As unidades de conservação da Flonaca e os programas do Ceap”, “Estação de tratamento de água e esgoto”, “Verificação do sistema de esgoto urbano”, “Mineração, impactos e conservação”, “O ambiente da escola”, entre outros.
O curso está sendo ministrado pelos professores José Pedro de Azevedo e Raimundo Gomes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), numa iniciativa da prefeitura, através do Centro de Estudos Ambientais de Parauapebas (Ceap), em parceria com a UFPA.A quarta etapa do curso é composta de três módulos, que são “Fundamentos da Educação Ambiental”, “O desenvolvimento socioambiental e problemas regionais” e “Atividades de campos”.
No programa do primeiro módulo consta “A relação homem x ambiente”, “As fontes epistemológicas da noção de ambiente”, “Ética antropocêntrica e educação ambiental”, “As vertentes da educação ambiental”, “A metodologia ambiental e impactos ambientais” e “Seminários de avaliação”.
Já o segundo oferece “Fundamentos do desenvolvimento social e econômico”, “Ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável”, “O modelo de desenvolvimento aplicado no Brasil e na Amazônia”, “Brasil colônia e a Europa” e “A mineração e os grandes projetos”.
Por último, o terceiro módulo conta com os temas “Mosaico Carajás e atividades econômicas desenvolvidas e impactos ambientais em Parauapebas”, “Projetos ambientais da Semma e a educação ambiental”, “As unidades de conservação da Flonaca e os programas do Ceap”, “Estação de tratamento de água e esgoto”, “Verificação do sistema de esgoto urbano”, “Mineração, impactos e conservação”, “O ambiente da escola”, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário