domingo, 15 de julho de 2007

Comentário de um escritor

Comentário sobre o post "Outdoors de vereadores":

Eu particularmente, acho um grande acinte a população de Parauapebas, que paga o salário desses "pseudos-representantes do povo", que antes de se elegerem, ninguém sabe suas datas de nascimento, porque são figuras "estranhas" na comunidade, assim que se elegem, começam a mostrar as "unhas" ao povo que os colocou no Legislativo.Lógico, "dá esmola" com dinheiro alheio é muito bom, "fazer filhos" em mulheres alheias, é muito fácil, então, como depois que se elegem, nadam em dinheiro fácil, e como não têm em que gastar esses "parasitas" do poder público, "escória" da sociedade, esnobam com a população, se auto-homenageando, espalhando placas por toda a cidade, em nome de alguém ou de alguma instituição,como se o povo não soubesse que agem dessa forma,é só como forma de exibição para dizer que os mesmos têm prestígios junto aos "seus patrocinadores fantasmas", porque na verdade, tais despesas são pagas com o nosso dinheiro através de nossos impostos pagos em tudo aquilo que compramos.Pergunto: Com que objetivo uma pessoa dita "amiga", ou instituição qualquer, pública ou privada, se preocupam em homenagear uma "otoridade" pública eleita pelo povo, para servir de EMPREGADO do povo, tira do seu bolso, ou de seus cofres um importância equivalente a Cinco Mil Real, para fazer homenagens no dia de seus aniversário, sem visar nenhum interesse pessoal? Será que porque esses indivíduos depois que se investem do "manto" de autoridade e ocupam cargos de destaques na comunidade passam a ser mais importante do que as demais pessoas da população? Quem mereceria ter seus nomes todos os dias expostos e divulgados em comemoração a data de seu nascimento, eram as crianças desnutridas do nosso município por falta de alimentação, pela omissão desses "mercenários representantes do povo" que não se sensibilza com a miséria dos pais e mães de famílias que se encontram desepregadas na nossa cidade, sem poder adquirir o mínimo de alimento necessário para matar a fome de suas crianças; Quem merecia ter seus nomes estampados em outdoors são todos os moradores do município que são responsáveis pela manutenção desses "peso morto" do município e da nação, até a próxima eleição, porque todos os moradores considero heróis anônimos por ser obrigados a manterem com seus parcos salários, as mordomias dos mesmos. Por isso mesmo, estou criando um movimento a partir de Belém, para recolher Um Milhão de assinaturas, para a criação de um projeto de Lei, acabando com salários de vereadores, a exemplo da Europa, que lá, vereadores prestam esse serviço, de forma gratuíta e voluntária, após seu dia de trabalho. Não justifica, um empresário no nosso município, que ganha muito mais do que um vereador durante seu período de mandato, gastarem mundos e fundos para se elegerem vereador, com a desculpa de que é para servir a população, o que depois de eleito, ninguém os vê fazer nada em prol de ninguém, e sim dele e de seus familiares, e se fizer "algo" por alguém, não passa de "esmolas" que dão para o pobre "necessitado" e com a garantia de que na próxima eleição, tem que votar nele.Teria mais coisas para abordar aqui, mas prefiro deixar espaço para os demais visitante desse importante e democrático Blog, se expressarem também. Deixo meu abraço a todos.
Valter Desiderio Barreto-Teólogo e escritor (e-mail: valterbt@gmail.com)

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu Caro Valdir, os custo com os painéis, são pagos pela propria Cãmara Municipal, como se vê no painel. Não tem nenhum empresario custeando as despesas das homenagens. O senhor Valter Desiderio, deveria ler melhor as mensagens contidas nos painéis.
Perguntar não ofende? porquer tando odio e tanta magoa com os vereadores? antes não sai da Camara atrás de passagens e patrocinios, agora, como cortaram a babinha vem o odio.

Anônimo disse...

Anonimo das 9:59, concordo plenamente contigo, com certeza muitos desses auais vereadores não estarão na posse na proxima legislatura. Mas o que me causa especie é que o proximo cenário e ainda mais assustador do que o atual, porquer vem aí: Negão do ferro velho, Dantas, Miquinhas, Valter Desidrio, Fenelon, Claudo Almeida e outros com as mesmas qualificações.
Um grande abraço

Anônimo disse...

"COMENTÁRIO DE UM ESCRITOR"

Só irei me reportar ao infeliz e mentiroso cometário que os defensores dos vereadores de Parauapebas fazem a meu respeito neste inteligente e oportuno espaço criado pelo meu grande amigo jornalista Waldir Silva, e um dos grandes ícones do jornalismo de região amazônica, em respeito e consideração a população de Parauapebas.Gostaria de dizer que estes dois que saem em defesa dos "nobres edís" dos quais sempre me insurgir não só em Parauapebas como nas demais ciaddes brasileiras, têm todo o direito de assim agirem, devem ter motivos de sobra para defende-los. Quem sabe não sejam seus acessores, parentes e amigos beneficiados pela benéssie do poder ostentados pelos mesmos? Quem conhece a minha trajetória aqui em Parauapebas desde a década de 80, sabe muito bem que não me prestaria a vive pedindo passagens de transportes e patrocínios para satisfazer interesses pessoais.A única vez que procurei algum vereados para me ajudar em uma viagem com destino a Brasília exatamente para representar o nosso município junto ao Ministério da Justiça, denunciando a Companhia Vale do Rio Doce, quando pelo crime ecológico cometido contra uma plantação de açaí, na reserva florestal no entorno de Carajás, e que diga-se de passagem, deu resultado, a então Presidente da Cãmara de Vereadores na época, Percília, só me deu uma passagem de ida, a de volta, graças a um grande amigo meu Augusto, gerente dos Correios de Parauapebas, foi quem me socorreu. Estou saindo candidato no próximo ano sim, mas minha pretensão é totalmente diferente dos demais nomes citados no cometário dos "doentes" pelos vereadores de Parauapebas.Meu objetivo principal é criar uma Lei, acabando com salários de vereadores, conforme já noticiado em dois jornais da cidade. Prá que prova de transparência nas minhas pretensões em ser vereador neste município do que esta? Inclusive, já comecarei ainda este ano, a recolher Um Milhão de assinaturas para o meu projeto ser transformado em Lei através do Congresso Nacional. Que tal vocês dois que não tiveram a coragem de assinarem seus nomes nesse comentário maldoso e infeliz, se aliar a mim, e começar também a colher assinaturas aqui em Parauapebas para acabar com essa "farra" feita com o dinheiro do contribuinte pelos "nobres representantes do povo"? Para finalizar, façam uma pesquisa de opinião pública na cidade, perguntando se a população apoia essa minha iniciativa e se a maioria está satisfeita com a atuação dos vereadores da nossa cidade. Com certeza, vocês se espantarão com os resultados, porque 99% responderão a meu favor, ficando vocês dois e alguns beneficiados pelos seus "padrinhos" do ledo deles. "quem diz o que quer, ouve o que não quer". A propósito, o que vocês dois já fizeram de útil para a populção de Parauapebas? Com certeza, mais do que eu, nada.
Valter Desiderio Barreto. Escritor e teólogo.

Blog do Valter disse...

"COMETÁRIO DE UM ESCRITOR"

Quero ratificar aqui, o comentário que fiz sobre o comportamento dos vereadores do município de Paraupebas, que causou tanto mal estar a possivelmente dois de seus defensores, ou quem sabe, beneficiados pelos mesmos, que manifestaram-se em comentários infelizes e falsos, em relação a minha pessoa, neste espaço democrático e inteligente, criado pelo meu ilustre amigo Waldir Silva, um dos "ícones" do jornalismo do Norte do Brasil. Só gostaria de fazer uma correção a afirmação do indivíduo que diz que eu vivia pedindo passagens e patrocínios aos vereadores. Quem conhece a minha trajetória aqui em Parauapebas desde a década de 80, sabe que esse elemento está mentindo. Nunca dependí de vereadores e nem políticos para sobreviver aqui no município. A única vez que procurei a Câmara de Vereadores desta cidade para solicitar uma passagem, foi quando a Vereadora Percília era Presidente da mesma, e que precisei ir a Brasília denunciar a Companhia Vale do Rio Doce junto ao Conselho dos Direitos Humanos da Cãmara Federal, sobre a destruição de um açaizal na área de preservação em Carajás, denominado de FLONA, e que deu resultados, porque fui em nome da população de Parauapebas, e na ocasião, só recebi uma passagem de ônibus só de ida, a volta, graças a generosidade do meu amigo Augusto, gerente da agência dos Correios de Parauapebas, que me doou a passagem de de volta. E quero aqui fazer um desafio aos defensores dos vereadores de Parauapebas. Faça uma pesquisa na cidade perguntando quem está satisfeito com a atuação dos mesmos e quem está de acordo com a minha opinião sobre os mesmos. Com certeza, a decepção será muito grande, porque tenho certeza que 99% irão dar resposta negativa sobre a atuação e ao comportamento dos "nobres edís" do município mais rico em potencial do Brasil que é Parauapebas. Quanto ao "comentarista doente pelos vereadores" dizer que tenho ódio pelos mesmos, também não é verdade, tenho é desprezo pelos tais, até porque, desde que Parauapebas atingiu sua categoria de município, sempre tive minha atitude de crítico em relação a atitude do legislativo que na verdade, nunca atuou como "representante do povo", e sim como representante dos bolsos de seus membros. Concluindo, quero afirmar que sou candidato sim a uma vaga de vereador em 2008, mas desde já, estou apresentando meu primeiro projeto que pretendo torná-lo em Lei, que é exatamente acabar com salários de vereadores, a exemplo do que occorre na Europa, que vereador lá, é um cargo voluntário, exercido por operários que após seu dia de trabalho, serve a sua comunidade prestando esse relevante serviço indispensável para a população. E para não dizerem que é uma manobra minha para conquistar votos dos eleitores, é que já estou preparando documentos para recolher Um Milhão de assinaturas em apoio a esse meu projeto, para enviar ainda esse ano ao Congresso Nacional. Então, posso afirmar que meu interesse em sair candidato, é muito diferente daqueles que relacionam no infeliz comentário a meu respeito. O pior, que os tais "comentaristas" não assinam seus nomes com receio de serem identificados, enquanto que eu, Valter Desiderio Barreto, assino tudo que escrevo.

Anônimo disse...

Caro amigo Waldyr Silva. Quero lhe parabenizar por essa iniciativa de você ter criado esse espaço democrático e imparcial de grande relevência para todos aqueles que gostam da boa e séria informação.
Um grande abraço do seu amigo virtual que visita esse blog todos os dias. O Valter Desiderio Barreto, está coberto de razão pela sua manifestação em relação as atitudes dos Vereadores de Parauapebas. Comungo com ele em tudo aquilo que ele diz.