domingo, 11 de agosto de 2013

Campanha de combate à hepatite B e C orienta salões de beleza

Irisvelton Silva
Profissionais da Secretaria de Saúde (Semsa) de Parauapebas percorreram na última sexta-feira (9) alguns estabelecimentos do município que prestam serviços de manicure, pedicure e outros tipos de embelezamento, como estúdio de tatuagem. O objetivo da ação foi orientar profissionais e clientes quanto aos cuidados que devem ser observados para evitar contrair hepatites B e C.

Coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde, a equipe da Semsa contava com servidores da Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Coordenação de Imunização.

Durante as visitas, foram realizados testes rápidos para diagnosticar casos de hepatites B e C com resultado em 15 minutos. Também foram entregues kits individuais básicos de manicure e pedicure, além de informativos com orientações sobre os cuidados que cada um deve tomar. O coordenador do CTA, Alan Miranda, também conversava com proprietários e clientes sobre a importância da esterilização dos instrumentos para tratar e pintar unhas.
Na avaliação de Idelma Divino da Silva, proprietário de um salão de beleza na Rua A, a iniciativa da prefeitura foi “bastante louvável, porque, por mais que tenhamos cuidados com a higienização dos instrumentos, a gente tem que reforçar essa atenção, para evitar o contágio de doenças”, reconhece, acrescentando que muitas de suas clientes levam seus próprios materiais para receber os serviços.
A cliente Evelin Souza Correia também elogiou a campanha de orientação e combate de hepatites nos estabelecimentos de embelezamento e aproveitou para submeter-se ao teste rápido de detecção da doença.
Para o diretor da Vigilância em Saúde, Marcelo Cláudio Monteiro, é importante que os estabelecimentos de beleza substituam suas tradicionais e antigas estufas por autoclaves para esterilização dos instrumentos utilizados nos serviços de tratamento e pintura de unhas e produção de tatuagens, para prevenir-se de hepatites e outros tipos de doenças transmitidas pelo contato sanguíneo.
“O próprio cliente deve ter o cuidado de levar seus instrumentos devidamente esterilizados para receber os serviços que precisam nos salões de beleza e estúdios de tatuagem, ou então exigir que os estabelecimentos tenham autoclaves”, orienta Marcelo Monteiro.
A campanha de orientação e combate de hepatites vai continuar a ser realizada esporadicamente nos estabelecimentos de embelezamento de Parauapebas. (Waldyr Silva/Ascom PMP)

Nenhum comentário: