terça-feira, 26 de abril de 2011

Polícia Militar organiza batizado comunitário de 18 crianças

Fotos: Waldyr Silva


Numa iniciativa inédita no quartel da Polícia Militar em Parauapebas, o comando da guarnição organizou uma solenidade com batizado coletivo na última quinta-feira (21), acompanhada de missa celebrada pelo padre Hudson Rodrigues, em comemoração ao Dia de Tiradentes, patrono da Polícia Militar.

Coordenado pelo sargento Soares, o evento religioso reuniu 18 crianças e adolescentes que foram batizadas pelo padre Hudson Rodrigues, sendo 8 delas filhos de famílias civis e 10 filhos de policiais militares.

Em declarações prestadas à reportagem, sargento Soares explica que o primeiro batizado comunitário feito pela Polícia Militar em Parauapebas faz parte do programa social da guarnição denominado Polícia Comunitária, que visa aproximar a população da PM.

Segundo o sargento Soares, que é presidente do Clube Tiradentes, entidade pertencente à Polícia Militar em Parauapebas, para chegar às 18 crianças e adolescentes que foram batizadas os policiais consultaram e convidaram pessoas amigas da PM que estivessem interessadas em batizar seus filhos.

Depois que os pais fizeram inscrições no próprio quartel da corporação militar, eles foram encaminhados à Paróquia de São Sebastião para receber orientações a cerca do assunto com o padre Hudson Rodrigues.

De acordo com o capitão Luiz Pontes, que batizou dois filhos e foi padrinho de dois, o batizado comunitário e a missa celebrada no quartel no dia 21 de abril marcaram a comemoração dos 193 anos de existência da Polícia Militar no Brasil, num importante momento de aproximação da comunidade com a guarnição em Parauapebas.

No espaço da missa destinado ao sermão, o comandante do quartel da PM, major Juniso Honorato, agradeceu a presença dos pais e dos padrinhos das crianças e adolescentes, falou do que ele considera como “espinhosa profissão de militar” e fez alusão ao Dia de Tiradentes, patrono da Polícia Militar.

Num trecho de sua fala, major Juniso proferiu um antigo adágio popular que diz que “quando a polícia está longe ela faz falta, mas quando está perto ela incomoda”. Para acabar com este estigma, o comandante diz que a polícia vem gradativamente trabalhando para se manter parceira da comunidade.

Casamento comunitário
Considerando que o primeiro batizado organizado pela PM alcançou os objetivos junto à sociedade local, o sargento Soares aproveitou a reportagem para revelar que no próximo mês de maio a guarnição vai realizar casamento comunitário (civil e religioso) para pessoas que tenham interesse em se casar, cujas inscrições já tiveram início nesta segunda-feira (25) no quartel da Polícia Militar, no horário das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira. No final da cerimônia de batizado foi oferecido um farto lanche para as pessoas presentes ao evento.

Nenhum comentário: