terça-feira, 17 de julho de 2007

Programa ‘Cidadão do Futuro’ leva inclusão digital aos jovens

Estudantes recebem todo material gratuito

Criado e mantido com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Parauapebas, o Cidadão do Futuro é um programa de inclusão digital, inaugurado pelo prefeito Darci Lermen em 14 de maio deste ano.
No programa são atendidos inicialmente jovens oriundos de famílias com baixa renda, selecionados mediante pesquisa sócio-econômica, inseridos na rede de ensino público, na faixa etária de 14 a 18 anos.
Cerca de 600 alunos são atendidos a cada 90 dias com formação em IPD, Windows, Word, Excel, Power Point e Internet, com carga de 60 horas, um aluno por computador, funcionando de segunda a sábado, no horário das 07h30 às 12h30 e das 13 às 18 horas.
Os jovens recebem gratuitamente material didático, camisas de uniforme e ao final do curso os que obtiverem aproveitamento, de acordo com critérios de aprovação, são agraciados com certificados de conclusão.
O Cidadão do Futuro funciona em área construída de 270 m², divididos em recepção, sala de administração, cinco salas de aulas, área de circulação, e sanitários feminino e masculino.
Localizado na rua F nº 270, bairro União, o prédio é equipado com 55 computadores de última geração, sistema central de climatização e de informação visual em tela televisiva, além de bebedouros.
O projeto conta com dois ônibus exclusivos para transporte dos alunos, fazendo rota circular na cidade em todos os horários.
De acordo com o prefeito Darci Lermen, o investimento do programa na implantação foi na ordem de R$ 250 mil e a manutenção mensal, envolvendo pessoal, transporte e expediente, está orçado em aproximadamente R$ 50 mil.
Os alunos são atendidos por 21 servidores nas funções de coordenadores pedagógico e administrativo; instrutores de salas (10), secretárias de atendimento (duas), auxiliares de serviços gerais (4) e vigilantes (3).

Nenhum comentário: