domingo, 8 de julho de 2007

Agricultura orgânica

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) divulgou um documento sugerindo a agricultura orgânica como melhor caminho para garantir a segurança alimentar.
O documento foi apresentado na Conferência Internacional sobre Agricultura Orgânica e Segurança Alimentar, realizada em Roma entre os dias 3 e 5 de maio de 2007 e propõe políticas e pesquisas para o aprimoramento da performance da agricultura orgânica no mundo.
“A característica mais marcante da agricultura orgânica é que ela está baseada no uso de insumos disponíveis localmente e na independência em relação a combustíveis fósseis. Trabalhando com processos naturais, estes sistemas reduzem os custos de produção e aumentam a resiliência dos agro-ecossistemas ao stress climático”, diz trecho do documento.
Ele também cita modelos de produção orgânica e afirma que o sistema poderia, sim, alimentar toda a população mundial. O texto incita governos a investirem no setor e insiste que se invista em recursos humanos e treinamento em agricultura orgânica como parte de suas estratégias para o desenvolvimento sustentável no mundo.
Leia a íntegra do documento da FAO, em inglês.

Nenhum comentário: