quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Vale e prefeito Valmir apresentam a vereadores projeto de duplicação da Estrada Faruk Salmen

Atendendo a uma convocação feita pelos vereadores, representantes da Vale estiveram presentes na Câmara Municipal de Parauapebas, nesta terça-feira (13), para tratar do projeto de duplicação da Rodovia Faruk Salmen. O prefeito, Valmir Mariano, que foi convidado, também esteve presente, juntamente com os secretários de Obras, Dário Veloso; e de Urbanismo, Raimundo Augusto Neto.
Participaram da reunião o presidente da Câmara, Josineto Feitosa (PSDC); Euzébio Rodrigues, Israel Pereira (Miquinha) e Eliene Soares (PT); José Francisco Pavão (PTB), Bruno Soares e João do Feijão (PP); Charles Borges (PSD), Odilon Rocha (PMDB), Major da Mactra (PSDB), Maridé Gomes (PSC) e Ivanaldo Braz (PDT).
O gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional da Vale, João Carlos Henriques, informou que houve uma mudança no projeto. A princípio, foi elaborado um convênio que previa que a execução da obra seria de responsabilidade da prefeitura. Já a mineradora ficaria responsável pela elaboração do projeto e por um repasse de R$ 23 milhões. Este convênio não chegou a ser assinado, devido o período eleitoral.
Além disso, de acordo com o vereador Miquinha, a obra não foi iniciada porque a administração municipal anterior constatou que os recursos seriam insuficientes para concluí-la.
Valmir Mariano informou que logo após assumir a prefeitura pediu uma reavaliação do projeto. Ao se inteirar da situação, constatou que seria mais viável e rápido se a Vale executasse a obra. Uma nova proposta foi feita. “Dependemos agora da aprovação do Conselho Administrativo da Vale. A nossa pretensão é de que a obra comece em outubro”, frisou o prefeito.
João Carlos Henriques informou que ainda esta semana a minuta do convênio deve ser encaminhada para o prefeito.
Segundo o secretário Dário Veloso, a obra, que prevê a duplicação de 9 quilômetros da Estrada Faruk Salmen e 1 da Rua 16, deve custar cerca de R$ 90 milhões. Será necessário desapropriar 11 imóveis ao longo destes percursos.
Na oportunidade, os vereadores solicitaram a implantação de ciclovias e passarelas no projeto, para garantir à população um acesso mais seguro. O gerente de Meio Ambiente se comprometeu a levar as reivindicações para o Conselho Administrativo da Vale.
O presidente da Casa, Josineto Feitosa, solicitou aos representantes da Vale e ao prefeito que mantenham a Câmara informada sobre o andamento do projeto. “Queremos participar, saber o que está acontecendo, para que a gente possa contribuir”.
Ao final da reunião, ficou definido que outro encontro será marcado com os vereadores para que seja dada a resposta a respeito das ciclovias e do início exato das obras. (Nayara Cristina/Ascom CMP)

Nenhum comentário: