segunda-feira, 3 de março de 2008

Regulamentação da profissão de motorista

Após um ano de muita luta e articulação, envolvendo entidades representativas dos motoristas profissionais de todo o país, finalmente encontra-se na comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados o projeto de lei 99/07, do deputado federal Tarcísio Zimmermann (PT-RS), que regulamenta o exercício da profissão de motorista. O projeto foi aprovado pela Comissão de Trabalho da Câmara.
O projeto prevê, dentre outros, aposentadoria após 25 anos de serviço; seguro obrigatório, treinamento e qualificação para o cargo nas empresas; proibição do exercício de atividades diversas além da direção do veículo (por exemplo, além de dirigir, ter que cobrar a passagem).
"É surpreendente que até o presente momento não tenha ainda uma lei regulamentando a profissão do motorista, uma categoria essencial para o desenvolvimento do país e que está exposta a exigências e a desgastes muito grandes, em virtude das condições do trânsito no Brasil", diz Tarcísio Zimmermann.
Depois de tramitar na CCJ, o PL segue para o Plenário da Câmara.

5 comentários:

Anônimo disse...

sera que agora vai nos motorista da paraiba estamos sofrendo muito com as exploraçao dos empresarios trabalhando mais de 10 horas diarias sem receber horas extras

Anônimo disse...

os jornais da paraiba nao divulgam qualquer infomaçao sobre esse assunto nos motoristas ficamos sem informaçao

maria.dantas78@hotmail.com disse...

E um caso serio a situação dos nossos motorista daqui do rio grande do norte mas estamos esperando que os nossos governantes olhe mais para nós trabalhadores,pois nossa situação salarial esta pessima.

Anônimo disse...

Ja esta indo para mais de 23 anos de discusão esta matéria, nossa importancia ja estamos cansados de saber,sera que algum politico discute a importancia de um comandante da aviação civil??...acho que não principalmente as quartas feiras na agonia de ir embora de Brasilia....se continuarmos somente reclamando vamos ficar mais 23 anos sem nossa regulamentação...vamos parar de olhar pro próprio umbigo e unir forças pra cobrar dos que estão lá em Brasilia no bem bom preocupados com os comandantes e nem aí para nós mortais motoristas.

Anônimo disse...

tomara que os sindicatos tambem não se vendam por tão pouco. igual ja temos vistos nos anos que se passaram. e a clase de motoristas continuan na mesma sempre. e que a clase tambem seja unida igual os bancarios. quando ouver paralização que sejan unanímes uniformes tanbem en todo o paiz,