terça-feira, 21 de agosto de 2012

Juiz continua implacável no combate à propaganda irregular

Fotos: Waldyr Silva



O juiz eleitoral Líbio Araujo Moura, titular da 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, continua, pessoalmente, combatendo a propaganda política irregular identificada nos dois colégios eleitorais.

No último sábado (18), o magistrado, acompanhado de serventuários do Cartório Eleitoral, com apoio das polícias Civil e Militar, passou toda a manhã fazendo um giro em vários bairros de Parauapebas, retirando cartazes e bandeiras de candidatos instalados em estabelecimentos comerciais e também em comitês políticos.

Líbio Moura fez questão de conversar, inclusive, com um grupo de pessoas que fazia protesto em uma das entradas do Bairro dos Minérios, reivindicando água tratada para aquela comunidade. À autoridade judicial, as famílias informaram que estavam protestando porque pagam a conta de água todos os meses, mas o produto não chega às torneiras.

Na manifestação popular, o juiz quis saber se por trás do movimento havia algum candidato político insuflando o povo a interditar as vias de acesso do logradouro, com o objetivo de obter benefício próprio. No local, o magistrado mandou recolher duas pequenas placas com os dizeres “Nunca + em político que nada faz”.

Na conversa que manteve com os manifestantes, Líbio Moura orientou que, ao invés de ficarem protestando debaixo de sol, com a presença inclusive de crianças, impedindo a passagem de veículos, as pessoas se organizassem, formassem uma comissão e comunicassem a situação ao Ministério Público, pois assim poderia ser mais proveitoso para a comunidade.

No comitê central da candidata a vereadora Ivana Araújo (PP), ainda na manhã de sábado, o juiz observou que na fachada do prédio vários cartazes estavam colados em sequencia, dando a dimensão de outdoor, e por isso a autoridade mandou retirá-los da parede.

CANAÃ DOS CARAJÁS
No início da tarde de sábado (18), Líbio Moura e serventuários do Cartório Eleitoral se dirigiram em duas viaturas para a cidade de Canaã dos Carajás, a 65 quilômetros de Parauapebas, onde, com apoio da Polícia Militar e do juiz daquela comarca, Lauro Fontes Júnior, promoveram várias ações de combate à propaganda política eleitoral irregular.

Dentre estas ações, constam a retirada de cartazes de candidatos colados em estabelecimentos comerciais; apreensão de cavaletes expostos em passeios públicos; retirada de cartazes colados em sequencia em comitês políticos, dando a dimensão de outdoor; dispersão de reunião de pessoas com a presença de candidato; e até e apreensão de um carro de som que foi flagrado pelo juiz passando em frente a um órgão público com o som ligado.

Nenhuma das pessoas flagradas pelo juiz eleitoral praticando propaganda irregular, em Parauapebas e Canaã, foi detida, mas todas foram orientadas e alertadas a não repetirem no erro, sob pena de serem responsabilizadas judicialmente.

Nenhum comentário: