sábado, 4 de agosto de 2012

Polícia expulsa invasores de área de preservação ambiental

Fotos: Helder Messiahs

Atendendo a solicitação da Prefeitura de Parauapebas, uma guarnição das polícias Militar e Civil, com apoio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e do Conselho Tutelar, realizou na manhã da última quarta-feira (1º) a retirada de dezenas de famílias que ocupavam uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada no Morro dos Ventos, nas proximidades do Centro Administrativo de Parauapebas.

As famílias sem-teto vinham ocupando a área desde as primeiras horas de segunda-feira (30), demarcando os lotes e queimando os arbustos para facilitar a construção de barracos, na esperança de que a ação vingasse e elas pudessem fazer do local sua moradia.

De acordo com Edvando Cabral Lage, secretário municipal de Urbanismo (Semurb), doze áreas urbanas no município foram invadidas recentemente, seis delas simultaneamente. Por causa da situação, foi registrado Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia, com vistas à abertura de inquérito policial, para a identificação de mentores ou grupos envolvidos com as invasões.

Segundo a Semurb, a região ocupada nesta semana pelos invasores trata-se de uma APP, que se caracteriza por toda área coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, assegurando o bem-estar da população.

A área ocupada pelas famílias estaria inserida num projeto para criação de um parque ecológico, que consiste na criação de trilha ecológica, mirante, dentre outros implementos.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) ficou de fazer um levantamento do dano ambiental causado à área, para diagnosticar a intensidade da degradação. Com a retirada das famílias, o Corpo de Bombeiros realizou uma operação rescaldo, com o objetivo de eliminar eventuais focos de incêndio no local.

PRÉ-CADASTRO
No final da manhã de quarta-feira (1º), um grupo de pessoas do movimento sem-teto foi recebido por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), para realização de pré-cadastro das famílias, com o intuito de pleitear lotes urbanizados.

A partir de segunda-feira (6), servidores da Sehab ficaram de realizar visitas socioeconômicas às famílias. Ao término das visitas, a secretaria apresentará um relatório socioeconômico das famílias para discussão das viabilidades de lotes urbanos junto ao gestor municipal.

Nenhum comentário: