quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Presos se rebelam no Rio Verde e ateiam fogo em colchões

Fotos: Ronaldo Modesto


No início da noite desta quarta-feira (25), a reportagem da Sucursal do Correio do Tocantins em Parauapebas recebeu um telefonema de fonte da polícia dando conta da existência e uma rebelião e tentativa de fuga de presos no presídio do bairro Rio Verde.

Os mais de 60 presos atearam fogo em colchões, lençóis e outros objetos inflamáveis, chamando a atenção das autoridades e da vizinhança, que ficou assustada. Cerca de 30 homens da Polícia Militar se deslocaram para o xadrez, na tentativa de acalmar os ânimos dos presidiários, sob o comando do major Juniso.

O presidente da Seccional da OAB local, advogado Ademir Donizete Fernandes, com outros colegas da ordem, mais o delegado José Aquino e investigadores, também se deslocaram para o bairro Rio Verde, para acalmar os presos. Homens do Corpo de Bombeiros foram chamados para apagar as pequenas chamas no interior do prédio da cadeia pública.

Com proteção de policiais do Grupamento Tático, os presos foram todos colocados no chão, sem camisas e as mãos colocadas sobre as cabeças, num corredor do presídio, para serem contados.

Segundo informou a polícia, o motivo da rebelião ocorreu porque vazou uma informação dando conta que os presidiários estariam planejando uma fuga em massa naquela noite. Diante da informação, foi feita vistoria e os policiais encontraram nas celas pedaços de ferro pontiagudos, pau e outros objetos cortantes, fato que deixou os presos revoltados. Matéria veiculada na edição desta quinta-feira (26) do Jornal Correio do Tocantins

Nenhum comentário: