segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Tecendo o Saber é lançado em Parauapebas para jovens e adultos

Projeto proporciona oportunidade para 960 pessoas

A Fundação Vale do Rio Doce (FVRD), Fundação Roberto Marinho e a Prefeitura de Parauapebas lançaram nos dias 22 a 26 de janeiro, em Parauapebas, o projeto Tecendo o Saber.
O objetivo do projeto é atender a uma demanda educacional brasileira, resgatar o processo de escolaridade que as pessoas perderam ao longo dos anos, contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país e propor educação de qualidade a jovens e adultos que precisam continuar seus estudos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, através das secretarias municipais de Educação.
Visa ainda proporcionar oportunidade para 960 pessoas das comunidades de Parauapebas (240), Curionópolis (240), Marabá (300) e Eldorado do Carajás (180), por meio de formação de 30 professores que vão desenvolver atividades com os alunos.
O projeto tem uma abordagem inovadora: a partir de oito temas geradores - entre eles “Relações interculturais e interpessoais”; “Trabalho e lazer”; “Contrastes no campo e na cidade”; “Saúde, sexualidade e qualidade de vida”; “O nosso meio ambiente” - e de situações encontradas no cotidiano, todos os conteúdos de 1ª a 4ª série são trabalhados de maneira simples e objetiva.
O material didático elaborado (12 livros e 65 vídeos) pode ser utilizado em telessalas, seguindo a metodologia bem-sucedida do Telecurso 2000. Já a formação de professores faz parte de um processo de implementação pedagógica, que inclui acompanhamento e avaliação de resultados.
Eli Carlos Alencar, coordenador municipal de ensino da Educação de Jovens e Adultos (Eja), será um dos professores do Tecendo o Saber. Ele diz que vê o “Tecendo o Saber” como uma porta aberta para a educação. “Trata-se de uma inovação em metodologia, rumo à melhoria do aprendizado. Para isso, novas ferramentas são apresentadas: vídeo, músicas e atividades dinâmicas podem tornar o nosso trabalho mais didático”.
Segundo Heloísa Rocha, técnica em Educação da Fundação Roberto Marinho e coordenadora do curso de formação de professores, a proposta do curso de formação é quebrar paradigmas, desmistificar o uso de novos recursos em sala de aula, sobretudo, aprender a trabalhar a auto-estima dos alunos para incentivá-los a continuar.
A segunda etapa de formação acontecerá em Marabá, no período de 5 a 9 de fevereiro, para os 30 professores que vão atuar em Marabá e Eldorado.
Aulas e telessalas
Em Parauapebas, serão instaladas oito telessalas, com 240 alunos ao todo e as aulas começam no dia 5 de fevereiro. Em Curionópolis, também serão instaladas oito telessalas, com 240 alunos, e o início das aulas está previsto para o dia 12 de fevereiro.
Além do Pará, a Fundação Vale do Rio Doce vai instalar ainda telessalas em municípios de Minas Gerais, Maranhão e Espírito Santo. Já o Ministério da Educação, parceiro na implementação do projeto, vai abrir telessalas em municípios do Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e do Mato Grosso do Sul.
Ao todo, o projeto terá 300 telessalas, com 9 mil alunos contemplados. O projeto também disponibiliza as aulas para as pessoas em casa, transmitindo-as pela Rede Globo e pelo Canal Futura.

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