sábado, 11 de agosto de 2012

Delegado faz balanço de crimes na campanha eleitoral

Diante das ações desenvolvidas junto ao juiz Líbio Araujo Moura, titular da 75ª Zona Eleitoral, com sede em Parauapebas, no que diz respeito ao combate de eventuais irregularidades detectadas na campanha eleitoral, o diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil, delegado Antonio Miranda Neto, faz um breve balanço das atividades de repressão.

Segundo informou o delegado nesta sexta-feira (10) à reportagem, a operação conjunta das polícias Civil e Militar com a Justiça Eleitoral tem como objetivo fazer com que este ano ocorra uma eleição limpa em Parauapebas e Canaã dos Carajás, municípios integrantes da 75ª Zona Eleitoral.

Até ontem (sexta-feira), conforme revelou Antonio Miranda, os órgãos de segurança pública (polícias Civil e Militar), atendendo a solicitação do juiz Líbio Moura, que vem participando pessoalmente das operações, já apreenderam doze veículos que faziam propaganda política irregular, dezenas de cavaletes e cartazes expostos ou afixados em locais proibidos, prenderam um candidato a vereador, interditaram um posto de combustível, recolheram material impresso (jornalzinho) com suposto conteúdo calunioso, injurioso e difamatório, e advertiram os proprietários de uma gráfica.

De acordo com a autoridade policial, as ações de combate ao desrespeito às normas eleitorais vão continuar a serem deflagradas diuturnamente, até o dia da eleição, 7 de outubro, quando estarão presentes também no município forças do Exército Brasileiro.

O delegado de polícia enfatiza que os candidatos não têm motivos para desconhecer as leis que disciplinam o pleito eleitoral, e desrespeitá-las, uma vez que já se reuniram por duas vezes com o juiz eleitoral e ficaram cientes dos deveres e obrigações relativos ao pleito eleitoral.

Dentre as orientações repassadas aos candidatos, constam disciplina no uso do volume dc carro de som na frente de órgãos públicos; não transportar pessoas em carrocerias de veículos abertos ingerindo bebida alcoólica durante carreata; não expor ou fixar cartazes ou outro tipo de propaganda em local proibido; não comprar votos por meio de fornecimento de combustível, entre outras.

Antonio Miranda orienta a população que, ao tomar conhecimento de alguma irregularidade praticada por candidato ou representante deste, pode ligar para os fones 3346-2250 (Disque Denúncia), 3346-8189 (Polícia Civil), 3346-1050 (Polícia Militar) ou 3346-1102 (Cartório Eleitoral). Não é preciso se identificar. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: