sábado, 16 de abril de 2011

Anúncio de emprego atrai centenas de trabalhadores ao Sine

Fotos: Ronaldo Modesto e Waldyr Silva



Depois que a empresa FBS Construções e Pavimentações anunciou na última quinta-feira (14) a contratação imediata de 932 trabalhadores para prestação de serviços de pavimentação asfáltica da estrada de Parauapebas ao projeto Salobo, centenas de candidatos amanheceram nesta sexta-feira (15) na frente do prédio da agência de emprego do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Parauapebas, para se cadastrar a uma das vagas oferecidas.

O tumulto dos trabalhadores foi tão grande que obrigou a coordenação do órgão a convocar a Polícia Militar para apoiar e controlar a entrada limitada de candidatos para se cadastrar e se inscrever às vagas oferecidas pela empresa FBS, que renovou contrato com a Vale para continuar as obras iniciadas pela construtora Odebrecht.

Das 932 vagas oferecidas pela empresa, no primeiro momento ela vai contratar 600 trabalhadores. As outras mais de trezentas oportunidades serão ofertadas tão logo as primeiras sejam preenchidas. São vagas para ajudantes em geral, motoristas (caminhão e máquinas pesadas), mecânicos, borracheiros, operadores de máquinas, pedreiros, topógrafos, carpinteiros e mestre de obras, entre outras funções, com experiência comprovada no mínimo de seis meses na carteira de trabalho.

O coordenador do Sine em Parauapebas, Josevaldo Souza de França, explica que na sexta-feira (15) o cadastramento dos candidatos ocorreu durante todo o dia, das 8 às 18 horas, e neste sábado (16) excepcionalmente também vai ocorrer no horário das 8 às 18 horas.

“A partir de então, vamos encaminhar os trabalhadores cadastrados à empresa, e na medida da necessidade do empregador vamos fazer paulatinamente o cadastramento dos trabalhadores candidatos às outras vagas oferecidas pela FBS Construções e Pavimentações”, explica o coordenador, acrescentando que essa pressa na contratação imediata de trabalhadores ocorre porque a empresa FBS está pegando a obra já em andamento deixada pela Odebrecht.

Sobre o tumulto registrado na frente da agência, provocando a chamada da PM, Josevaldo França atribui ao fato de que muitos dos trabalhadores que procuraram o Sine ainda não eram cadastrados no órgão, e por isso foram obrigados a entrar nesse processo, um pouco mais demorado. Para os candidatos já cadastrados, a tramitação foi mais rápida.

De acordo com Cícero Alves, servidor do Sine, a partir de ontem mesmo os trabalhadores cadastrados já eram encaminhados à empresa para triagem dos candidatos e a efetiva contratação dos aprovados na seleção. Os candidatos a serem cadastrados neste sábado serão encaminhados para triagem nesta segunda-feira (18).

O trabalhador Antonio dos Reis Santos, que disse ser mecânico, tentava a todo custo na frente do portão conseguir uma ficha para se cadastrar a uma das vagas oferecidas. Conformado, diante da dificuldade, por causa do tumulto, ele disse que retornaria neste sábado e só voltava para casa quando fizesse o cadastro. (Waldyr Silva, Correio do Tocantins)

Um comentário:

Hedy Boscolo disse...

Diferentemente do que foi publicado neste espaço, no dia 16 de abril, a FBS Construção e Pavimentação NÃO está contratando trabalhadores na região. Essa interpretação, equivocada, se deu por conta da empresa ter procurado a Agência de Emprego do Sine (Sistema Nacional de Emprego), em Paraupebas, para levantar informações sobre o banco de dados da agência.
A empresa está participando de uma concorrência na região e procurou o Sine apenas como forma de pesquisar custos para execução dos serviços e contratação de mão-de-obra futura, caso ganhe a concorrência, ainda em curso, sem data para ser concluída pela contratante.
Essa concorrência refere-se à execução de obras para a construção de uma estrada de acesso ao Projeto Salobo, nos trechos 0012, 0013 e 0015, cujo resultado ainda não foi divulgado. Ressaltamos que a presença dos representantes da FBS na região de Parauapebas foi exclusivamente para pesquisa de mercado de mão-de-obra.
Com mais de 20 anos de atuação no mercado de pavimentação e engenharia civil, a FBS reitera seu compromisso com a seriedade, retidão e transparência das informações apresentadas por nossos representantes, nos diversos órgãos dos setores público e privado. Ratificamos nossas desculpas pelo transtorno, que involuntariamente foi causado, e lembramos que nossa responsabilidade é com os nossos clientes e com a sociedade.