sábado, 13 de janeiro de 2007

Blocos carnavalescos e escolas de samba serão julgados este ano em Parauapebas

Há muito tempo não há julgamento do carnaval na cidade

Treze blocos carnavalescos oficiais e duas escolas de samba serão julgados na avenida no carnaval de 2007 por corpo de jurados, em Parauapebas, no período de 16 a 20 de fevereiro. A decisão foi tomada na sexta-feira (12), durante reunião entre diretores das agremiações carnavalescas da cidade e coordenadores da folia.
O carnaval de rua deste ano será coordenado e organizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Parauapebas (Liabesp).
Durante a reunião, em meio a algumas polêmicas, foram apresentados, apreciados e aprovados o manual do julgador e o regulamento do desfile, que ocorrerá na rua E, bairro Cidade Nova.
Ficou decidido que os blocos se apresentarão na avenida nos dias 16, 17 e 19 de fevereiro, enquanto que as escolas de samba desfilam no dia 19, segunda-feira. A ordem de apresentação das escolas de samba será decidida por meio de sorteio, às 15 horas do dia 13, e dos blocos no dia 14, às 14 horas, no auditório da Semas.
Para organizar melhor o carnaval, serão criadas as comissões de concentração, de cronometragem, de verificação de obrigatoriedade regulamentares, julgadora e comissão artística de carnaval.
O grupo de jurados, composto por cinco pessoas, julgará os quesitos enredo, comissão de frente, bateria, alegorias e adereços; mestre-sala e porta-bandeira; evolução, harmonia e fantasia nas escolas de samba e enredo ou tema, estandarte com nome da entidade carnavalesca, máscara e fantasia; alegoria e adereços; e quantidade de foliões nos blocos.
As escolas de samba têm o tempo de 80 minutos para se apresentar na avenida e os blocos o tempo de 30 minutos, com tolerância máxima de 10 minutos para as duas categorias concorrentes.
A apuração dos votos dados pelo corpo de jurados às escolas de samba será feita no dia 19 e dos blocos no dia 20, às 16 horas, e a entrega da premiação às 20 horas de terça-feira (20) gorda.
A reunião foi coordenada por Pedro de Alcântara Câmara e Afonso Camargo, servidores do Departamento de Cultura da Semas.

Nenhum comentário: