terça-feira, 14 de agosto de 2012

Parada Gay reúne centenas de pessoas em Parauapebas

Fotos: Bariloche Silva

Organizada pelo Instituto Abraço à Diversidade (IAD), a Parada Gay de Parauapebas atraiu no último domingo (12) centenas de pessoas para acompanhar a passeata do movimento LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) do Bairro Rio Verde até o Bairro Cidade Nova, onde houve grande concentração de populares para assistir a shows das bandas musicais Legionários, de Parauapebas, e Batidão, de Belém do Pará.

Irreverência e humor marcaram a passeata, que teve início às 18 horas na Praça da Cidadania, no Bairro Rio Verde, percorreu as ruas Rio de Janeiro, N, 16, Rodovia PA-275 até a Praça de Eventos, no Bairro Cidade Nova, culminando com animado show musical, que encerrou na madrugada desta segunda-feira (13).

Ao longo do percurso da caminhada, a pé, em carro, moto ou em trios elétricos, os participantes trajando roupas coloridas ou quase sem roupa chamavam a atenção do público que corria às calçadas para ver a caravana passar. Enquanto algumas pessoas aplaudiam o movimento, outras “torciam o nariz”, como que repudiando o que consideram como “pouca vergonha”, como revelou uma senhora para a reportagem.

Como o próprio nome já diz, a parada era composta de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transexuais (LGBT) e simpatizantes da classe, a maioria trajando roupas em destaque.

Durante o percurso, a organização distribuía preservativo para o público, alertando que a camisinha não era para fazer balão, como insistiam alguns, mas para usar com muita responsabilidade por pessoas adultas. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) orientaram a passeata do Rio Verde até o Bairro Cidade Nova.

ATO POLÍTICO
De acordo com Cristina Carmona Leitão, presidente do Instituto Abraço à Diversidade, a Câmara Municipal de Parauapebas será alvo de um ato político a ser feito dentro da programação da Parada Gay deste ano. “Vamos colocar na fachada da Câmara de Vereadores uma bandeira gigante da classe LGBTT, uma demonstração de que estamos presentes", afirmou Cristina Carmona.

Segundo os membros do IAD, a Parada Gay de Parauapebas é muito importante para o movimento, tendo em vista que, através do evento, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis podem namorar, dançar, conversar e sentir-se livres para viver suas respectivas afetividades “sem reações discriminatórias da sociedade com ares de hipocrisia”.

3 comentários:

Anônimo disse...

homem procura Homem Parauapebas
94 981595990 jonny
grupo whatsapp gay

Anônimo disse...

Esse grupo não existe, é fake.

Anônimo disse...

Esse grupo é fake, esse tal de jonny nem existe