domingo, 3 de abril de 2011

Deu no Blog do Bacana

PEBAS – Darci Lermen, prefeito de Parauapebas, está construindo o maior hospital do Estado de média e alta complexidade. São 9 mil metros com 4 andares mais subsolo, 159 leitos de enfermagem e 70 de UTIs, com 60 médicos trabalhando por lá. Deve ser inaugurado em dezembro, e o atual hospital vai virar um grande pronto socorro.

PEBAS I – Outra novidade na cidade é a obra de 70 milhões que vai asfaltar, fazer todo o esgotamento sanitário e duplicação da avenida principal. O Complexo Altamira engloba 5 bairros.
PEBAS II – Na educação, 14 escolas serão construídas esse ano, e todas as da rede pública serão climatizadas – mais de 300 – com instalação de data show em todas as salas, troca de mobiliário e professores recebendo computador.

PEBAS III – A prefeitura também está com uma estação de tratamento de água pronta, que vai beneficiar 100 mil pessoas, mas está parada por falta de energia.

PEBAS IV – Uma nova secretaria está sendo criada em Parauapebas, a de Mineração, Energia e Telecomunicações. Por falar em mineração, o prefeito recebeu essa semana que passou, os representantes da Vale. É que está sendo negociado, a liberação de uma certidão de uso e ocupação de solo para passar a ferrovia do projeto de Canaã dos Carajás S11D, que vai produzir só no primeiro ano, cem milhões de toneladas de minério. A empresa precisa fazer a ligação da linha de trem de Carajás até sua ferrovia de Pebas, e essa ligação passa pela fase de expansão da cidade, por isso, é necessário a liberação da prefeitura. A prefeitura por sua vez, encaminhou um projeto de 80 milhões à Vale para a construção da Cidade Universitária, que vai abrigar prédios para todas as universidades, em área doada pela empresa Nova Carajás. A Vale estuda o projeto e o prefeito acredita que vão acabar se entendendo.

Nenhum comentário: