quinta-feira, 20 de maio de 2010

Turma do programa Inclusão Digital recebe certificados



A primeira turma deste ano do programa Inclusão Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Parauapebas, realizou cerimônia de formatura no último sábado (15), na escola Eunice Moreira, de 215 alunos, que receberam certificados dos cursos de informática básica e avançada.

O programa Inclusão Digital é uma marca do Governo Cidadão que atende mais de mil jovens anualmente.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Altamiro Borba, o objetivo do programa é levar às pessoas com dificuldades de acesso aos cursos profissionalizantes capacitação que permita conquistar vaga no mercado de trabalho, através do conhecimento de programas de computadores.

Sobre as perspectivas de ampliação do programa, Altamiro informa que está programada a implantação de mais um programa no bairro da Paz, para atender todo aquele complexo.

Os alunos que se formaram participaram do programa e estudaram em turmas distribuídas entre o curso básico de informática, composto pelos programas de Windows, Word, Internet e Excel, além de Introdução ao Processamento de Dados (IPD) e cursos avançados com os seguintes módulos: Office avançado, Corel Draw e Photoshop. Os alunos tiveram aulas dinâmicas e práticas e receberam todo o material didático utilizado no curso gratuitamente.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, os alunos ouviram os pronunciamentos das autoridades presentes e a apresentação musical de Josilene dos Santos Matos, uma das alunas do projeto, que cantou uma canção religiosa em agradecimento a Deus pela realização e conclusão do curso.

Josilene Matos, de 16 anos, faz o segundo ano do ensino médio e afirma que o curso ajudou muito. "Agora me sinto preparada para entrar no mercado de trabalho e também para correr atrás do meu sonho de fazer faculdade", relatou a aluna. Também durante a cerimônia de formatura foram sorteadas entre os alunos presentes uma câmera digital e 10 Pen Drives.

O Programa Inclusão Digital funciona no complexo Altamira, na av. Amsterdam nº 1111, bairro Altamira. Até em 2008, o programa funcionava na Cidade Nova. Em 2009, a prefeitura levou o programa para um bairro que mais necessitava. Hoje, o Inclusão atende a comunidade dos bairros Novo Horizonte, Betânia, Altamira, Vila Rica e Casas Populares I e II.

O coordenador do programa, Aderlan Novaes, informa que já estão abertas as inscrições para a nova etapa do programa. Os interessados devem estar estudando a partir da 6ª série ou ter terminado o ensino médio na rede pública.

Todos devem apresentar cópia de certidão de nascimento ou carteira de identidade e cópia de declaração da escola e precisam ter entre 15 e 21 anos, além de estarem devidamente matriculados na rede pública de ensino. "Serão ofertadas 400 vagas e a primeira turma já começa agora dia 24 de maio", afirma Aderlan Novaes. (Karine Gomes e Deicharles Damascena)

Nenhum comentário: