terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Vice-prefeito visita produtores na zona rural

Pastor Moisés conversa com o produtor "João do Feijão"

Investido no cargo de chefe interino do Executivo municipal, na ausência do prefeito Darci Lermen, que se encontrava de licença, o vice-prefeito Moisés Gomes de Freitas visitou na última quinta-feira (18/01) vários produtores rurais localizados na Área de Proteção Ambiental (Apa) e em outras áreas da zona rural.
Acompanhado do secretário municipal de Produção Rural (Sempror), José Alves de Lima, de técnicos da repartição e assessores, o prefeito em exercício conheceu, in loco, projetos agrícolas desenvolvidos pelos colonos através de convênios celebrados em parceria com a prefeitura, entre estes, mecanização agrícola, viveiros de mudas, piscicultura, hortifruticultura, lavoura em geral e replantio de açaí, este em parceria com a Cia. Vale do Rio Doce.
Na visita, Pastor Moisés, como é mais conhecido, presenciou a construção de barragem de formação de lago para criação de peixes, conheceu fabriqueta de queijo, acompanhou a coleta de milho e de limão, observou hortas e viu criação de suínos e de bovinos.
A maioria dos agricultores visitados agradeceu a presença do vice-prefeito e, embora técnicos da prefeitura estejam sempre acompanhando os projetos desenvolvidos na zona rural, sugeriu que a chefia do Executivo municipal, na medida do possível, faça este tipo de visita aos produtores rurais.
Localizado há 20 anos na Apa, o mineiro João Batista de Almeida, popularmente conhecido como “João do Feijão”, cria bovinos, suínos e aves; produz queijo artesanalmente; e cultiva milho, limão, coco, banana, pimenta-do-reino e outras culturas.
“João do Feijão” conta que, até dois anos atrás, a produção dele se limitava à criação de gado leiteiro, de porco e fabricação de queijo. “Mas agora, depois que a Sempror (Secretaria Municipal de Produção Rural) começou a arar a terra na região, a produção evoluiu e ficou mais diversificada, e eu só tenho que agradecer aos governantes do município”, destacou o produtor, revelando que conta com abundante água que desce da vertente de uma colina com força natural da gravidade.
A Secretaria de Produção Rural conta hoje com uma frota de 10 caminhões e uma Toyota que atende dezenas de famílias que vivem na zona rural. Os caminhões buscam os agricultores às terças e sextas-feiras para a Feira do Produtor e retornam nas quartas-feiras e sábados.
José Alves, titular da Sempror, entende que o homem do campo não consegue ter uma produtividade que dê sustentabilidade à família na propriedade apenas com enxada e técnicas rústicas. Para ele, a mecanização agrícola é um processo inovador e único em toda a região que precisa ser continuado.
Ouvido pela reportagem, o prefeito em exercício considerou de grande importância a visita feita à zona rural, por entender que a iniciativa motiva os pequenos produtores, por estes se sentirem privilegiados.
“Temos que considerar que a prefeitura sempre esteve presente no campo, levando técnicos, saúde, escola e pavimentando estradas vicinais, arando terra e transportando a produção agrícola dos produtores rurais”, destacou Moisés de Freitas.

Nenhum comentário: