domingo, 16 de março de 2008

Onze municípios são beneficiados com telecentros de informática

Os municípios de Bannach, Canaã dos Carajás, Goianésia do Pará, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Pau D'árco, Piçarra, Santa Maria das Barreiras, São Geraldo do Araguaia, Sapucaia e Xinguara serão contemplados com telecentros a serem implantados em parceria entre o Ministério das Comunicações e as prefeituras locais, através de intermediação do deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA).

Cada Telecentro será dotado de um computador-servidor, dez computadores em rede, data show (projetor multimídia), roteador wireless, impressora a laser, central de monitoramento remoto (câmera de vídeo), onze estabilizadores, onze mesas para computador, mesa para impressora, mesa do assistente, armário e vinte e uma cadeiras multiuso.

Caberá às prefeituras a disponibilização do imóvel onde funcionará o Telecentro, providenciar a segurança, conservação e manutenção das instalações e dos equipamentos, sem qualquer outro custo para os cofres do município.

O Telecentro permite que a comunidade disponha de cursos e treinamentos presenciais e à distância, informações, serviços e oportunidades de negócios, visando o fortalecimento das condições de competitividade da microempresa e da empresa de pequeno porte e o estímulo à criação de novos empreendimentos.

Os telecentros servem como instrumento para aproximar os empresários, as instituições públicas e privadas, as organizações não-governamentais e a sociedade em geral.

O acesso aos computadores do Telecentro será gratuito para a comunidade. "Como a informática está muito avançada, vários serviços como a emissão de boletos, carnes e até o preenchimento do Imposto de Renda podem ser realizados através de um computador conectado à internet", explica Giovanni Queiroz. (Val-André Mutran)

Nenhum comentário: