terça-feira, 10 de julho de 2007

Ibama concede licença para usinas do rio Madeira

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) concedeu nesta segunda-feira (9) licença prévia para duas usinas hidrelétricas do rio Madeira (RO).
Segundo a assessoria de imprensa do Ibama, o instituto estabeleceu 33 condicionantes ao empreendedor para que o processo seja finalizado, mas que "não comprometem o empreendimento".
Entre as condicionantes estão a criação de programas para monitoramento da sedimentação, medição periódica da concentração de mercúrio e acompanhamento do período de reprodução dos peixes.
Além da licença prévia, que já permite que a usina vá a leilão, para entrar em funcionamento ainda são necessárias as licenças de instalação, que libera as obras, e de operação.
Apontadas como fundamentais para a matriz energética brasileira, as hidrelétricas do rio Madeira podem acrescentar 6.500 megawatts (MW) à capacidade de geração do país a partir de 2012-2013. O projeto, porém, tem enfrentado uma série de dificuldades na área ambiental e atrasos no licenciamento.

Um comentário:

Wilson disse...

Pelo que sei em minhas andanças sertão adentro, Madeira na época da cheia é um misto de tributário ocioso e canal de navegação que une Porto Velho a Manaus ao meio a uma planície. Fazer leilão de energia de uma possibilidade tão remota, é mesmo que anunciar a venda da Torre Eiffel antes de adquiri-la aos franceses.