domingo, 29 de julho de 2007

Paysandu perde para Araguaina em 2 a 0

O Paysandu perdeu neste domingo (29) por 2 a 0 para o inexpressivo Araguaína (TO), em Belém, e não tem mais chances de classificação na Série C. O time torcia por outros resultados e o Ananindeua fez sua parte, empatando por 0 a 0 com o Imperatriz ontem (28) no Maranhão.
Papão precisava vencer o Araguaína, mas perdeu diante de quase dois mil torcedores. O time paraense vive sua pior fase desde sua história.

sábado, 28 de julho de 2007

Ananindeua empata com Imperatriz em 0 a 0

O Ananindeua empatou em 0 a 0 com o Imperatriz e passa a ser o primeiro clube paraense garantido até aqui na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C.
Além de garantir vaga, a “Tartaruga”, que jogou em Imperatriz (MA), ajudou diretamente o Paysandu, que volta a ter chances de classificação. Os bicolores estão em último no grupo 3 com apenas 1 ponto.
Neste domingo (29), o Papão precisa vencer o Araguaína (TO) em casa e ainda continuar torcendo pelo Ananindeua, que na última rodada precisa segurar pelo menos o empate contra os tocantinenses fora de Belém. Da mesma forma, o Paysandu tem que derrotar o Imperatriz em casa para avançar.
Ainda na rodada deste sábado (28), a Tuna venceu o São Raimundo em Manaus por 1 a 0 e assumiu a liderança da chave 2 com 9 pontos. O time precisa somente de um empate contra o Nacional (AM) dentro de casa na última rodada para seguir adiante.

Trinta mil pessoas circulam neste mês no trem da CVRD

Novo vagão-lanchonete do trem
Mais de 30 mil pessoas circulam por mês no trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás. Nestas férias, esse número cresceu em 30%. Para atender a demanda no período, o trem circula com 24 vagões, aumentando em pelo menos sete extras.
A orientação da Cia. Vale do Rio Doce, que administra a ferrovia, é que as passagens sejam compradas antecipadamente para garantir a viagem.
Em Parauapebas, os bilhetes ferroviários são adquiridos em dois locais: na PA-275, no box de passagem da Transbrasiliana; e na Estação Ferroviária. Em geral, a comunidade tem um canal direto de comunicação com a empresa: o 0800 285 7000.
Ainda neste ano, a CVRD promete aplicar R$ 3,04 milhões no trem de passageiros, que atende as 23 comunidades localizadas ao longo da ferrovia e adjacências.
Segundo a assessoria da empresa, a cada três meses ela faz pintura de banheiro, troca de cortina a cada 15 dias, pintura da estrutura das poltronas a cada seis meses, entre outros serviços estruturais como placas de segurança e sinalização de emergência.
Recentemente, a Companhia concluiu a montagem de um novo vagão-lanchonete, revestido de aço inox nas paredes e silicato de cálcio antichamas. Foi instalado também um sistema de iluminação antiexplosão.
O carro bagageiro e outros quatro carros também receberam reforma geral. Nove carros ferroviários da classe econômica tiveram suas poltronas restauradas. Foi instalada, ainda, uma janela de emergência na composição ferroviária.

Abertura oficial da III Maspp ocorre dia 6 de agosto

Este ano o evento oferece 15 oficinas
Marcada para o próximo dia 06/08 a abertura da III Mostra de Arte dos Servidores Públicos de Parauapebas (Maspp), às 16 horas, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup).
As inscrições, que podem ser feitas na sede da Coordenação de Treinamento e Recursos Humanos (CTRH) e no próprio local de trabalho do servidor, vão ficar abertas até o próximo dia 3.
De acordo com Alípio Mário Ribeiro, coordenador da CTRH, a terceira edição da Maspp promete ser uma das melhores já realizadas pela prefeitura do município.
Para este ano, o evento oferece 15 oficinas, entre elas artes plásticas, canto, música, vídeo, fotografia, pinturas, escultura, produção de bijuterias, biscuit e outras.
Após a abertura oficial da mostra, dia 6 de agosto, começam as oficinas, que vão até 28 de outubro, Dia do Servidor Público, quando ocorre a culminância da Maspp, no ginásio poliesportivo do bairro Beira Rio.
Uma novidade este ano é que durante a realização dos cursos haverá seleção de pessoas acima de 18 anos para formação do coral municipal.
Valorização do servidor
Para o prefeito Darci José Lermen, a Maspp foi criada para valorizar os servidores públicos municipais, que têm a oportunidade de descobrir seus talentos através da arte, com possibilidade até de aumentar a renda familiar, após o aprendizado nas oficinas.
No encerramento da Mostra de Artes, vários servidores deverão ser homenageados com diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados na prefeitura.

Adiada Assembléia do Plano Territorial Participativo para dia 1º

Prevista para este sábado (28), em Parauapebas, foi adiada para a próxima quarta-feira (1º) a Assembléia Popular Municipal do Plano Territorial Participativo (PTP), um evento do governo do Estado.
O objetivo da assembléia é ouvir as principais reivindicações populares que poderão estar no plano e no orçamento do governo estadual.

Remo perde de 3 a 1 para Marília

O Clube do Remo perde mais uma vez dentro de casa, neste sábado (28) para Marília, e se afunda cada vez mais na zona de rebaixamento da Série B.

Pepino


quinta-feira, 26 de julho de 2007

Recado do novo ministro da Defesa

A história não registra boas intenções, mas o que fazemos e o que deixamos de fazer. Assessor que não conhece os temas mais que o assessorado, só serve para bajulação e proselitismo. Aja ou saia; faça ou vá embora. Palavras do novo ministro da Defesa, Nelson Jobim, na cerimônia de posse da pasta.

Governadora assina títulos de terras de até 100 hectares

A governadora Ana Júlia Carepa assinou, nesta quinta-feira (26), 101 títulos de terra para que sejam entregues a beneficiários de 22 municípios paraenses.
Os processos foram liberados para assinatura após revisão da equipe do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), que verificou as pendências burocráticas ou administrativas, como vistorias incompletas nas áreas e ausência de informações do titulado.
De acordo com o presidente do Iterpa, José Heder Benatti, a titulação realizada se refere a áreas estaduais de até 100 hectares doadas pelo governo do Estado a micro e pequenos produtores rurais, dentro da política de fortalecimento da propriedade familiar.
"Os beneficiários serão avisados sobre a data da entrega, pois aproximadamente mil títulos assinados pelo governo anterior foram engavetados porque não conseguiram encontrar os beneficiários. O título não pode ser entregue a terceiros", explicou o presidente do Iterpa.
A titulação foi garantida a pessoas que possuem moradia e trabalham na área, ou seja, que dependem da atividade agrícola. Não podem ser funcionários públicos, comerciantes ou clientes da reforma agrária (programa do governo federal), nem ter imóveis rurais.
Em breve serão assinados mais 500 títulos. “A previsão é que o número desses documentos cresça de forma exponencial, durante os próximos anos", afirma José Benatti. (Fonte: Agência Pará)

História da descoberta das minas de Carajás

Produção chega hoje a 1 bilhão de toneladas de minério

Geólogo Breno dos Santos descobre as minas de Carajás

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) alcançará em outubro deste ano a marca de um bilhão de toneladas de minério de ferro em Carajás, produzidas desde o início das operações, em 1984.
Em 1967, a busca incessante por novas descobertas era o principal combustível da equipe de geólogos da United States Steel, que sobrevoava a Amazônia em busca de manganês.
Um dos integrantes, Breno Augusto dos Santos, natural de Olímpia (SP), na época com 27 anos, superando o medo de altura, desafiou o destino e descobriu as maiores reservas de minério de ferro de alto teor do mundo - cerca de 17 bilhões de toneladas.
Breno conta que após várias mudanças de planos sobre qual local deveria ser estudado, no dia 31 de julho de 1967 decidiu pousar em uma das clareiras que chamaram sua atenção por ter uma vegetação diferente do resto da Floresta Amazônica.
“Quando o helicóptero começou a baixar, comecei a observar umas manchas pretas e a minha primeira reação era que fosse manganês. Pousamos! A primeira coisa que fiz foi pegar o martelo e quebrar. Na hora que bati no primeiro bloco, vi aquela cor avermelhada, mas o manganês é preto. Pensei: então, é ferro. É canga de minério de ferro! Fiquei pensando: será que tudo aquilo é minério de ferro? Não pode ser. Isso é fantasia da minha cabeça. Fiquei naquela tentação de querer acreditar, mas fiquei com medo de pagar aquele mico”, conta o geólogo.
Breno Santos foi o primeiro a colocar os pés no que viria a ser o maior complexo minerador de ferro do planeta com a operação simultânea de quatro minas a céu aberto: N4E, N4W-N, N5W e N5E.
A abertura da mina de N4E aconteceu em 1984. No final do ano seguinte, a produção chegou a 1 milhão de toneladas de minério de ferro produzidas. No terceiro ano de operação, com a entrada da usina de beneficiamento em escala industrial, com capacidade instalada de 30 milhões de toneladas/ano, foram produzidos em Carajás 13,5 milhões de toneladas de produto final, exclusivamente com o minério da mina de N4E.
Em 2006, foram produzidos 81,7 milhões de toneladas e a meta é chegar a produzir 100 milhões de toneladas de minério. Números que fazem com que a CVRD ocupe a posição de maior exportadora global de minério de ferro e pelotas, comercializando seus produtos para indústrias siderúrgicas do mundo inteiro e, principalmente, para os grandes produtores de aço do Brasil, Europa e Ásia.

José Carlos Soares, diretor do Departamento de Ferrosos Norte, ressalta que ao conquistar a marca de 1 bilhão de toneladas de minério em Carajás, a mineradora reconhece a participação de todos que estão contribuindo para a construção de uma história repleta de superação. (Fonte: Agência Planet)

Conferência de Cidades

Com o objetivo de traçar diretrizes políticas que serão encaminhadas para as conferências bienais estadual e nacional, ocorre neste sábado (28), a partir das 8h30 no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), a Conferência Municipal e Regional de Cidades.
O evento traz os temas “A política de desenvolvimento urbano e as intervenções na cidade”, “Capacidade e forma de gestão das cidades” e “A capacidade de forma de gestão das cidades”, com os subtemas “As intervenções urbanas e a integração de políticas”, “As intervenções urbanas e o controle social”, “As intervenções urbanas e os recursos”, “Capacidade administrativa e de planejamento” e “Estrutura institucional e receitas municipais e ampliação de receitas próprias”.
Além de discutir temas locais, as conferências municipais devem indicar até duas propostas prioritárias em cada um dos cinco subtemas principais para serem encaminhadas à discussão na conferência estadual.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Encerra na sexta-feira ponto facultativo no governo do Estado

Encerra na próxima sexta-feira (27) o período de ponto facultativo decretado pela governadora Ana Júlia Carepa nas três últimas sextas-feiras do mês de julho.
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado em 4 de julho, serviu para "normatizar prática comum nos anos anteriores" durante as férias escolares, uma vez que “os funcionários negociavam diretamente o facultamento das sextas-feiras com as chefias de suas repartições".
De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, na prática os próprios servidores decidem se vão ao trabalho nos dias de ponto facultativo. Funciona como uma falta abonada. No fim do mês, o dia de trabalho é pago normalmente.
De acordo com a assessoria da governadora, o governo não perde com o decreto, pois o corpo administrativo é mobilizado de acordo com a demanda e os serviços essenciais estão preservados. Nesses dias também é ponto facultativo nos poderes Judiciário e Legislativo.

Retratos de Parauapebas (Carajás)8


Como era o movimento no aeroporto de Carajás


Construção do núcleo urbano de Carajás

terça-feira, 24 de julho de 2007

Remo perde de 3 a 1 para São Caetano

Com três gols relâmpagos, em menos de sete minutos do primeiro tempo o São Caetano definiu a partida contra o Clube do Remo, que só teve forças para fazer um único gol de pênalti.
O jogo válido pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2007 aconteceu na casa do adversário, no estádio Anacleto Campanella, na noite desta terça-feira (24).
Com a derrota, o Remo se mantém na 17ª colocação, com 14 pontos - ainda na zona de rebaixamento.

Welney x Faisal

Ainda repercute em Parauapebas o entrevero ocorrido entre o ex-secretário municipal de Fazenda (Governo Bel Mesquita), Welney Lopes de Carvalho, e o ex-deputado estadual Faisal Salmen, ocorrido na última quarta-feira (18), no restaurante Bebericar Comes & Bebes, na Chácara do Sol, em Parauapebas.
Declarado inimigo de Welney Carvalho, ao encontrá-lo no restaurante Faisal Salmen partiu para cima do ex-secretário, mas algumas pessoas que presenciavam o qüiproquó evitaram que os dois se atracassem ou algo pior ocorresse.

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Descobridor de Carajás participa da abertura dos Jogos do 1 Bilhão

Breno Augusto com a tocha olímpica

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) realizou no último sábado (21), no Docenorte Esporte Clube, em Carajás, a cerimônia de abertura dos Jogos do 1 Bilhão, em comemoração à marca de 1 Bilhão de toneladas de minério de ferro produzidos em Carajás, que deverá ser atingida em outubro deste ano.
A abertura contou com a presença do geólogo descobridor de Carajás, Breno Augusto dos Santos, que conduziu a tocha olímpica numa carreata nas instalações da mina de ferro e no Núcleo Urbano de Carajás.
“Desde o descobrimento da mina, Carajás vem me proporcionando muitas emoções. Mas participar da abertura dos Jogos do 1 Bilhão, carregando a tocha olímpica, foi a maior delas. De nada adiantaria uma descoberta se não houvesse quem trabalhasse para a conquista de uma marca histórica para a Vale, o Pará, o Brasil e o mundo”, declarou Breno, emocionado.
Uma partida de futebol abriu as competições, que têm como objetivo promover atividades de lazer e integração para os profissionais da Vale e contratados que atuam em Carajás.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Casamentos e divórcios: espiral do silêncio?

* Washington Araújo
Fico sempre alarmado com a quantidade de casamentos que se transformam em divórcio. Parece estar crescendo assustadoramente. Bem que novas pesquisas poderiam ser feitas sobre esse tema. A questão que mais me toca é: como fica a cabeça dos filhos quando seus pais se separam? Que referenciais passam a ter sobre a instituição tão antiga quanto a do casamento? Sei que as principais causas dos casamentos afundarem são a tal da incompatibilidade de gênios, ou seja, a dificuldade de o casal abrir deste ou daquele hábito ou vício; as dificuldades financeiras, ou seja, o problema que é manter um casamento quando o marido e a mulher passam pela dor do desemprego e também, o desejo de regressar no tempo e viver novamente os tempos de solteirice. Infelizmente os filhos são as maiores vítimas de lares destroçados. Eles ficam divididos e muitas vezes sofrem, calados por não saberem como verbalizar a sua dor, gerando traumas que somente com o tempo irão desaparecer. Não é de hoje que sabemos ser a família a célula-mãe de toda sociedade organizada. Como ajudar no progresso da sociedade se sua célula mãe encontra-se fragilizada? E não será esta a sociedade que daremos de herança a quem mais amamos, os nossos filhos? Pensemos nisso.
* Jornalista, bahá’í e administrador do blog Cidadão do Mundo (http://www.cidadaodomundo.org/)

Jogos do 1 Bilhão começam neste sábado em Carajás

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) realizará no próximo sábado (21) a cerimônia de abertura dos Jogos do 1 Bilhão, em comemoração à marca de 1 bilhão de toneladas de minério de ferro produzidos em Carajás, que deverá ser atingida em outubro deste ano. Um marco histórico para a Vale, o Pará, o Brasil e o mundo.
A festa começará às 16h45, com a saída da tocha dos Jogos do 1 Bilhão da Pêra Ferroviária, carregada pelo geólogo descobridor de Carajás, Breno Augusto dos Santos. O desfile da tocha seguirá nas principais ruas do núcleo urbano de Carajás (Araguaia, Jari, Purus e Tapajós).
Às 18 horas, no Docenorte Esporte Clube, será a vez da abertura oficial dos Jogos com o desfile das equipes, acendimento da pira e apresentações culturais.
Ainda durante o evento haverá barracas de comidas variadas, show com DJ, banda regional e brinquedos infantis para a diversão da garotada.
Uma partida de futebol abrirá as competições, que oferecem 19 modalidades: futebol de campo, futsal masculino, society máster, vôlei, peteca, basquete, atletismo, futvôlei, natação, tênis de mesa, tênis de quadra, dama, trucão, xadrez, sinuca, dominó e buraco.

Deputado justifica, em carta à ACP, criação do Estado de Carajás

Brasília, 13 de julho de 2007
À
Associação Comercial do Pará
Belém – Pará
Att.: Altair Vieira
Prezado Presidente,
A respeito de reportagem publicada no jornal O Liberal, Caderno Política, Coluna Por Dentro, Pág. 04, edição de quinta-feira, 12 de julho, próximo passado, com o título: “Associação Comercial começa mobilização contra divisão do Pará”, vimos através desta, trazer ao conhecimento da Associação Comercial do Pará os seguintes esclarecimentos:
Como autor do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) nº 159-B, de 1992, que versa sobre a autorização plebiscitária com o objetivo de criação do Estado do Carajás, a partir do desmembramento do Estado do Pará, entendo que neste momento, devemos deixar de lado as paixões pessoais e que decorrem de interpretações superficiais das questões maiores do interesse do Estado do Pará.
Na minha ótica, impera o sentimento de que temos desafios inadiáveis a enfrentar, juntos, com o conjunto da sociedade, na busca de mecanismos que possam equalizar a imensa desigualdade social e econômica, fruto da insuficiência e ineficácia das políticas públicas, condenando o Estado a um impertinente modelo de desigualdade. Temos, portanto, a obrigação e dever patriótico de pensar grande e, sobretudo, pensar no Estado do Pará inserido num contexto nacional. Pensar num desenvolvimento maior de todo o território e de toda a população.
O que propomos nada mais é do que dividirmos a gestão, e ao multiplicarmos nossa influência política, de maneira responsável, inteligente, planejada e estratégica, podermos alavancar muito mais o nosso tão almejado desenvolvimento. Um desenvolvimento em benefício de toda a população do Estado do Pará, no sentido de se garantir uma contribuição muito maior ao país.
Nesse sentido, quero propor a Vossa Senhoria promovermos um grande Simpósio no Estado do Pará, com a discussão do tema: “A divisão territorial”, que entendo ser um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento do País. Colocamo-nos, desde já, à disposição para participar desse debate.
Senhor presidente, a demanda por investimentos no interior de nosso Estado é crescente e inadiável. Outras de nossas grandes preocupações são relacionadas aos projetos de ampliação e implantação em curso por empresas do porte como a Companhia Vale do Rio Doce, Alcoa... dentre outras.
São vários os desafios, daí a nossa proposta de um grande encontro e que convoquemos toda a sociedade para este debate.
Atenciosamente,
Giovanni Queiroz

Deputado federal

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Papão perde para o Araguaína

O clube que um dia foi à Libertadores, bateu o Boca Juniors dentro da Bombonera e foi campeão da Copa dos Campeões em pouco menos de três anos não conseguiu passar pelo inexpressivo Araguaína do Tocantins, na noite desta quarta-feira (18).
O time bicolor fracassou diante do chamado Tourão do Norte, fora de casa, perdendo por 1 a 0, e está seriamente ameaçado de não avançar à segunda fase da Terceira Divisão.
Na chave em que estão Imperatriz, Ananindeua e Araguaína, o Bicola segura a lanterna com apenas 1 ponto conquistado em três partidas.
Tuna e Ananindeua
Com um gol do lateral-direito Marquinhos Belém, ainda no primeiro tempo, a Tuna Luso venceu o São Raimundo (AM) por 1 a 0 e se recuperou no Brasileiro da Série C. Apesar do resultado, a Águia é a lanterna do seu grupo.
No Mangueirão, o Ananindeua não passou do 0 a 0 com o Imperatriz (MA) e se manteve na liderança do grupo 3 com 5 pontos, mesma pontuação do Cavalo de Aço.

PRB em rede nacional de rádio e TV

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Republicano Brasileiro (PRB) entra no ar nesta quinta-feira (19) no horário das 20 às 20h05, em emissoras de rádio, e das 20h30 às 20h35, em rede nacional de TV.

PT lidera pesquisa sobre parlamentares mais influentes

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) lançará, na primeira semana de agosto, a 14ª edição dos "cabeças" do Congresso Nacional, uma pesquisa sobre os 100 parlamentares mais influentes do Parlamento brasileiro.
São 73 deputados federais e 27 senadores que, na ótica do Departamento, são os operadores-chave do processo legislativo brasileiro.
O Partido dos Trabalhadores (PT) lidera a lista do Diap com 25 parlamentares, entre deputados e senadores, dos 100 escolhidos, que totaliza um percentual de 25% dos políticos mais influentes no Congresso Nacional.
Na soma total, os partidos da base de sustentação do governo federal – PT, PMDB, PP, PTB, PR, PCdoB e PSB – reúnem 62% da elite do Congresso. Destes, o PT, com a segunda maior bancada na Câmara Federal, lidera com 25 nomes, seguido do PMDB, com 17. Logo abaixo vêm o PSB, com sete; o PTB e o PCdoB, com quatro cada; o PR e o PP, respectivamente com três e dois cada.
O Diap identificou e classificou os parlamentares em cinco categorias, de acordo com as habilidades de cada um, dando destaque à característica principal de cada operador-chave do processo legislativo.
As categorias foram divididas em debatedores, articuladores/organizadores, formuladores, negociadores e formadores de opinião.
As classificações não são excludentes. Assim, um parlamentar pode, além de sua habilidade principal, possuir outras secundárias.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Comentário do deputado João Salame no blog Quinta Emenda

João Salame disse...
Juvêncio:
Dou um doce para quem apontar pelo menos um imbecil que queira "radicalizar" contra as pessoas de Belém por causa da luta pela criação do Estado de Carajás. Ou queimar bandeiras. Ou deixar de hasteá-las. Isso foi um "factóide" que, quem lançou, num gesto de bravata, não deveria ter lançado, pois leva o debate para o terreno do irreal e fortalece ainda mais o discurso preconceituoso contra a necessidade da criação de novos Estados. O povo daqui é hospitaleiro. Você, casado com uma marabaense e que frequenta nossos arraiais, sabe disso muito bem.
Sou paraense de nascimento. Tenho o maior respeito pelo meu Estado. E por isso mesmo entendo que ele precisa de uma maior presença do poder público, para dar conta da pistolagem, dos "feudos" eleitorais e outras mazelas geradas pela absoluta ausência do Estado. Gosto tanto desse Pará que entendo que ele precisa de mais governadores. Mais próximos da sociedade.
Essa conversa do meu amigo André Farias de que agora a descentralização vai acontecer me lembra muito a história do Delfim Neto, do milagre econômico, quando pedia paciência aos brasileiros para primeiro deixar o bolo crescer e só então distribuir suas fatias.
Desde que o Pará é Pará temos uma elite predadora, ineficiente e parasitária encastelada no poder do Estado. A própria inércia da máquina já a faz funcionar a favor dos interesses dessa elite. As famílias que a habitam são as mesmas, mudando os nomes e as siglas partidárias, mantendo os sobrenomes. Infelizmente sinto que isso não vai mudar. Dos 17 secretários executivos do atual governo veja quantos são do sul do Pará. Nenhum. Faça uma retrospectiva dos governos anteriores. Os raríssimos personagens da região que chegavam lá era por absoluto compadrio com o governante de plantão. E não dá pra dizer que não existe pessoas qualificadas em nossa região. O dinamismo de nossa economia já responde por si só.
Isso não é culpa da Ana Júlia, mas de uma estrutura que ela não vai dar conta de desmontar. Por exemplo: a maioria das estradas da região metropolitana, que ligam municípios que merecem, mas de pouca importância econômica, estão asfaltadas. E enquanto a PA 150, principal rodovia de integração do Estado, vive aos buracos, nos últimos anos já investiram milhões no Mangueirão, Estação das Docas, Mangal das Garças, Hangar, Boteco das 11, etc. Claro que a capital merece essas e outras obras belíssimas, mas pelo menos poderiam conservar a principal rodovia do Estado e fazer um mini-Centro de Convenções em Marabá e Santarém. Não de 117 milhões, como o Hangar, mas de 20 milhões cada um, pelo menos. Não um Mangueirão, mas um estádio de pelo menos 20 mil pessoas em Marabá, onde tem gente que também gosta de futebol. Estou falando de duas cidades que possuem mais de 200 e 300 mil habitantes.
Torço para que a governadora e sua equipe quebrem a castanha na minha boca: esses investimentos não vão acontecer. Não há disposição política para isso. O Estado, em termos de investimentos, é um tigre de papel. Tem pouco dinheiro. E a maioria fica na região metropolitana.
Enquanto a PA 150 ficou cinco meses para ter início uma operação tapa-buracos lenta e de qualidade duvidosa, nos três primeiros meses do ano colocaram 17 milhões no Hangar. E olha que esse obra foi duramente criticada na campanha pelas lideranças do PT. Claro que a obra precisava ser concluída, mas a prioridade estabelecida deixa claro como funciona a máquina do Estado.
No dia em que a governadora anunciou seu plano de investimentos ela citou a construção da Escola de Produção de Barcarena (na região metropolitana) para este ano. A de Marabá ficou de fora. Vamos abrigar o Projeto Salobo a partir de 2010. Somos uma das regiões mais violentas do país. A maioria dos presos são jovens sem qualificação. Mas o Estado só olha pra isso como prioridade no discurso. Quando fazem alguma coisa, como os Hospitais regionais de Redenção e Marabá, obras rigorosamente fundamentais, ainda tem uma boa parte da classe política da capital que critica, ainda que de maneira diversionista, falando de superfaturamento, gestão terceirizada, etc.
Boa parte dessa elite de Belém nunca passou da ponte do rio Guamá, na Alça Viária. Não conhece o Pará e nem tem disposição para conhecer. Gostam de se reunir na Fiepa e outras entidades para ver como o Estado pode ajudá-los a ganhar dinheiro por aqui. De preferência sem que tenham que colocar os pés em nossas estradas e ruas empoeiradas ou enlamaçadas. É comum ver lideranças de Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e outras cidades que ficam a mais de mil quilômetros de distância, se deslocarem para a capital com audiências marcadas por secretários e serem recebidos com a agradável notícia das agendas canceladas. Não vou enumerar os argumentos tantas vezes desfiados por lideranças sérias, inclusives renomados cientistas, sobre a necessidade de termos Estados menores, de maior eficácia no seu relacionamento com a sociedade. Nem responder a argumentos risíveis sobre o fato de liderança A ou B ter vontade de ser governador. Mas o fato é que essa chama multiplicacionista (e não separatista) não vai se apagar, até porque o Estado não tem instrumentos pra deter essa marcha conquistando os corações e as mentes dessas populações. Ao contrário. Compreendo a postura da governadora Ana Júlia de ser contra a divisão. Desejo sucesso ao seu governo e tudo farei para ajudá-la. É uma mulher de boas intenções. Mas se a sua postura inicial, de aceitar o debate democrático do assunto, for substituída por uma posição militante contra a realização do plebiscito, só posso dizer que será um grande retrocesso. Não acredito que o PT trilhará esse caminho. Outros mais poderosos já fizeram isso e agora amargam o fel do ostracismo político. Como diria Pablo Neruda em seu célebre poema Os Comunistas: "A primavera é inexorável".
Forte abraço do amigo,

Deputado João Salame
17/07, 1:35 PM

Maraluar no próximo sábado

Mais de 100 pessoas estão trabalhando para a realização do 13º Maraluar, que será realizado na noite de sábado (21) para domingo (22), em Marabá. São carpinteiros, braçais, eletricistas e artistas-decoradores de cada espaço da arena que vai dando forma à casa de shows no meio da ilha de Tucunaré, no rio Tocantins.
Como tema, este ano os organizadores do evento vão reviver o glamour dos cabarés, a magia, as festas e a fantasia, com mulheres belíssimas que gastavam muito dinheiro com laquê, penteados, pinturas, plumas e paetês.
Uma banda de Marabá, Swing Moleque, vai abrir a festa caribenha, a partir das 22 horas. Depois, a noite será das bandas Zona Rural, Making Off e Maresia, de Belém.

Do deputado estadual João Salame

“Se o plebiscito (para a criação do Estado de Carajás) for aprovado, só vai votar quem é da região, pois a Constituição é clara a respeito disso. A Justiça vai garantir isso. Acho que a governadora e a turma de Belém abriram o olho e descobriram isso. Daí terem se posicionado agora contra a mobilização. Se tiver plebiscito sai o Estado”.

Programa ‘Cidadão do Futuro’ leva inclusão digital aos jovens

Estudantes recebem todo material gratuito

Criado e mantido com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Parauapebas, o Cidadão do Futuro é um programa de inclusão digital, inaugurado pelo prefeito Darci Lermen em 14 de maio deste ano.
No programa são atendidos inicialmente jovens oriundos de famílias com baixa renda, selecionados mediante pesquisa sócio-econômica, inseridos na rede de ensino público, na faixa etária de 14 a 18 anos.
Cerca de 600 alunos são atendidos a cada 90 dias com formação em IPD, Windows, Word, Excel, Power Point e Internet, com carga de 60 horas, um aluno por computador, funcionando de segunda a sábado, no horário das 07h30 às 12h30 e das 13 às 18 horas.
Os jovens recebem gratuitamente material didático, camisas de uniforme e ao final do curso os que obtiverem aproveitamento, de acordo com critérios de aprovação, são agraciados com certificados de conclusão.
O Cidadão do Futuro funciona em área construída de 270 m², divididos em recepção, sala de administração, cinco salas de aulas, área de circulação, e sanitários feminino e masculino.
Localizado na rua F nº 270, bairro União, o prédio é equipado com 55 computadores de última geração, sistema central de climatização e de informação visual em tela televisiva, além de bebedouros.
O projeto conta com dois ônibus exclusivos para transporte dos alunos, fazendo rota circular na cidade em todos os horários.
De acordo com o prefeito Darci Lermen, o investimento do programa na implantação foi na ordem de R$ 250 mil e a manutenção mensal, envolvendo pessoal, transporte e expediente, está orçado em aproximadamente R$ 50 mil.
Os alunos são atendidos por 21 servidores nas funções de coordenadores pedagógico e administrativo; instrutores de salas (10), secretárias de atendimento (duas), auxiliares de serviços gerais (4) e vigilantes (3).

Milton Schneider deixa prontos na Emater duzentos Pronafs

Tão logo assumiu a gerência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), em janeiro deste ano, Milton Zimmer Schneider (foto) se preocupou em estruturar o escritório local da empresa, para oferecer melhor assistência técnica aos colonos de Parauapebas.
Dentre as melhorias deslanchadas pelo então gerente da Emater, constam a construção do escritório da empresa e a recuperação de um veículo e uma moto, para ajudar nas vistorias dos produtores rurais.
Vale ressaltar que o primeiro escritório da Emater em Parauapebas foi instalado em 22 de novembro de 2005, em parceria com a Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), que na época tinha como titular Milton Schneider.
O escritório local era comandado pelos servidores Ricardo Corrêa Lima (chefe), Cláudio Marinho (técnico agrícola), Débora Torres (auxiliar administrativa) e Raimundo Júnior (engenheiro agrônomo).
Pronaf D
Antes de se afastar da gerência da Emater para assumir a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), em Parauapebas, Milton Schneider deixou prontos para serem encaminhados e analisados pelos agentes financeiros 200 projetos do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) D.
Os projetos são para as áreas de recuperação de pastagens, melhoramento genético, aquisição de gado, construção de cerca e de curral, piscicultura, fruticultura e outros, na ordem de aproximadamente R$ 3,5 milhões.
Combatendo o êxodo rural e melhorando a qualidade de vida das famílias envolvidas, a Emater já ajudou e financiou vários outros projetos em Parauapebas, como, por exemplo, Pronaf Mulher, Pronaf D e Custeio pela Sempror, e Pronaf Floresta pela Sempror e pela Cooperativa Jaborandi, contribuindo de forma direta com os produtores rurais.

Congresso entra em recesso

O Congresso Nacional, em Brasília, entra em recesso nesta quarta-feira (18) e segue até o dia 31 de julho.

‘Vaia de elite reacionária não vale’, diz deputado

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR), vice-presidente do Parlamento do Mercosul, reagiu ao fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido vaiado por parte da platéia presente ao Maracanã, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos.
"Vaia de elite reacionária não vale. Tenho dúvidas se os autores das vaias também não estavam bêbados, assim como os que vaiaram João Gilberto", afirmou o parlamentar.
Em setembro de 1999, o violonista João Gilberto, um dos pais da bossa nova, criticou - durante sua própria apresentação - a acústica de uma sala de espetáculos que estava sendo inaugurada, em São Paulo. Reclamou de ecos e, em troca, foi vaiado por parte dos 4,5 mil vips presentes.
Testemunha do episódio, Tom Zé resolveu contar o que viu através de uma "música-reportagem", intitulada "Vaia de bêbado não vale".
Dr. Rosinha buscou na página oficial dos Jogos Pan-Americanos os valores cobrados pelos ingressos para a cerimônia de abertura do evento. Em metade do anel superior do estádio do Maracanã, o ingresso custou R$ 250. Na outra metade, R$ 150,00.
No anel inferior, cerca de 80% dos lugares foram comercializados por R$ 100. Ingressos mais baratos, a R$ 20, ficaram restritos a pequenas áreas, atrás de onde ficam as traves do estádio.
"As vaias dirigidas a Lula não representam a voz das ruas, porque a população brasileira não estava representada no Maracanã", avalia o deputado.
"Quem no Brasil pode se dispor a pagar 100, 150 ou até 250 reais para ver uma cerimônia que será transmitida ao vivo pela TV?", indagou Dr. Rosinha.
O presidente Lula classificou de "reação do ser humano" as vaias que recebeu durante a abertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, no Maracanã. Lula admitiu que ficou chateado com a atitude do público, mas garantiu que sua relação com o povo do estado não será alterada.
"Na minha vida política, a vaia e o aplauso são dois momentos de reação do ser humano. A única coisa que eu, particularmente, fico triste é que fui preparado para uma festa. É como se eu fosse convidado para o aniversário de um amigo meu, chegasse lá e encontrasse um grupo de pessoas que não queria a minha presença lá. Tenho certeza de que não é esse o pensamento do Rio de Janeiro", declarou Lula, no programa de rádio "Café com o presidente".

Estrada de acesso a Carajás em recuperação

Desde esta segunda-feira (16), até o prazo de 60 dias, a estrada Raymundo Mascarenhas, que dá acesso à Serra dos Carajás, vai receber recuperação asfáltica e sinalização horizontal, no trecho compreendido entre o túnel da mina N4 até a portaria de Parauapebas.
Segundo a Gerência de Serviços Infra-Estrutura Ferrosos Norte, da Cia. Vale do Rio Doce, todas as medidas necessárias para minimizar os transtornos das obras estão sendo tomadas.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Co-Rio considera injustas vaias a Lula

O presidente do comitê organizador dos Jogos Pan-americanos (Co-Rio), Carlos Arthur Nuzman, considerou as vaias dadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de abertura do Pan “injustas e não merecidas”.
Segundo Nuzman, o empenho pessoal do presidente Lula foi fundamental para viabilizar a realização do grande espetáculo que foi a cerimônia de abertura e dos próprios jogos. “Por isso, os muitos elogios que estamos recebendo de todas as partes do Brasil e do mundo à cerimônia devem ser estendidos ao presidente Lula", reconhece.
Nuzman argumentou ainda que a cerimônia serviu de "vitrine" para o Brasil. "O espetáculo de abertura dos jogos, sexta-feira (13), no Maracanã, foi uma grande oportunidade de demonstração ao mundo da nossa capacidade de organizar grandes eventos".
Montagem
O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse ter estranhado as vaias levadas pelo presidente Lula da Silva. "O que aconteceu me pareceu muito estranho, talvez algo montado. Percebi um foco posicionado em uma tribuna, à esquerda, de onde pareciam começar as vaias. Mas acho que não macula a nossa bela cerimônia, porque o que fica é a dimensão desta festa", contemporizou.
O ministro evocou ainda a figura do dramaturgo Nelson Rodrigues para explicar a vaia, "Como dizia o grande Nelson Rodrigues, no Maracanã se vaia até o minuto de silêncio". Para Silva, a manifestação foi um fato isolado no "conjunto da obra".
Alerta
As vaias que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Maracanã, foram uma surpresa para ele, seus aliados e até para a oposição. "Foi bom para ele não confundir popularidade com onipotência", afirmou o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ).
"É bom para ele não se achar dono da opinião pública e saber que há súditos que vaiam", comentou o senador Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB.
"Essa ação no Maracanã foi fruto de irreverência, um gesto de meninada que quer fazer barulho", rebateu o senador Romero Jucá (RR), líder do governo.
Para o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), uma série de desacertos do governo no semestre - a crise dos aeroportos, o episódio Renan Calheiros no Senado e os sucessivos escândalos de corrupção - justifica a vaia. "A população começa a ver o governo com outros olhos", disse.
Os oposicionistas entenderam que a vaia no Maracanã adveio de um conjunto de pessoas que não formam no público que aprova o presidente. "Ficou claro que uma parcela da população o rejeita", avaliou ACM Neto.
Um assessor disse que Lula classificou as vaias como "molecagem", que ficou muito irritado e teria dito: "Não tenho medo de vaia". (Fonte: G1)

ESTADO DO CARAJÁS

Amigos(as), faz-se necessário estarmos atentos a todos os acontecimentos que envolvam a criação do nosso tão sonhado Estado de Carajás. Por isso, participe votando no site http://www.paranegocios.com.br/ pela criação do Estado de Carajás!!!
Se você que saber mais detalhes sobre o Estado de Carajás, tais como economia, população, IDH, analfabetismo etc., então visite o site:
http://www.estadodocarajas.com.br/.
Conhecer quais são as vantagens pela emancipação de uma região é de fundamental importância para que os argumentos contrários sejam rebatidos com fundamentação. Portanto, para melhor compreensão sobre os motivos que nos levam a lutar pela criação de um novo estado você encontra com maior detalhe no site: http://www.estadodocarajas.com.br/.
Um abraço a todos e viva o Estado de Carajás!!!
Deputado federal Giovanni Queiroz

Brasil goleia Argentina e é campeão da Copa América

A seleção brasileira colocou de vez o rótulo de fregueses nos argentinos.
Neste domingo (15), depois dos títulos em cima dos hermanos na Copa América de 2004 e da Copa das Confederações de 2005, o Brasil enterrou o favoritismo dos hermanos com uma goleada incontestável por 3 a 0, em Maracaibo, e levou o título da Copa América de 2007.

Papão empata em 3 a 3 com Ananindeua

O Paysandu empatou em 3 a 3 no último sábado (14) com Ananindeua, na série C. O time paraense perdeu o primeiro jogo de 1 x 0 para o Imperatriz (MA), fora de casa, e agora empatou, na Curuzu, com o Ananindeua.
Com o empate, o Papão tem agora 1 ponto e o Ananindeua, que venceu o Araguaína (TO) na semana passada, subiu para 4 pontos na tabela.

domingo, 15 de julho de 2007

Comentário de um escritor

Comentário sobre o post "Outdoors de vereadores":

Eu particularmente, acho um grande acinte a população de Parauapebas, que paga o salário desses "pseudos-representantes do povo", que antes de se elegerem, ninguém sabe suas datas de nascimento, porque são figuras "estranhas" na comunidade, assim que se elegem, começam a mostrar as "unhas" ao povo que os colocou no Legislativo.Lógico, "dá esmola" com dinheiro alheio é muito bom, "fazer filhos" em mulheres alheias, é muito fácil, então, como depois que se elegem, nadam em dinheiro fácil, e como não têm em que gastar esses "parasitas" do poder público, "escória" da sociedade, esnobam com a população, se auto-homenageando, espalhando placas por toda a cidade, em nome de alguém ou de alguma instituição,como se o povo não soubesse que agem dessa forma,é só como forma de exibição para dizer que os mesmos têm prestígios junto aos "seus patrocinadores fantasmas", porque na verdade, tais despesas são pagas com o nosso dinheiro através de nossos impostos pagos em tudo aquilo que compramos.Pergunto: Com que objetivo uma pessoa dita "amiga", ou instituição qualquer, pública ou privada, se preocupam em homenagear uma "otoridade" pública eleita pelo povo, para servir de EMPREGADO do povo, tira do seu bolso, ou de seus cofres um importância equivalente a Cinco Mil Real, para fazer homenagens no dia de seus aniversário, sem visar nenhum interesse pessoal? Será que porque esses indivíduos depois que se investem do "manto" de autoridade e ocupam cargos de destaques na comunidade passam a ser mais importante do que as demais pessoas da população? Quem mereceria ter seus nomes todos os dias expostos e divulgados em comemoração a data de seu nascimento, eram as crianças desnutridas do nosso município por falta de alimentação, pela omissão desses "mercenários representantes do povo" que não se sensibilza com a miséria dos pais e mães de famílias que se encontram desepregadas na nossa cidade, sem poder adquirir o mínimo de alimento necessário para matar a fome de suas crianças; Quem merecia ter seus nomes estampados em outdoors são todos os moradores do município que são responsáveis pela manutenção desses "peso morto" do município e da nação, até a próxima eleição, porque todos os moradores considero heróis anônimos por ser obrigados a manterem com seus parcos salários, as mordomias dos mesmos. Por isso mesmo, estou criando um movimento a partir de Belém, para recolher Um Milhão de assinaturas, para a criação de um projeto de Lei, acabando com salários de vereadores, a exemplo da Europa, que lá, vereadores prestam esse serviço, de forma gratuíta e voluntária, após seu dia de trabalho. Não justifica, um empresário no nosso município, que ganha muito mais do que um vereador durante seu período de mandato, gastarem mundos e fundos para se elegerem vereador, com a desculpa de que é para servir a população, o que depois de eleito, ninguém os vê fazer nada em prol de ninguém, e sim dele e de seus familiares, e se fizer "algo" por alguém, não passa de "esmolas" que dão para o pobre "necessitado" e com a garantia de que na próxima eleição, tem que votar nele.Teria mais coisas para abordar aqui, mas prefiro deixar espaço para os demais visitante desse importante e democrático Blog, se expressarem também. Deixo meu abraço a todos.
Valter Desiderio Barreto-Teólogo e escritor (e-mail: valterbt@gmail.com)

sábado, 14 de julho de 2007

Retratos de Parauapebas7 (Carajás)



Remo derrota Portuguesa em 1 a 0

O Clube do Remo venceu a Portuguesa por 1 a 0 nesta sexta-feira (13), no Mangueirão, com gol de Elvis aos 18 minutos, pela 12ª rodada da Série B do Brasileiro.
Com a vitória, o time azulino subiu uma posição na tabela e agora é o 17º colocado com 13 pontos. Mesmo assim, o Leão não sai da zona de rebaixamento.
Com a derrota, a Portuguesa deu adeus a uma invencibilidade de seis jogos. O próximo jogo do Remo será contra o Santa Cruz, no dia 21.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Carna Serra


Câmara dos Deputados aprova pensão de R$ 750 para ex-hansenianos

A Câmara dos Deputados aprovou na noite da última terça-feira (11) medida provisória que concede pensão especial de R$ 750 aos ex-hansenianos que foram isolados e internados de forma compulsória em hospitais-colônias até 31 de dezembro de 1986.
A pensão aos ex-hansenianos será mensal, vitalícia e intransferível, e dependerá de requerimento do beneficiário. Ela não poderá ser transmitida a dependentes e herdeiros e será retroativa à data de entrada em vigor da medida provisória, de 24 de maio deste ano. Seu reajuste anual obedecerá aos mesmos índices concedidos aos benefícios de valor superior ao piso do Regime Geral de Previdência Social.
A medida provisória foi editada pelo governo para apressar o que estabelecia o projeto de lei do senador Tião Viana (PT-AC), já aprovado pelo Senado e em tramitação na Câmara, que previa a mesma pensão para resgatar a cidadania dos ex-hansenianos que foram retirados de suas famílias e tiveram todos os direitos individuais e coletivas subtraídos. No Senado, a medida provisória deverá ser relatada pelo senador Tião Viana.
Segundo o senador Tião Viana, que apoiou a medida provisória do governo federal, a aprovação da pensão se faz urgente, porque a maioria dos futuros beneficiados já tem idade média bastante avançada e vive em condições precárias, correndo grave risco de vida, obrigando o estado a instituir desde já um benefício de caráter indenizatório.
A medida provisória dará meios de subsistência a pessoas já idosas que passaram a maior parte de suas vidas internadas depois de separadas de forma violenta da família.
A maioria delas permaneceu internada por várias décadas e aqueles que se casaram entre si e tiveram filhos também foram separados deles.
Em sua votação na Câmara, que agora será apreciada pelo Senado antes de ir à sanção presidencial, a medida provisória foi acrescida de um parágrafo que beneficia ainda mais os ex-hansenianos.
Trata-se do direito de os beneficiários receberem a pensão sem abrir mão de ações na Justiça para conseguir indenização da União por responsabilidade civil pela internação compulsória nas antigas colônias.
Dos 101 hospitais-colônia que funcionaram no país até o início dos anos 60, quando a internação compulsória foi oficialmente revogada, ainda existem 33 parcialmente ativos.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

‘Descuidada’, bandeirinha deixa calcinha à mostra


A bandeirinha Ana Paula Oliveira (foto), 29 anos, lançou a revista Playboy de julho, da qual é capa, em uma festa realizada em São Paulo. Em certo momento da noite, Ana Paula se descuidou e deixou a calcinha à mostra.
A decoração do local foi feita especialmente para Ana Paula com coelhinhos (marca da publicação) e muitas bolas de futebol espalhadas. Os convidados do evento foram recepcionados por quatro mulheres vestidas de bandeirinhas.

Argentina vence México e enfrenta Brasil na final da Copa América

Jogadores comemoram um dos gols
A Argentina derrotou o México por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (11), no Estádio Polideportivo Cachamay, em Puerto Ordaz, Venezuela, e se garantiu na decisão da Copa América deste ano. Os gols foram assinalados por Heinze, Messi e Riquelme.
Com 100% de aproveitamento na competição, a equipe vai disputar o título com o Brasil, domingo (15), em Maracaibo.
Assim como na última edição da Copa América, no Peru, em 2004, Brasil e Argentina vão decidir o título da competição. Na ocasião, o time verde e amarelo pôde levantar a taça, após sagrar-se vencedor nos pênaltis.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Reforma Política

Por Ricardo Berzoini *
A recente tentativa de votação de uma reforma política na Câmara dos Deputados expôs um impasse presente na política brasileira. Mesmo com a consciência de que a agenda a ser apreciada era limitada a uma parcela de uma demanda mais ampla, a reforma esbarrou na aliança entre os que não querem reforma nenhuma, pois são beneficiários do sistema atual, e os que desejam uma outra reforma, diante da constatação de que aquela que outrora defenderam pode beneficiar aqueles que se dedicaram mais à construção partidária e à referência programática.
Os que não querem mudança apostam na despolitização das relações representante/representado. A personalização da eleição parlamentar quase sempre tem descambado para o assistencialismo e clientelismo. Depois da eleição, temos a conseqüência da ausência de programa partidário, as trocas de partido e as relações de ocupação de espaços administrativos a partir da "aliança para a governabilidade". No voto individual o eleitor se engana, pensa que pode escolher o deputado, mas muitas vezes vota em candidatos que servem para somar votos à legenda que não tem programa, ou pior ainda, à coligação decorrente de avaliações matemático-eleitorais.
O PT fez todo o esforço possível para compor uma maioria, sacrificando inclusive parte de sua tese, ao aceitar o voto em lista com a flexibilidade de uma escolha individual depois da opção pelo partido. Mas, dada a configuração que se apresenta para a continuidade da votação dessa limitada reforma, cabe ao partido realinhar suas bandeiras, aprofundar o debate em suas bases e estabelecer uma estratégia para retomar essa questão em perspectiva mais ampla e com a convicção popular como força motriz de uma mudança de fato. Não haverá mudança estrutural sem participação popular, sem mobilização social.
Afinal, não é demais reconhecer que essa agenda estava dissociada de qualquer forma de mobilização que pudesse sustentar essa votação. A falta de acúmulo de debate em relação ao voto em lista e ao financiamento público facilitaram argumentos contrários. No PT, vivemos uma situação de constrangimento quando parte da bancada não acompanhou a orientação da liderança, em um encaminhamento de votação que poderia ter sido decisivo para a deliberação de parte da reforma. A constatação de que essa parcela da bancada errou politicamente deve ser acompanhada do reconhecimento de que o debate nas bases do partido é ainda precário, especialmente se considerarmos a importância dessa reforma para o futuro do PT e do país.
A reforma que estava em jogo, com o apoio do PT, por resolução de seu Diretório Nacional, mesmo que limitada, contemplava pontos fundamentais de nossa agenda:
1) O voto em lista fechada, configurando o perfil programático partidário de nossa ação parlamentar, e trazendo a estratégia eleitoral da eleição parlamentar para o campo eminentemente partidário. Essa medida, acompanhada de nossa luta histórica e inovadora para democratizar as relações filiado/partido, induziria o debate político parlamentar para o interior do partido, evitando a tendência de autonomia e fragmentação dos mandatos e personalização da política, que podem reduzir um partido de esquerda à simples condição de legenda eleitoral.
2) O financiamento público exclusivo de campanha, que significaria a forte redução do poder econômico em relação à vida política do país e a garantia de que os partidos teriam condições de campanha de acordo com sua representatividade, sem depender das relações com doadores.
3) A fidelidade partidária, assegurando respeito ao voto do eleitor durante o mandato.
4) O fim das coligações proporcionais, obrigando cada partido a se apresentar aos eleitores com seu próprio programa e evitando alianças de ocasião.
Dada a evidente inviabilidade de votarmos ao menos essa agenda, apesar da flexibilidade autorizada a nossos representantes na negociação, na qual chegamos até mesmo a admitir um modelo de financiamento misto, cujos desdobramentos seriam pouco previsíveis, o PT deve tratar da reforma política em seu III Congresso, deliberando sua posição, realizando uma grande campanha nacional, ampliando a agenda do debate interno com algumas outras questões substantivas, entre as quais:
- o papel do sistema bicameral brasileiro, no qual o Senado atua não apenas como uma "Câmara Revisora", sem nenhuma proporcionalidade com o eleitorado, como também tem a iniciativa legislativa plena;
- a duração dos mandatos, a coincidência das eleições e o instituto da reeleição;
- a forma de organização da relação entre o Poder Legislativo e os diversos poderes normativos do Executivo e Judiciário, que subtraem as atribuições típicas da atividade do Parlamento;
- os mecanismos de participação popular que podem ampliar os poderes dos eleitores.
Esta agenda pode e deve ser debatida pelos delegados ao III Congresso nas bases do partido para que nosso objetivo de reformar a política brasileira não se limite à tentativa frustrada de votação na Câmara, mas se transforme em instrumento de politização de nossa sociedade, para que, quando tivermos construída nova oportunidade de votar, tenhamos mais que o desejo de parte do parlamento, o apoio de opiniões e ações da maioria da população brasileira.
* O deputado Ricardo Berzoini (SP) é presidente nacional do PT

País ultrapassa Suécia em artigos científicos publicados

O Brasil está atualmente na 15ª posição na lista de países que mais publicam artigos científicos no mundo: foram 16.872 no ano passado, ou 1,92% da produção global.
O número representa um crescimento de quase 7% em relação a 2005 e de 33% na comparação com 2004.
Com isso, o país ultrapassou a Suécia e a Suíça e começa a ameaçar a Rússia, que, por sua vez, apresentou uma queda significativa na área, de quase 17% no ano passado, na comparação com 2005.
Apesar de a produção científica nacional caminhar atualmente em uma linha ascendente, esse resultado era esperado pelo governo federal apenas em 2008.
Para o presidente da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação), Jorge Guimarães, entre os motivos que explicam o salto está a avaliação mais rigorosa de cursos como psicologia e psiquiatria (que publicou 70% mais no período de 2004 a 2006, em relação a 2001-2003), ciências sociais (52% a mais) e medicina (incremento de 47%).

Outdoors de vereadores

Muita gente querendo saber em Parauapebas quem está bancando a publicação das dezenas de outdoors espalhadas em vários pontos da cidade, anunciando temporariamente as datas natalícias de vereadores do município.
Até agora, já foram veiculados outdoors com aniversários dos vereadores Percilia Rosa Martins, José Adelson Silva e de João Assi.
Informação não confirmada pelo blog dá conta que houve acordo entre os edis para publicação em outdoor do aniversário de todos os parlamentares mirins de Parauapebas.

PMN na TV e no rádio

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido da Mobilização Nacional (PMN) entra no ar nesta quinta-feira (12) no período das 20 às 20h10, em emissoras de rádio, e das 20h30 às 20h40, em rede nacional de TV.

Brasil vence Uruguai nos pênaltis e vai à final

Assim como aconteceu na Copa América de 2004, no Peru, a seleção brasileira chega à final depois de vencer o Uruguai nos pênaltis por 5 a 4, após empate de 2 a 2 no tempo normal, gols assinalados por Maicon e Júlio Baptista.
Agora, a renovada e criticada equipe da "era Dunga" aguarda uma revanche contra o México, único que bateu o time verde-amarelo até aqui, ou um bis da histórica decisão de 2004 contra a Argentina.
As duas seleções se enfrentam nesta quarta-feira, em Puerto Ordaz, Venezuela.

Remo derrota Ceará por 2 a 0

O Clube do Remo conquistou a tão esperada vitória após uma longa má fase de quatro derrotas seguidas. Com gols de Jóbson e Fábio Oliveira, o Remo passou o Ceará e subiu um degrau na tabela, de 19º para 18º, com 10 pontos, mas ainda se encontra na zona de rebaixamento. O confronto foi válido pela 11ª rodada da segundona.
Oportunista, Jóbson aproveitou um vacilo de um jogador do Ceará e recuperou a bola na intermediária. Com velocidade, ele ajeitou a bola e chutou forte no canto esquerdo do arqueiro Adriano, do Ceará, que colaborou e deixou a bola passar. Foi aos 34 minutos do segundo tempo.
Aos 45 minutos do segundo tempo, Landu acreditou em uma bola quase perdida na linha de fundo e recuperou a jogada na raça. Ele tocou para Zé Soares, que cruzou rasteiro na área. Lundu, a deixou passar, e Fábio Oliveira, com categoria, marcou o gol que concretizou a vitória azulina. Dois minutos depois o árbitro encerrou a partida.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Dia da Pizza


‘Alerta, Rio Tocantins’

Registro aqui o recebimento do livreto “Alerta, Rio Tocantins”, de autoria do ambientalista, jornalista provisionado, escritor e administrador Domingos Izaias Cézar Ribeiro.
Na obra, Domingos Cézar, como é mais conhecido, alerta quanto aos cuidados que devemos ter para salvar o caudaloso rio Tocantins.
Na primeira estrofe da obra, escrita em literatura de cordel, o autor diz:
“Meu leitor preste a atenção
Na história que vou contar
De um fato tão recente
Difícil de acreditar
Espero que seja um sonho
Que não se concretizará
Mas se continuar desse jeito
Só resta enfim lamentar”.
Domingos Cézar cita os nomes de dezenas de barcos que percorriam o percurso do rio, como, por exemplo, “São José de Ribamar”, “Leão do Mara”, “Cidade de Jacundá”, “Açucena”, “Couto Magalhães”, “Rio Vermelho”, “Asa Vermelha”, “Plínio Pinheiro”, “Carolina”, “Nagib Mutran” e tantos outros.
Mais adiante:
"De tanto fazer barragens // O Tocantins foi cortado // Ele era um bicho feroz // Virou um bicho domado // Nossos cardumes de peixes // Penaram um bom bocado // Sem forças para subir // A rampa pro outro lado".
O autor nasceu em Xambioá (TO), morou em Marabá, Imperatriz e hoje reside em Açailândia, onde tem o jornal Folha Açaí e escreve também para outros veículos de comunicação.

Dez mil acessos

Criado em 16 de novembro do ano passado, portanto, a seis dias para completar 8 meses de existência, este blog emplaca a marca dos 10 mil acessos, graças à colaboração dos fiéis visitantes.
Neste período, foram feitas 563 postagens de assuntos dos mais variados.
É claro que ainda está longe de alcançar a marca de acesso dos experts confrades Juvêncio de Arruda, Augusto Barata, Val-André, Hiroshi Bogéa, Ademir Braz e outros da região. Mas muitos que criaram blog na mesma época não alcançaram esta marca.
Obrigado pelos acessos. E vamos continuar acessando. A trajetória continua.

Eleição direta para diretores de escolas públicas recebe parecer favorável

O Projeto de Lei do Senado nº 344/2007, de autoria da líder do bloco de apoio ao governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que estabelece eleição direta para diretores de escolas públicas, recebeu parecer favorável, na manhã desta terça-feira (10), durante apreciação na Comissão de Educação (CE).
A relatora da matéria, senadora Fátima Cleide (PT-RO), afirmou que a proposta vem de encontro a um anseio antigo da comunidade escolar brasileira e garante um dos princípios básicos contidos na Constituição Federal, que é a “gestão democrática do ensino público”.
De acordo com a proposta, as eleições para os diretores de escolas públicas em todo país irão contar com a participação dos professores, pais, alunos e funcionários das instituições de ensino.
O projeto também estabelece mandato de dois anos para os diretores eleitos, com o objetivo de dar continuidade ao processo pedagógico das escolas coordenado por eles.
A senadora Ideli Salvatti acredita que o projeto irá coibir a influência político-partidária que se observa nas escolas onde os administradores são indicados pelos governos estaduais.
A comissão atendeu a pedido de vista ao projeto apresentado pelo senador Marconi Perillo (PSDB-GO) e a matéria voltará a ser apreciada na próxima reunião da comissão, após o prazo de cinco dias úteis. (Assessoria de Imprensa do Senado)

Municípios pequenos desembolsarão menos dinheiro para convênios

Com a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2008, os municípios de pequeno porte desembolsarão menos dinheiro para fazer convênios e receber recursos do governo federal.
No texto aprovado na Comissão de Orçamento foi acatada, parcialmente, uma emenda do deputado federal Gilmar Machado (PT-MG) que modifica a contrapartida de 3 a 5% para municípios com até 25 mil habitantes.
O percentual foi mantido para 2008, mas agora alcança cidades com o dobro de moradores, ou seja, com até 50 mil habitantes.
Para os municípios com mais de 50 mil habitantes, a contrapartida irá variar de 10 a 40%. Atualmente é de 20 a 40%.
Os municípios certificados pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção e Igualdade Racial (Sepir) por suas comunidades remanescentes de quilombos, ciganos e indígenas também foram beneficiados no limite mínimo de contrapartida.

Ibama concede licença para usinas do rio Madeira

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) concedeu nesta segunda-feira (9) licença prévia para duas usinas hidrelétricas do rio Madeira (RO).
Segundo a assessoria de imprensa do Ibama, o instituto estabeleceu 33 condicionantes ao empreendedor para que o processo seja finalizado, mas que "não comprometem o empreendimento".
Entre as condicionantes estão a criação de programas para monitoramento da sedimentação, medição periódica da concentração de mercúrio e acompanhamento do período de reprodução dos peixes.
Além da licença prévia, que já permite que a usina vá a leilão, para entrar em funcionamento ainda são necessárias as licenças de instalação, que libera as obras, e de operação.
Apontadas como fundamentais para a matriz energética brasileira, as hidrelétricas do rio Madeira podem acrescentar 6.500 megawatts (MW) à capacidade de geração do país a partir de 2012-2013. O projeto, porém, tem enfrentado uma série de dificuldades na área ambiental e atrasos no licenciamento.

Aprovados no vestibular participam de aula inaugural

Turmas posam durante a aula inaugural

Alunos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Pará (UFPA) para as primeiras turmas dos cursos de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática - regular e intervalar - participaram nesta segunda feira (9) da aula inaugural, no Colégio Itakyra, em Canaã dos Carajás.
A implantação dos dois novos cursos de nível superior é fruto de um convênio assinado entre UFPA, Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Prefeitura de Canaã dos Carajás e Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) e tem como prioridade capacitar professores da rede pública municipal de educação que não tiveram a oportunidade de cursar o ensino superior.
O total de vagas ofertadas para os cursos foi de 184, mas apenas 64 foram preenchidas.
Para Renato Ribeiro, gerente de infra-estrutura da Mina do Sossego, a abertura de novas turmas não visa apenas a formação superior dos professores, mas a preocupação com a construção de um país melhor.
Para os alunos das turmas intervalares, as aulas começaram de fato nesta segunda-feira, enquanto que para os alunos das turmas regulares a previsão é que as aulas comecem no dia 20 de agosto.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Siproduz denuncia invasão e saque de fazenda

Barraco incendiado na sede da fazenda

Embora o caso tenha ocorrido na semana passada, nesta segunda-feira (9) a assessoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas (Siproduz) distribuiu release à imprensa denunciando a invasão e saque da fazenda Juazeiro, localizada a 19 quilômetros de Parauapebas, pela segunda vez, “por um bando de pessoas armadas liderado por Raimundo Italiano”.
Segundo a assessoria do Siproduz, a invasão foi um verdadeiro saque e depredação da propriedade, de onde o grupo teria levado objetos de valor como ar-condicionado, geladeira, televisores, máquinas fotográficas, colchões, moto XTZ, utensílios, roupas e pequenas criações, além de 200 porcos e 300 galinhas. O bando é acusado também de matar vários animais da fazenda, queimar pastagens, a casa dos vaqueiros e os depósitos de sal mineral.
A produtora Maria do Socorro Mangabeira Marques, proprietária da fazenda Juazeiro, está chocada com tamanha crueldade. Ela contou para o sindicato que desde outubro do ano passado o grupo faz ameaças de invasão à propriedade. A primeira ocupação foi feita em janeiro deste ano, quando os acusados invadiram a fazenda pelos fundos e montaram um acampamento.
“Logo no início, eles estavam calmos, mas depois começaram a nos proibir de fazer nossas atividades na fazenda. Proibiram da gente mexer nos pés de manga que estão nos fundos da fazenda, não permitiram mais que colocássemos o gado nas pastagens e não nos deixavam roçar ou mesmo fazer a manutenção das cercas. O grupo sempre aparecia armado”.
No final de abril, o grupo desocupou a fazenda, mas a tranqüilidade durou pouco. Socorro Marques declarou que depois da saída, começaram novas ameaças. “Por telefone, eles diziam que eu ia ver o que era mexer com sem-terra. Por conta disso, deixei de morar na fazenda, não tive mais como permanecer aqui porque as ameaças eram pesadas”, declarou.
Foi durante a ausência de Socorro Marques, que viajou para cuidar da saúde da mãe, que o grupo retornou à fazenda. “Eles aproveitaram minha ausência, não com objetivo de ocupar a fazenda para chamar atenção dos órgãos que fazem a reforma agrária, mas sim para saqueá-la. Acho que isso daqui já ultrapassou o chamado Movimento Sem-Terra. Para mim é uma verdadeira quadrilha de ladrões e bandidos. Não sou contra a reforma agrária, mas que seja uma reforma agrária justa, não do jeito que está acontecendo, com brutalidade, violência e esbulho da propriedade”, desabafou.
Esbulho em série
Para o sindicato, não é a primeira que vez o bando de Raimundo Italiano invade propriedades na região. Em 2004, o bando teria invadido a fazenda Pampulha, em Canaã dos Carajás, onde depredou a fazenda, queimou pastagens, roubou gado, um trator de pneu e ainda manteve funcionários da fazenda em cárcere privado, inclusive o caso teve repercussão nos principais meios de comunicação do Brasil.
Ainda segundo o Siproduz, em 2005 o grupo invadiu e tomou a sede da fazenda Rio Verde, em Curionópolis, por mais de 90 dias, praticando todo tipo de esbulho e roubo do gado. O grupo desocupou as fazendas Rio Verde e Pampulha, após terem sido reintegradas, mas as invasões não pararam por aí. O bando invadiu a sede e tomou a fazenda Santo Antônio, onde teriam praticado roubos, matança de gado, queima de cercas e pastos, o que obrigou o proprietário a retirar todo o gado da fazenda.
Socorro Marques registrou ocorrência no último sábado (7) na Delegacia de Polícia de Parauapebas. No mesmo dia, a polícia visitou a propriedade, fazendo registro fotográfico da área. A delegacia informou que o material será encaminhado para Belém.

Onda de arrombamento em Canaã dos Carajás

A população de Canaã dos Carajás, a 65 quilômetros de Parauapebas, está apavorada com a onda de arrombamento que vem ocorrendo naquela cidade.
Para se ter uma idéia da gravidade do problema, no último final de semana três grandes lojas foram arrombadas, de onde os ladrões levaram valiosas mercadorias.
Os estabelecimentos surrupiados foram o Armazém Paraíba, o Supermercado Nacional e Móveis Nacional, no centro da cidade. Até o início da noite desta segunda-feira (9), a polícia ainda não tinha posto as mãos em nenhum dos bandidos.
Essas três lojas não foram as únicas arrombadas em Canaã dos Carajás; outras dezenas já foram vítimas de arrombamento nas últimas semanas.

domingo, 8 de julho de 2007

Sujeira


Confirmação de inscrição para concurso da PM só até quarta-feira

O número de candidatos à disputa das 100 vagas para oficial e 1.700 para soldado da Polícia Militar do Pará superou a expectativa dos promotores do concurso público da corporação. Até o sábado passado, 53.403 pessoas haviam confirmado a inscrição no certame.
Os candidatos que pagaram a taxa de inscrição até as 20 horas de sexta-feira (6) em postos da Big Ben, onde o formulário de inscrição estava esgotado, devem se dirigir na próxima quarta-feira (11) à sede da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, para efetivar o credenciamento ao concurso.
A entrega dos cartões de inscrição que indicarão os locais de prova começará no dia 31 deste mês e vai até 10 de agosto. Os postos funcionarão em horário comercial, exceto nos finais de semana, nos mesmos locais em que os formulários foram entregues, em Belém e nos pólos do interior do estado.
Na capital, três postos estarão disponíveis: nos ginásios da UFPA e da Escola Superior de Educação Física e no terceiro piso do shopping Castanheira.
De acordo com a coordenadora de cursos e concursos públicos da Fadesp, Leila Lamarão, o número final de inscritos e a concorrência serão divulgados nesta semana.
A prova acontece no dia 26 de agosto, e os salários de soldado e oficial variam de R$ 380,00 a R$ 1.454,00.

Agricultura orgânica

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) divulgou um documento sugerindo a agricultura orgânica como melhor caminho para garantir a segurança alimentar.
O documento foi apresentado na Conferência Internacional sobre Agricultura Orgânica e Segurança Alimentar, realizada em Roma entre os dias 3 e 5 de maio de 2007 e propõe políticas e pesquisas para o aprimoramento da performance da agricultura orgânica no mundo.
“A característica mais marcante da agricultura orgânica é que ela está baseada no uso de insumos disponíveis localmente e na independência em relação a combustíveis fósseis. Trabalhando com processos naturais, estes sistemas reduzem os custos de produção e aumentam a resiliência dos agro-ecossistemas ao stress climático”, diz trecho do documento.
Ele também cita modelos de produção orgânica e afirma que o sistema poderia, sim, alimentar toda a população mundial. O texto incita governos a investirem no setor e insiste que se invista em recursos humanos e treinamento em agricultura orgânica como parte de suas estratégias para o desenvolvimento sustentável no mundo.
Leia a íntegra do documento da FAO, em inglês.
Brasil tem déficit de 235 mil professores no ensino básico
Relatório da Câmara da Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação), fundamentado em pesquisa do Inep (instituto de pesquisa ligado ao MEC), estima a necessidade de aproximadamente 235 mil professores nesse nível de ensino em todo o país.
O maior déficit, de acordo com o estudo, está nas áreas de física, química, biologia e matemática.
O trabalho estima que são necessários 55 mil professores de física, mas aponta que as licenciaturas da área só formaram 7.216 entre 1990 e 2001.
Os autores do relatório propõem como medidas emergenciais o aproveitamento de alunos de licenciatura como professores, a criação de uma espécie de Prouni para o ensino médio, no caso de as escolas públicas não conseguirem atender à demanda, incentivos para aposentados retornarem à carreira e a contratação de estrangeiros.
O estudo aponta que o problema da falta de professores deve aumentar com o crescimento esperado do número de matrículas.
Entre as causas apontadas pelo CNE para a crise dos professores está o baixo financiamento da educação.
A pesquisa mostra que o Brasil investe só US$ 1.008 por aluno nessa etapa de ensino, enquanto a média é de US$ 9.835 na Alemanha, de US$ 2.387 no Chile e de US$ 2.378 na Argentina.
Brasil massacra Chile por 6 a 1 e vai à semifinal
Sem o sufoco das partidas da primeira fase da Copa América, o Brasil passou neste sábado (7) pelo Chile, o adversário mais castigado na "era Dunga" na seleção, e assegurou uma vaga na semifinal.
Com gols de Juan, Júlio Baptista, Josué, Vágner Love e dois de Robinho, os brasileiros venceram um combalido rival por 6 a 1 no estádio José Antonio Anzoátegui, na cidade de Puerto La Cruz, Venezuela.
Vitorioso, o Brasil irá enfrentar na semifinal o Uruguai, que também no sábado derrotou a Venezuela por 4 a 1, em outro confronto de quartas-de-final.
O duelo entre brasileiros e uruguaios acontece na próxima terça-feira, à noite, na cidade de Maracaibo.
Papão joga mal e perde para o Imperatriz na estréia da terceirona
A estréia contra o Imperatriz, no sul do Maranhão, mostrou que o Paysandu ainda precisa melhorar bastante se quiser de fato retornar à Segunda Divisão.
O time foi batido pelo Cavalo de Aço por 1 a 0, pelo grupo 3, e agora se prepara para o duelo em casa contra o Ananindeua, no próximo sábado. A Tartaruga lidera a chave ao lado do Imperatriz com 3 pontos.
O novo time bicolor não passou no primeiro teste de fogo após quase três meses de intensa preparação. Depois de equilibrar as ações na maior parte do primeiro tempo, em jogo disputado sábado (7) à noite no estádio Epifânio, em Imperatriz, a equipe paraense vacilou aos 46 minutos. Leandro Mineiro apanhou um rebote da zaga e fuzilou as redes do Bicola.
Na etapa final, o time até que esboçou uma reação, mas ainda insuficiente. Nem mesmo as entradas dos atacantes Balão e Marcelo Maciel serviram para intimidar os maranhenses. Aos 37, o Bicola ainda perdeu o volante André Conceição, expulso depois de cometer falta violenta e, em seguida, agredir um adversário.

sábado, 7 de julho de 2007

Retratos de Parauapebas6



quinta-feira, 5 de julho de 2007

Só morto


Entrega de cartões do Bolsa Família

No próximo sábado (7), no horário das 10 às 18 horas, estarão sendo feitas entregas de cartões do programa Bolsa Família às famílias previamente cadastradas, com a presença de agentes da Caixa Econômica Federal, no CDC (Centro de Desenvolvimento Cultural), centro da cidade.
A lista com os nomes dos aprovados no programa encontra-se afixada em todas as escolas, casas lotéricas e postos de Saúde.

Deputada pede força policial para reintegração na Terra do Meio

A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), deputada Bernadete ten Caten (PT), reuniu nesta quinta-feira (05/07) com a secretária de Segurança Pública, Vera Lúcia Tavares, na sede daquela pasta, em Belém, para pedir apoio policial ao cumprimento da decisão judicial que determina a reintegração de 5,9 milhões de hectares pertencentes à União e ao Estado, situados na Terra do Meio, em Altamira.
A área está sob o domínio ilegal da C.R.Almeida Engenharia e Construções há 40 anos.
A decisão foi exarada em 15 de março deste ano, pelo juiz federal Herculano Martins Nacif, mas até hoje não foi cumprida. As fazendas a serem desapropriadas são a Curuá, que reúne 4,7 milhões de hectares, e a Xingu, com cerca de 1,2 milhão de hectares.
A C.R.Almeida se mantém na área graças a um título de aforamento que lhe permitia o usufruto das fazendas por apenas um ano. “Segundo o Ministério Público, a empresa conseguiu se manter na área de forma fraudulenta, usando registros suspeitos de cartórios”, acrescenta a parlamentar.
Também participaram do encontro com a secretária de Estado o delegado Maurício Gil Castelo Branco, da Polícia Federal; e o major Salim, subcomandante das Rondas Ostensivas do Tático Metropolitano (Rotam).
Tavares adiantou que para determinar o empenho da força policial do Estado é necessária uma ordem judicial. Por isso, Bernadete enviou ofício à Procuradoria da República no Pará, na mesma data, requerendo que àquele órgão volte a provocar o juiz Nacif sobre o assunto.
A articulação pela busca de força policial foi deliberada na audiência pública que a Comissão de Direitos Humanos da Alepa promoveu em Altamira, no último dia 4 de junho.
“De antemão, a secretária de Segurança Pública se colocou à disposição para empregar a Polícia Militar nessa desapropriação”, informa Bernadete Caten. (Enize Vidigal)

Cláudio Almeida deverá concorrer ao Legislativo de Parauapebas

Informações até agora não confirmadas por este poster dão conta que o ex-deputado estadual Cláudio Almeida estaria providenciando transferência de domicílio eleitoral para o município de Parauapebas, onde pretenderia concorrer a uma das dez vagas na Câmara Municipal nas eleições de 2008.
Cláudio Almeida já teria, inclusive, alugado imóvel na rua A, bairro Cidade Nova, para sua moradia.
Nas últimas eleições para prefeito, Almeida foi candidato no município de Canaã dos Carajás, mas perdeu o pleito. Ele também já disputou o pleito para comandar o Executivo de Parauapebas em 2000.

Segunda Vara do Trabalho em Parauapebas

A Justiça do Trabalho da 8ª Região instalará no próximo dia 12/07 a 45ª Vara Trabalhista e a 2ª no município de Parauapebas, precisamente na rua D nº 290, bairro Cidade Nova, às 9 horas da manhã.
Criada pela Lei nº 10.770/2003, e originalmente prevista para o município de Tomé-Açu, a repartição foi transferida pelo Tribunal Pleno (Resolução nº 344/2006), em função da grande demanda processual existente em Parauapebas, que possui sob sua jurisdição os municípios de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.
De janeiro a maio de 2007, a 1ª VT de Parauapebas recebeu o maior número de processos da 8ª Região – 1.746, contra 1.164 da segunda colocada – a 2ª VT de Marabá.
Com a instalação da 2ª Vara de Parauapebas, a 8ª Região oferecerá uma melhor prestação jurisdicional e estará cada vez mais próxima do cidadão do sudeste do Pará.

Suplente de Roriz tem vários processos

Segundo o blog A Nova Corja, a Folha de S.Paulo ouviu de um aliado de Joaquim Roriz a frase de que Gim Argello "não dura 30 dias no Senado", o que dá a entender que, se não houver um acerto entre os dois, Roriz e seus aliados podem municiar a imprensa com denúncias de irregularidades contra seu ex-aliado.
Argello tem prazo de 60 dias, renováveis por mais 30, para assumir a vaga de senador até janeiro de 2015.
Levantamento da Folha em tribunais e órgãos públicos mostra que Argello tem pendências com a Receita, responde a pelo menos seis processos ou inquéritos civis e criminais, foi acusado em 2002 de receber 300 lotes como propina, além de responder a processo pelo suposto prejuízo de R$ 1,7 milhão à Câmara do DF, na época em que presidiu a Casa - ele cumpriu dois mandatos (1998 a 2006). (Folha de S.Paulo, 05/07/07).

Do blog Pelos Corredores do Planalto

A indignação de um brasileiro
Agora só falta ganhar as ruas a indignção dos brasileiros contra tamanha safadeza que os políticos estão praticando. Supera a paciência de todos que ainda mantém a capacidade de indignação como essa mensagem que você pode ler abaixo, enviada por um cidadão a todos os deputados e senadores.
Então um dos representantes do povo brasileiro renuncia "por ser inocente" e ainda terá direito a ser candidato em eleições futuras?
Os senhores senadores e deputados não pensam que estão subestimando de forma escandalosa a inteligência do já prá lá de cansado cidadão brasileiro!!!???? Fica claro que ninguém toma atitudes drásticas porque todos estão com o "rabo preso". Esta é a única justificativa para tanta impunidade. "Se alguém denuciar, entrego os meus pares" - deve ser esse o discurso do parlamentar acusado de roubo... ... ...
Quanta imoralidade e bandidagem!!!!
A quem recorrer em um país onde bandido executa, bandido julga e bandido legisla!!?????
Ficamos, então entregues a quem?
Amaldiçoados sejam até a milésima geração!!!!
Carlos Alberto de França Rebouças Junior

Show da Arara Azul


quarta-feira, 4 de julho de 2007

Psol no rádio e na TV

De acordo com programação definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) entra no ar nesta quinta-feira (5) no período das 20 às 20h10, em emissoras de rádio, e das 20h30 às 20h40, em rede nacional de TV.

Roriz renuncia ao mandato de senador

Senador Joaquim Roriz chora após a renúncia

O senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) renunciou ao mandato no início da noite desta quarta-feira (4). Na carta de renúncia lida em plenário pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), ele desistiu do mandato para não correr o risco de vir a ser cassado.
A Mesa Diretora do Senado já havia decidido enviar o pedido de processo contra Roriz ao Conselho de Ética. De acordo com a Mesa, se fosse notificado do processo pelo Conselho de Ética, o que estava previsto para acontecer nesta quinta (5), não poderia mais renunciar. Cassado, ficaria inelegível por oito anos. O senador foi flagrado numa conversa telefônica negociando a divisão de um saque de R$ 2,2 milhões do BRB (Banco de Brasília).
Roriz participou do começo da reunião da Mesa, à tarde, quando, segundo ele, entregou documentos sobre sua defesa. O senador pediu ainda que a Mesa adiasse a decisão de enviar o processo ao Conselho de Ética, mas os membros da Mesa não aceitaram o apelo.
Currículo
Quatro vezes governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz começou a carreira política na cidade natal, Luziânia (GO), onde se elegeu vereador na década de 60 pelo antigo MDB.
Antes de iniciar a vida política na capital federal, Roriz também foi eleito deputado estadual (1978), federal (1982) e vice-governador do Estado de Goiás (1986). Além disso, foi prefeito de Goiânia, como interventor, entre 1987 e 1988.
Roriz deixou a prefeitura da capital goiana após ser indicado em 1988 pelo então presidente José Sarney para o governo do Distrito Federal, que na época não tinha o direito de eleger seu governador pelo voto direto. Ele permaneceu no cargo até março de 1990.
Nos quase 18 meses em que foi governador biônico do DF, ele foi acusado pelos adversários políticos de ter distribuído lotes para os eleitores já de olho nas eleições diretas de outubro de 1990. Eleito, Roriz voltou ao governo do DF em março de 1991.
Reeleições
Ele também foi eleito governador do Distrito Federal nas eleições de 1998 e 2002. No pleito de 2006, Roriz conseguiu uma vaga no Senado Federal ao obter 657.217 votos, superando o ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz (PC do B), que recebeu 544.313 sufrágios.
Apesar de ter seu nome ligado historicamente ao PMDB e ter sido contra a participação do partido no governo de coalizão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Roriz fundou o PT em Goiás, mas hoje diz que o partido só tem pessoas “com ódio no coração”.
Fugindo do processo
Com a renúncia, Roriz segue o exemplo de outros senadores que deixaram o cargo para escapar do processo de cassação. Em 2001, Antonio Carlos Magalhães (BA), Jader Barbalho (PA) e José Roberto Arruda (DF) renunciaram para fugir do processo por quebra de decoro parlamentar.
No entanto ACM, Jader e Arruda tiveram a oportunidade de se eleger no ano seguinte e voltar ao Congresso em 2003. Nas eleições de 2002, ACM retomou ao Senado, enquanto Jader e Arruda foram eleitos deputados federais. Já Roriz terá que esperar até 2010.

Comissão de Constituição do Senado aprova plebiscito para Carajás

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, por unanimidade, o PDS nº 52/2007, de autoria do senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), que autoriza a realização de plebiscito para a criação do Estado do Carajás, a partir da divisão do Estado do Pará.
Após a leitura do relatório do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) pediu a palavra pela ordem e sugeriu uma inversão de pauta para a análise imediata do PDS nº 52/2007.
O parlamentar, que seria a grande dúvida quanto ao seu posicionamento, fez contundente discurso defendendo a realização da consulta popular, porém quer discutir o mérito da questão. Foi aplaudido de pé pelos vereadores.
O plenário da CCJ estava lotado de vereadores e prefeitos, à frente os deputados federais Giovanni Queiroz (PDT) e Asdrúbal Bentes (PMDB), que articulavam em conversa de "pé da orelha" com os membros da CCJ.
Próximo passo
Agora, o PDS nº 52/2007 irá a plenário. Caso seja aprovado, será enviado à Câmara dos Deputados e apensado ao PDC nº 159-B, de autoria do deputado federal Giovanni Queiroz, que já está pronto para a votação, igualando-se aos projetos plebiscitários dos estado do Tapajós e do Maranhão do Sul.

Fazenda Araguaia é novamente ocupada

O juiz Líbio Moura, da Vara Agrária de Marabá, confirmou nesta quarta-feira (04) que a fazenda Araguaia foi novamente ocupada por trabalhadores rurais.
A fazenda fica localizada no município de São João do Araguaia, no km 70 da rodovia BR-230 (Transamazônica).
A Justiça havia cumprido a reintegração de posse da fazenda, no último dia 28 de junho. "Fui informado que houve registro de ocorrência na Delegacia de Conflitos Agrários de Marabá confirmando a reocupação", disse, por telefone, à reportagem da Agência Pará.
O magistrado disse ainda que analisará esta nova situação para dar um despacho. Há possibilidade de que ele solicite o apoio do governo do Estado para uma nova reintegração, mas isso ainda não foi confirmado pelo juiz.
O comandante da Operação Tocantins, coronel Walcir, responsável por garantir a reintegração de posse de 11 fazendas no sul e sudeste do Pará, deverá sugerir ao juiz da Vara Agrária que a Polícia Militar conclua o trabalho já definido pela Justiça.
"Acredito que é melhor terminarmos as reintegrações de posse já determinadas pela Justiça. Após isso, o juiz define com a Secretaria de Segurança Pública uma nova estratégia para fazer frente aos novos fatos", afirmou o comandante. (Agência Pará)