quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Comunidade denuncia falta de água nas Casas Populares II

Fotos: Waldyr Silva


Moradores do Bairro Casas Populares II entraram em contato, na manhã desta quarta-feira (15), com a reportagem para reclamar que há meses parte da comunidade daquele bairro vem padecendo com a falta de água nas torneiras das residências.

Segundo as donas de casa, elas se valem da boa vontade de alguns vizinhos que possuem poços artesianos para a coleta diária de água por meio de baldes e latas para suprir às necessidades básicas da família.

Vera Lúcia Gonçalves, residente na Rua Paraná, Qd. 18, revela que enche cinco vezes por dia, para atender aos vizinhos, uma caixa d’água com capacidade para 1.000 litros com um poço artesiano que ela mandou perfurar.

Embora tenha em sua casa instalação de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Vera Lúcia lamenta a falta do produto, cujo talão de conta mensal vai pra ela todos os meses, ao preço médio de 20 reais, porém, sem nenhum desconto.

“Com dó de meus vizinhos, eu distribuo diariamente cinco mil litros de água de meu poço, fora os vizinhos mais próximos que eu passo a mangueira com água direto da caixa que colhe o produto do poço”, revela Vera Lúcia.

Para ajudar nas despesas de energia elétrica para funcionar a bomba de sucção de água, a dona de casa disse que passou a pedir uma pequena colaboração voluntária (média de dez reais) das pessoas que apanham água em seu poço.

Quem também reclama da situação da falta de água tratada nas Casas Populares II é a dona de casa Maria do Socorro Cavalcante (Avenida Iguaçu qd. 17). Segundo ela, a salvação da vizinhança é a dona Vera Lúcia, que cede água do poço para várias famílias.

“Tem mais de mês que a água do Saaep não chega lá em casa, mas a conta vem todo mês, e se a gente não pagar eles cortam”, reclama Maria do Socorro, acrescentando que está com problemas de saúde na coluna de tanto carregar água em baldes.

Dona Rosângela Leal (Avenida Iguaçu qd. 18) é outra dona de casa que aumenta o coro das reclamações, informando que, por causa da constante falta de água no logradouro, muitas famílias resolveram investir na construção de poços artesianos, “mas são poucas as que se dispõem a fornecer água pra quem não tem”.

SAAEP
A reportagem entrou em contato com o Saaep, por telefone, mas as ligações não foram completadas, provavelmente em virtude do feriado desta quarta-feira, Adesão do Pará.

Nenhum comentário: