segunda-feira, 31 de maio de 2010

Filho diz quem foi 'Divino Boca Quente'

No dia 14 de maio, entre 11h40 e 11h50, em um açougue nas imediações do Bairro da Paz, meu pai (foto), que estava desarmado, foi alvejado covardemente pelas costas, sendo atingido mortalmente na cabeça sem ter chance nenhuma de se defender, vindo a falecer por volta das 13 horas da tarde. O indivíduo, ainda não identificado, saiu do local apressadamente, após cometer o ato covarde.

Divino Boca Quente, mito e realidade
Divino Boca Quente foi um apelido adquirido nos meados da década de 80, época que ele foi uns dos pioneiros a trabalhar na região. Na ocasião, trabalhava com prestação de serviço braçal, onde um dos seus primeiros patrões, Lázaro José Veloso, o popular “Serraria”, colocou esse apelido de Divino Boca Quente, por ele não ter medo de serviço pesado. Dizia o finado “Serraria” que “Divino era homem de verdade e não tinha medo de trabalhar em boca quente”.

O apelido rapidamente pegou entre os trabalhadores que o acompanhavam, e logo depois, quando foi introduzido no meio político como candidato a vereador, teve o apelido conhecido por todos. Mas devido a outro candidato também a vereador na mesma época, que se chamara Divino Cabeludo, sendo que assim ficou este candidato pelo distrito do Cedere II diferenciado na época desta forma, apelido este que meu pai nunca renegou, não porque exaltava sua fama de valente, mas porque exaltava sua fama de homem de palavra. Esta é a verdade do apelido de Divino Boca Quente.

Divino e seus crimes
Meu pai só matou duas pessoas, sendo uma delas um candidato a vice-prefeito de Canaã, no ano de 1996, e outro que trabalhava de segurança para a atual deputada Bel Mesquita, na época candidata a prefeita no ano de 2000.

Sem entrar em muitos detalhes sórdidos das duas situações, o candidato a vice-prefeito foi alvejado por engano, após meu pai ter sido atirado primeiro por um tiro na cabeça, ainda perto de sua casa. Baleado e desorientado, ele sacou de sua arma, a qual tinha porte, e perseguiu os autores dos disparos por mais de 400 metros. Quando os mesmos viraram em uma esquina e um veículo Gol vinha descendo no exato momento em que meu pai, baleado, atirou achando que eram os mesmos que havia tentado contra a vida dele.

Outro crime praticado por ele foi numa discussão, num comício na porta de sua casa numa disputa de armas onde, após o crime, apresentou-se por livre espontânea vontade na delegacia de Marabá e pagou para justiça o que ela achou justa pelo crime cometido.

Divino, fama que não o convém
Apesar de poucos quererem associar uma fama de homem violento e frio, meu pai nunca foi capaz de cometer nenhum ato planejado contra o direito de seu próximo, muito menos contra a vida dos mesmos. Muito pelo contrário, pagou muitas vezes pela sua inocência, por achar que a palavra de um homem valia, pois, quase sem estudo e com uma criação rude, onde o direito do próximo termina quando o da gente começa, sempre levou sua vida dessa forma.

Mas, apesar de ter uma filosofia de vida assim, nunca foi capaz de arquitetar nenhuma vingança contra seus mais cruéis inimigos, mesmo quando teve várias oportunidades. Prova disso é que meu pai já sofreu dois atentados a bala, sendo que em um deles foi alvejado por 12 tiros e dado como morto, mas retornou ao município como homem honrado que sempre foi, até nos últimos dias de sua vida.

Mesmo sabendo quem foram os mandantes e os autores dos atentados, meu pai entregou os casos para a justiça, a qual nunca foi capaz de fazer nada para colocar os mesmos atrás das grades para pagar pelos crimes que cometeram.

Recentemente, meu pai foi vítima mais uma vez de impunidade, quando teve sua área rural invadida, saqueada e queimada por um grupo de pistoleiros. Mesmo sabendo quem foram os mandantes e os autores de mais essa barbárie contra sua pessoa, novamente entregou o caso à justiça, a qual nada fez mais uma vez.

Se isso é conduta de um homem frio e violento, o que vão dizer essas mesmas pessoas que acham isso dele sobre as pessoas que arquitetaram e atentaram contra sua vida por várias vezes?

Sentimentos da família
Sei que meu pai não foi o mais perfeito dos homens, mas com certeza foi o mais homem dos que já conheci. Os que o conheceram de verdade sabem que ele era um homem de coração grande e bondoso com os que eram bons com ele, mas que também nunca foi homem de fugir de uma briga, pois nunca teve medo de outro homem.

Ele destruiu família em sua vida conturbada, mas que sempre disse que se pudesse escolher preferia que não tivesse acontecido, que não teve o perdão merecido e pregado por Deus, mas que sempre perdoou os que lhe fizeram mal.

Esperamos que após seu assassinato pelo menos desta vez ele veja de onde estiver que a justiça funciona para ele também e não só contra ele, como foi na sua vida inteira, que ele deixou uma viúva e quatro filhos, sendo dois órfãos de pai e mãe, que apesar de tudo ele sempre amou Parauapebas como a cidade que o acolheu e que ele próprio ajudou a construir e por este motivo nunca quis ir embora, mesmo depois de sua morte e de 27 anos de história.

Essa história não acaba com sua morte, apenas se renova, pois ele deixou muitas sementes que já produziram outras e que vão ficar por muitos e muitos anos na cidade que ele escolheu pra viver e morrer. Valdivino Luiz Antunes (Divino Boca Quente) * 25/09/1961 + 14/05/2010
Anderson Lúcio Antunes (filho)

15 comentários:

Blog do Valter disse...

Boa noite amigo e colega Waldir Silva!
Lamentável a morte precoce do "Divino Boca Quente"! Com meus respeitos aos sentimentos familiares do "Divino", que o conheci muito em vida, como a maioria dos pioneiros de Parauapebas, nunca tive nada pessoal contra o mesmo, porém, gostaria de deixar claro, que o relato que o Anderson faz do seu pai, é até compreensivo, não só pelo fato do mesmo fazer parte da imprensa escrita de Parauapebas, como proprietário de jornal, como também, transformar seu pai em um mártir da "palavra empenhada" em vida. Na verdade ele herdou esse epíteto "Divino Boca Quente", porque não conhecia limites para sua truculência como até mesmo tentar invadir o quartel da Polícia Militar uma certa época, para agredir o desafeto seu. Na verdade, todos os valentões que apareceram em Paraupebas já estão debaixo do chão. O que não devemos aceitar, é que parentes de alguém que morre em conseqência de suas próprias ações em vida, queiram transformar seus entes-queridos em SANTOS e ANJOS após a sua morte.
Um grande abraço. Valter Desiderio Barreto, jornalista, escritor e pioneiro em Parauapebas.

Anônimo disse...

è a visão de um filho; mas fica o provérbio: Quem semeia vento, colhe o vendaval.

Anônimo disse...

O depoimento é de um filho...todo filho admira o pai...Mas não é a opinião de quem o conheceu, certamente.

Blog do Valter disse...

Obrigado meu grande amigo e colega Waldir Silva, ícone da imprensa escrita de Parauapebas e região Norte do Brasil, por teres postado meu comentário sobre a defesa que Anderson faz do seu pai após seu fim trágico, que mais cedo ou mais tarde, aconteceria. Por isso que você faz a diferença como profissional competente e dígno dos meus respeitos e consideração amigo! Sua imparcialidade nesta área profissional que você domina e se destaca diante da maioria dos ditos "jornalistas" de Parauapebas e o Pará como todo, é que lhe transformou no OCONCUR da Imprensa paraense e brasileira. Não existe concorrentes prá você nesta nobre área do jornalismo brasileiro! Você é o máximo meu amigo, o resto é resto. Abraços. Seu amigo e colega Valter Desiderio Barreto.

Anônimo disse...

Como uma pessoa pode dizer ou melhor escrever que seu pai SÓ matou duas pessoas com tanta naturalidade. Quando q o estado do Pará vai largar de ser tido como uma "terra sem lei"? Espero que sejá rápido, se não daqui uns dias as pessoas vão dizer: meu filho matou SÓ três, meu cunhado matou SÓ quatro, minha mãe matou SÓ dois e assim vai rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

o nome divino boca quente pessoal e porque ele tomou trez tiros na boca ok

solomar maia disse...

olha todo criminoso(bandido) tem seu lado social, assim foi LAMPIAO, OS IRMAOS(JAMES-americanos), os traficantes dos morros cariocas, mas é um bandido e tira vidas humanas, o unico permitido que pode cesear-nos de ir e vir é o estado...admiro a coragem deste boca quente, mas era um fora-da-lei...NAO EXISTE VALENTAO DE CABELOS BRANCOS E NEM CEMITERIOS DE MEDROSOS....OUTRA COISA pistoleiros matam pra ganhar dinheiro e ao pra demonstrar ato de coragem, a função do pistoleiro é matar, seja pela frente ou por tras.....

Wanderson Antunes disse...

Caro companheiro incrédulo de resposta se digo que meu pai só matou duas pessoas certamente não estou me referindo que ele matou poucas pessoas, pós uma vida não tem preço quanto mais duas assim como a dele também não tem, mas si respondendo a pessoas como você que meu pai nunca foi matador de aluguel como alguns querem acreditar!

Anônimo disse...

Essas pessoas que fala que meu pai foi pistoleiro e porque nunca oconheceu meu pai foi um homem muito bom.

Blog do Valter disse...

Boa noite meu caro amigo e colega Waldir Silva!

Estou me sentindo muito feliz por ter sido o provocador dos comentários sobre a morte do "santinho" DIVINO BOCA QUENTE. Só assim, milhares de pessoas no mundo ficará sabendo o verdadeiro perfil daquele que em vida, não sabia o que era respeitar a vida humana, através da manifestação de vários leitores do seu magnífico blog, desmascarando assim, a imagem de "bom rapaz" e "homem bom" que seu filho Wanderson Antunes, tenta passar para as pessoas. É só fazer uma enquete em Parauapebas entre a população que conheceu a truculência do já falecido, para saber o que pensam dele, que o resultado será decepcionante para seus familiares.Só existe tres categorias de pessoas no mundo que defende bandidos e criminosos: SEUS FAMILIARES, ADVOGADOS, E QUEM SE BENEFICIA COM AS AÇÕES DO MESMO.Quem foi que disse que ser bandido é só quem tira a vida de alguém? Será que a população de Parauapebas já esqueceu que o "Divino Boca Quente" foi o intermediário na negociação com fins lucrativos na desistência do ex-candidato a Prefeito de Parauapebas NEI EGNO, que na época seria o eleito de acordo as pesquisas do IBOPE? O Nei recebeu na época de sua desistência do grupo político corrupto tendo o atual Vereador Faisal Salmen como o cebeça da negociação, a bagatela de SETECENTOS MIL REAIS e o "Divino" receberia CEM MIL na "empreitada".O ex-candidato corrupto recebeu seu dinheiro e sumiu para outro município do Pará e o "Divino" recebeu só uma parcela do prometido, ficando a outra parcela para receber após a negociação, o que não aconteceu, criando um clima de animosidade entre o falecido e o grupo do FAISAL SALMEN.Pergunto ao filho do Divino se tal atitude não podemos demoná-la de CORRUPÇÃO, MARACUTAIA, e VANTAGENS ÍLICITAS praticada pelo seu genitor falecido e a máfia política de Parauapebas que ainda continua enraizada no município que vi nascer? "QUEM DIZ O QUE QUER,OUVE O QUE NÃO QUER".Teria sido mais inteligente se o filho do Boca Quente não desejasse se promover com o assassinato do seu pai e ficasse calado, a exemplo do que tentou fazer quando o mesmo fôra preso por um dos crimes que praticara e me procurou para fazer uma matéria criticando a atitude do Ministério Público por cobrar punição pelo crime de morte praticado pelo "fora da lei" "DIVINO BOCA QUENTE".Só estou aguardando os "historiadores" de Parauapebas publicarem seus livros contando a história do município, para publicar o meu. Porque tudo aquilo que esconderem da população, eu publicarei no meu.

Meu grande abraço grande "DINOSSAURO" da imprensa escrita de Parauapebas, do Pará e do Brasil, colega Waldir Silva.

Valter Desiderio Barreto-Escritor,Teólogo e Jornalista.

Anônimo disse...

valter vc ta de parabéns o anderson ta querendo aparecer pegando carona com o nome do pai que era uma pessoa que matava para ver a queda.Anderson nao reme cotra a maré, seu pai era um bandido tente acalmar seus irmãos mais novos, pois não conheceram o pai que tinha, vc como irmão mais velho tem essa obrigação.

Blog do Valter disse...

Boa tarde meu grande amigo e ícone da imprensa brasileira Waldir Silva!

Estou enviando este comentário para agradecer o "valter vc ta de parabéns..." do anônimo que você postou seu comentário no seu blog a respeito da atitude do Anderson em querer transformar seu pai em "MÁRTIR", da moral e dos bons costumes, tendo um final de vida compatível com o histórico de sua vida pregressa. Não estou sendo injusto e nem tentando denegrir a imagem do "Divino Boca Quente", quero apenas tornar público o que representou para a sociedade parauapebense, àquele que em vida, viva ao arrepio da lei. Não que eu concorde com justiça com as próprias mãos, para isso é que existe a justiça humana e a Divina, eu disse DIVINA, e não "Divino". Quando a humana falha, a Divina funciona. A Palavra de Deus nos diz que "Um abismo chama outro abismo". Salmo 42:7. Infelizmente ou felizmente, sou um "arquivo vivo" em Parauapebas, conhecedor da vida pregressa da maioria dos pioneiros desta cidade, ao ponto de ter que abandonar a minha história que construir aí por 24 anos como um dos seus pioneiros, para não ser assassinado pelos meus oponentes que nunca tiveram a competência de resistir-me diante da minha atitude de repúdio a seus comportamentos incompatíveis com quem deseja conviver na sociedade de forma civilazada e harmoniosa, com os princípios de valores morais e éticos que devem reger a vida de uma comunidade.Quem acompanhou a minha tragetória de vida aí nesta cidade que ajudei a construir ao longo dos 24 anos em que prestei relevantes serviços a população, sabe que sou um dos maiores alvos e candidato a "próxima vítima" de assassinato de alguns políticos de Parauapebas como o atual vereador FAISAL SALMEN e sua ex-esposa, atual Deputada Federal BEL MESQUITA.
Ainda sobre o Anderson, concordo com o amigo anônimo quando pede para acalmar seus irmãos mais novos, porque da forma que ele está agindo, pode surtir efeito contrário, aos muitos desafetos que seu pai construíra e deixara em vida, que percebendo que os filhos do falecido deseja "honrar" o nome do pai, procurando "Renovar a história sanguinária do seu pai" conforme a afirmação do mesmo em sua "homenagem póstuma" "Essa história não acaba com sua morte, apenas se renova, pois ele deixou muitas sementes que já produziram outras e que vão ficar por muitos e muitos anos na cidade que ele escolheu pra viver e morrer". Poderão dar o mesmo destino aos seus irmãos de forma precoce como aconteceu com seu pai, para que não venham ser vítimas dos mesmos.
Para concluir, quero refrescar a mente de quem já esqueceu, que o motivo do "Divino Boca Quente" ter sido o "negociador" da desistência do ex-pré candidato a Prefeito praticamente eleito em Parauapebas, NEY EGNO, era porque os dois eram EMPREGADOS do LÁZARO JOSÉ VELOSO, conhecido por "SERRARIA".Com certeza, nessa tal negociação de BASTIDORES até o "patrão" deu seu palpite DECISIVO.Também naõ devemos esquecer que uma grande e respeitável revista de circulação nacional, fez uma matéria discrevendo o perfil periculoso do finado "DIVINO BOCA QUENTE".
Por hoje já chega.
Obrigado Waldir Silva, pela grande contribuição que você tem dado a sociedade parauapebense em conhecer as verdades dos fatos, que fazem parte da história de Parauapebas!

Um grande abraço.

Seu amigo, colega e fã de carteirinha, escritor e jornalista Valter Desiderio Barreto.

Wanderson Antunes disse...

Caro companheiro de imprensa Walter não estou de forma alguma tentando fazer imagem de bonzinho do meu pai, tanto porque ele não precisa disso, gostei de ver que você trouxe átona historias antigas e não pertinentes a situação do homicídio de meu pai mas quem sabe um dia será interessante você contar essa historia ao ministério publico ai vou gostar mais de ver que você tem a mesma disposição. E para o companheiro que diz que meu pai era pistoleiro de profissão que sai da covardia do anonimato e prove que ele já recebeu algum valor para fazer esse tipo de serviço, pois até onde eu sei e maus irmãos sabem meu pai foi sim um homem honrado que sempre ganhou dinheiro com seu trabalho suado.

Warley da Silva Antunes disse...

Vc anonimo que fala mal do meu pai porque não mostra quem vc e.

um Homem no asfalto disse...

meus caros filhos do boca quente vocês já estão querendo colocar uma 380 na cintura e colete também vão lá, vão honrar o nome do pai de vocês do mesmo modo que ele faria, a sociedade de parauapebas já espera por isso.