sábado, 3 de agosto de 2013

Vale expõe fotos do Projeto de Conservação de Araras-azuis

Até o próximo dia 11, o trabalho realizado no Projeto de Conservação das Araras-Azuis na Região do Mosaico de Carajás, desenvolvido pela Vale, pode ser conferido em belas imagens do renomado fotógrafo ambiental João Marcos Rosa, no Unique Shopping Parauapebas.
Para fazer as imagens, João Rosa acompanhou os pesquisadores do projeto nas atividades de campo. O projeto começou no final de 2012, quando a Vale firmou convênio com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para promover a conservação da espécie. O trabalho é desenvolvido por meio do monitoramento de indivíduos, ninhos e filhotes. Além disso, o convênio prevê a realização de atividades educativas voltadas para empregados da mineradora e para a comunidade.
Arara-azul-grande
Anodorhynchus hyacinthinus, mais conhecida como arara-azul-grande, é o maior psitacídeo (animal com bicos fortes e capazes de alimentar-se de frutos duros) do mundo. Atualmente, a espécie é considerada vulnerável, com um número de 6.500 indivíduos de vida livre no Brasil, distribuídos em três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Na região do Mosaico de Unidades de Conservação de Carajás, município de Parauapebas, onde a Vale está inserida, a espécie ocorre naturalmente. O Projeto Arara-Azul conta ainda com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). (Assessoria de Imprensa da Vale)

Nenhum comentário: